Organização para a Volta às Aulas | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Papelaria / Como as crianças se organizam na volta às aulas?

Como as crianças se organizam na volta às aulas?

Publicado em Papelaria por Tiago Martins

que dia voltam as aulas planejamento escola férias início das aulas

Algumas atitudes facilitam o retorno das férias escolares

Ueeeeeeeba, férias. É tão gostoso curtir, né? Passear, viajar, acordar mais tarde, ficar em casa vendo TV, jogando videogame, brincando com os amigos e vizinhos. Não ter hora pra nada (ou quase nada) vale demais. Só que chega o momento em que a vida precisa voltar para o seu eixo normal, da rotina de estudos. Nesse momento, as crianças podem se comportar de maneiras bem diferentes, ao virar aquela chavinha das férias para a volta às aulas.

Algumas reclamam, outras dizem que estão indispostas e fazem manha. Mas também há aquelas que ficam empolgadas e na maior expectativa pelo início das aulas. Ansiosas pela turma que vai se formar, pelos novos professores e pelas disciplinas que estão pintando como novidade na série que vão cursar.

Se o retorno para a sala de aula acontecer em período diferente, como a mudança da manhã para a tarde, por exemplo, ou ainda se houver transferência para uma nova escola, a expectativa pode gerar empolgação ou aquele friozinho na barriga. Mas o importante é deixar as férias para trás e começar o ano letivo com o pé direito!

Preparação

A volta àquele ritmo necessário para acompanhar as aulas só acontece mesmo depois que passam as primeiras semanas. Mas para que a garotada comece a se conscientizar de que é importante retomar e esqueça um pouco do lado preguiçoso das férias, vale a pena instruí-las sobre algumas atitudes que ajudam a tornar esse período de transição mais leve e natural.

Uma das maneiras é dar dicas de organização, para que as crianças tenham cuidado ao arrumar seu material escolar, deixando tudo em seus devidos lugares. Isso não é apenas uma forma de conservar melhor os livros, cadernos e fichários, mas também trata de manter uma rotina que favoreça os estudos. Dificilmente alguém consegue se concentrar na tarefa escolar em meio à bagunça. Sem contar o risco de perder algum item importante, que depois fará muita falta, e acaba gerando um estresse que poderia ser evitado.

Se essa ideia for bem assimilada, já são pontos que contam a favor da criança e devem ser comemorados. Afinal, muitos marmanjos por aí (que deveriam dar o exemplo) não conseguem se organizar, então, se os pequenos conseguirem, será uma conquista e tanto!

Agenda

dicas de organização gestão agenda crianças alunos professores

É importante a criança gostar da agenda

Aproveitando a oportunidade, outro hábito que contribui bastante para melhorar a gestão da rotina escolar é o uso eficaz da agenda, que muitas vezes acaba sendo apenas um item obrigatório e mal utilizado, servindo para deixar a mochila mais cheia e pesada.

Convencer a criança a utilizar a agenda é importante e fará a diferença não só hoje, mas para a vida inteira, pois vão surgir situações em que ela terá que fazer algum tipo de planejamento. Mas essa tarefa, às vezes, é um tanto complicada… Primeiramente, porque ela já dedica a sua atenção aos livros e cadernos, então não vê sentido em anotar na agenda.

Também tem o lado da obrigação de fazer as anotações, e, convenhamos, tudo aquilo que se torna uma obrigação é mais chato de fazer. Portanto, tente passar a ideia de que a agenda será utilizada em outro momento, independentemente das obrigações escolares. Assim, desvinculada dos livros e cadernos, ela passará a ganhar a simpatia dos pequenos.

Pode ser que, no começo, você precise insistir um pouco e tenha que ajudá-los na tarefa, até que eles se acostumem. Mas depois vem a recompensa, ou seja, ver a agenda toda caprichada e sendo bem utilizada pelos seus filhos!

Vale lembrar que, até um certo grau escolar, a agenda é utilizada pelos professores para fazer anotações para os pais. É uma forma de manter os responsáveis cientes das atividades escolares e do que está acontecendo no dia a dia dos pequenos.

Modelos chamam a atenção

E agenda, você sabe bem, é como caderno e fichário: tem de todos os tipos, para todos os gostos. De times de futebol e basquete, super-heróis, personagens de HQs e desenhos animados, paisagens, esportistas e também aquelas mais básicas e discretas, que chamam menos atenção.

É fundamental que seu filho se identifique e curta bastante o modelo escolhido, visualmente falando, para criar uma empatia e favorecer a sua tarefa ao tentar convencê-lo da importância de usá-la regularmente.

Além do design e do tema da agenda, é importante verificar o seu tamanho, peso, quantidade de espaço destinado às anotações, se é espiral, capa dura, se tem calendário e fita marcadora de página.

Tem muito mais na ‘listinha’

caderno lápis caneta borracha régua fichário cola tesoura material escolar

Material escolar

Vão começar as aulas, mas a missão dos pais acontece bem antes do sinal tocar para o reinício do ano letivo estudantil. Pois é, a relação de material escolar é sempre extensa, e você precisa verificar todas as possibilidades e pesquisar bastante porque a lista requer um investimento considerável, e não tem como fugir.

Dentre os itens, estão os cadernos ou fichários, lápis, borracha, caneta, tesoura, cola, régua, giz de cera, caneta marca texto, cartolina, papel sulfite, crepom e canson, pincel, tinta. Ufa! E ainda tem os livros didáticos.

Quem tem filho sabe que, se formos citar tudo, ainda teríamos que aumentar alguns parágrafos do nosso post. Como arrancar os cabelos não vai salvar as suas finanças de começo de ano, o jeito é ficar atento às melhores opções de compra, que podem ser mais práticas e econômicas.

Internet é uma ótima alternativa

Sair às ruas com a lista na mão ainda pode dar certo, mas não garante o preço mais baixo. Além de bater perna por aí e se estressar no trânsito, você perde o seu precioso tempo, sendo que tem como fazer de um modo diferente, com a vantagem de gastar menos. Pela internet, você encontra materiais de ótima qualidade, com a conveniência de receber tudo no conforto do seu lar.

Aproveite para comprar também aquela mochila, toda descolada que seu filho tanto quer ganhar, além da lancheira e do estojo. Há temas e personagens que contemplam todos esses produtos, fazendo com que a criança tenha seu super-herói preferido em todos os momentos.

Fique atento às novidades de Papelaria das Casas Bahia, que disponibiliza opções variadas e de ótima qualidade. Assim, a volta às aulas será muito mais especial!

Comentários

Populares