Dicas de decoração infalíveis para ampliar uma sala pequena
Home / Móveis / Dicas de decoração infalíveis para ampliar uma sala pequena

Dicas de decoração infalíveis para ampliar uma sala pequena

Publicado em Móveis por thaisa alves

Use a criatividade para ampliar uma sala pequenaA sala de estar da nossa casa é um dos ambientes com o maior número de funções: serve para ver TV, ler um bom livro, tirar um cochilo, receber a família e os amigos, espaço de brincadeiras e diversão da criançada e até para as refeições – atire a primeira pedra quem nunca levou o prato pro sofá só para não perder a novela ou os lances do jogo.

Mas nem sempre a versatilidade é sinônimo de espaço: o fato é que as salas de estar (e os apartamentos e casas como um todo) estão encolhendo a cada novo projeto imobiliário que é lançado na cidade e a nossa sala diminui no mesmo ritmo. Mas isso não é desculpa para deixar esse canto tão importante da casa de lado! Ponha a criatividade para trabalhar e aproveite as dicas para tornar sua sala um amplo espaço de conforto e entretenimento.

Planeje para investir – e não gastar

Use a criatividade para ampliar uma sala pequena

O primeiro passo para transformar uma sala pequena em um espaço gostoso é planejar. Nada de sair comprando os móveis e acessórios sem ter certeza de que eles não só caberão no espaço como também vão garantir a circulação. Senão você corre o risco de ter uma sala atravancada ou – pior – ter que se desfazer de móveis e objetos novinhos.

Por isso, use uma trena ou régua para medir todos os cantos e alturas da sala – considere janelas, portas e colunas ao medir. Outra dica é colocar folhas de jornal nos lugares onde você planeja colocar seus móveis, para ter uma noção bem próxima do espaço que sobra entre cada peça e garantir a circulação.

Falando nos móveis, prefira poucas peças grandes a muitas peças menores. É melhor ter um sofá maior que optar por pequenas poltronas e cadeiras. O excesso de elementos pode passar a impressão de desorganização.

Tudo abaixo ou tudo pra cima

Uma boa estratégia para ampliar a sala é derrubar as paredes e integrar com a cozinha, a varanda ou a sala de jantar. Neste caso você precisa considerar duas questões: o custo dessa reforma e se ela é possível do ponto de vista estrutural. Mas se essa não é nem de longe uma opção, abuse dos espelhos. Eles ajudam na iluminação e também criam a sensação de espaços maiores.

Você também pode aproveitar o espaço das suas paredes: instale prateleiras para colocar vasos, livros, DVDS e até mesmo a televisão e outros aparelhos eletrônicos. Assim você melhora a circulação e deixa mais espaço livre no chão, criando um ambiente mais “clean”.

E já que estamos pensando nas paredes, a escolha da tinta também pode ajudar muito a garantir o clima de amplitude da sala. Cores claras abrem os espaços e ajudam na iluminação. Mas isso não quer dizer que você não possa ter uma parede de cor mais forte – escolha uma para receber a cor e deixe as demais em tons mais claros. Ao escolher a tinta, fique de olho no acabamento: superfícies foscas ajudam a tornar a iluminação do ambiente mais difusa e agradável.

Com todas essas dicas ficou mais fácil transformar sua salinha em uma Sala – com letra maiúscula e tudo! E com ainda mais confortável e aconchegante para você, sua família e amigos.

Comentários

Populares