Quais as diferenças entre tablet e computador?
Home / Tablets / Quais as diferenças entre tablet e computador?

Quais as diferenças entre tablet e computador?

Publicado em Tablets por thaisa alves

passatempo-tablet

Os tablets são dispositivos relativamente novos no mercado: são uma evolução dos computadores portáteis com uma abordagem interessante, já que são máquinas simplificadas, mais intuitivas e leves.

O conceito ganhou destaque em janeiro de 2010, quando o CEO da Apple, Steve Jobs, mostrou ao mundo o iPad, e desde então começou a se popularizar. Hoje não há um tipo de dispositivo do gênero, mas uma infinidade deles.

Basicamente, os tablets são aparelhos com telas amplas sensíveis ao toque, capacidade de se conectar à internet, reproduzir conteúdo multimídia, e que podem ser usados principalmente para jogar, se comunicar e ler livros, como se fossem um leitor de livros digital (também conhecido como e-reader ou e-book reader).

Quais as diferenças?

É preciso entender quais são as diferenças entre um tablet e um computador. Ambos carregam funcionalidades semelhantes, executadas de formas totalmente diferentes. A começar do sistema operacional: hoje, os tablets são encontrados com dois sistemas portáteis principais, o iOS (do iPad) e o Android (de tantos outros aparelhos).

Por não terem teclado físico ou mouse, podem ser operados com uma só mão e são ótimos para quem quer um pequeno computador para usar deitado na cama ou ainda em pé em um ônibus, por exemplo. Essa facilidade é complementada pela vantagem clara da portabilidade: eles são muito leves, fininhos e compactos. Isso, inclusive, ajuda a bateria a render muito mais tempo longe de uma tomada que a de um computador.

E, por fim, o controle da sensibilidade ao toque dá aos desenvolvedores de aplicativos e jogos uma forma muito mais intuitiva de manusear seus softwares, assim surge uma avalanche de aplicativos fáceis de usar e jogos muito mais divertidos.

Que usos posso fazer de um tablet?

tablet-protecao

Como dissemos, os tablets são aparelhos ótimos para quem quer se conectar à internet. São maquininhas equipadas com placas de rede sem fio e, em alguns casos, conectividade 3G. No caso de aparelhos 3G, você precisa contratar um plano de dados junto a uma operadora de celular e poderá usar internet em seu tablet de qualquer lugar em que a rede de dados esteja disponível.

Mas a cereja no topo do bolo fica com os aplicativos (conhecidos pelo público de tablets como apps) desenvolvidos por empresas e também por programadores independentes. Eles são fáceis de instalar, podem ser adquiridos em lojinhas virtuais gratuitamente ou por pequenos valores e dão muito mais poder ao aparelho.

Jogar, assistir vídeos ou ouvir música, ler revistas e jornais do mundo inteiro, ter acesso à livros digitais e ferramentas de mapa, escrever textos e muito mais utilidades são encontradas em um tablet, que oferece meios bem mais rápidos para as principais tarefas cotidianas.

Porém, atenção! O tablet não substitui um computador: é prático o suficiente para ser usado em diversos casos, mas por usar um teclado virtual e ter sistemas simplificados não é a decisão mais acertada para quem precisa digitar longos textos ou depende de aplicações mais pesadas como edição fotográfica ou de vídeo, por exemplo.

Comentários

Populares