Cortinas e persianas, a proteção no seu dia a dia
Home / Utilidades Domésticas / Cortinas e persianas, a proteção no seu dia a dia

Cortinas e persianas, a proteção no seu dia a dia

Publicado em Utilidades Domésticas por thaisa alves

cortinas-ou-persianas

Uma casa bem iluminada é importante por uma série de motivos: a luz natural deixa um cômodo mais aconchegante e deve ser sempre privilegiada. Mas em alguns casos, a forte incidência de raios solares, principalmente os do meio dia, podem acabar se tornando um estorvo.

No seu corpo, a exposição direta à luz do sol, sem a proteção adequada, causa danos irreversíveis à pele. Por isso, é necessária a proteção. Na sua casa, a iluminação solar em excesso pode acarretar danos nos seus móveis e eletrodomésticos, gerando um prejuízo não previsto no orçamento. Isso sem contar aquela hora da manhã, no quarto, quando tudo o que queremos é dormir mais um pouquinho. Sem a proteção adequada na janela o nosso sono pode ser interrompido bem mais cedo.

Para tudo isso há uma resposta simples: a cortina ou a persiana, como seu gosto preferir. Este é um acessório essencial para a casa, pois protege os móveis e eletros da exposição à luz solar, fazendo com que durem mais.

Cortinas ou persianas?

persianas-ou-cortinas

A escolha entre uma cortina ou uma persiana vai além do gosto. Cada uma tem suas vantagens ou desvantagens.

As cortinas são opções de pano, presas a um trilho ou um bastão sobre a fonte de luz. Normalmente vêm acompanhadas dos “blecautes” (ou blackout, em inglês), que são panos mais pesados que bloqueiam os raios solares de forma mais eficiente.

Persianas são sistemas mais complexos de proteção, formada por lâminas dispostas na horizontal ou vertical abertos e fechados por um controle.

As cortinas são esteticamente mais bonitas, mas são mais difíceis de higienizar e acabam acumulando mais pó com o tempo. As persianas eliminam mais facilmente esse problema, podem ser limpadas com aspirador de pó ou pano umedecido, mas costumam encarar um adversário ferrenho, principalmente em andares altos de prédio: as correntes de vento que são capazes de danificá-las.

Como limpar e cuidar?

Depois de adquirido e instalada, você terá que se preocupar com os cuidados e manutenção da sua escolha. Para que estes aliados durem mais e protejam seus utensílios por mais tempo, ofereceremos algumas dicas que podem aumentar sua durabilidade.

  • Abre, fecha, facilite a manutenção

No caso das persianas, sempre abra as lâminas antes de usar as cordas de comando, para evitar sobreposição e desgaste das mesmas e danos ao mecanismo de abertura.

  • Como limpar e lavar cortinas e persianas?

É sempre bom limpar as cortinas e persianas, de acordo com cada material. Uma lavagem a seco ou uma aspirada é sempre recomendada para os modelos padrão de cortina e persiana para tirar o excesso de pó. Outros modelos, como cortinas bolero ou duettes, mais delicadas, pedem um espanador de pó. Já cortinas do tipo blecaute ou PVC, mais resistentes, podem ser lavadas com pano úmido, água e sabão, sem utilizar materiais abrasivos.

  • Escolha o tipo de equipamento que mais se adeque a você

De acordo com seu gosto e necessidade, há uma série de equipamentos que podem se adequar a cada necessidade. Persianas de alumínio, clássicas, resinadas verticais. Cortinas nos mais variados tecidos, como seda e cru, além de materiais mais delicados com a renda, todos eles podem ser aproveitados e utilizados na decoração e proteção dos móveis e eletros da residência.

  • Os relaxados que me perdoem, mas cuidado é fundamental

É importante cuidar da sua cortina ou persiana, para que a durabilidade não acabe prejudicada. Não dobre as persianas. Se o tecido da cortina for mais delicado, lave em uma lavanderia, observe as manchas antes que elas se perpetuem, respeite o material com o qual a cortina é feita. São pequenos detalhes que fazem diferença e auxiliam a durabilidade.

Seguindo estas recomendações, sua cortina ou persiana durará bastante. Ter uma cortina ou persiana agrega beleza ao ambiente, conforto a você e vida mais longa aos seus móveis e eletrônicos. Muito mais economia.

Comentários

Populares