Qual a importância de uma cabeceira para a cama?
Home / Móveis / Qual a importância de uma cabeceira para a cama?

Qual a importância de uma cabeceira para a cama?

Publicado em Móveis por thaisa alves

Qual a importância de uma cabeceira para a cama?

Design e praticidade para seu cantinho de descanso

Desde que as camas do tipo box conquistaram o mercado, por seu conforto e praticidade, a cabeceira ganhou destaque no projeto de design de qualquer quarto.

Não subestime sua importância: a cabeceira é fundamental não só pelo aspecto decorativo, mas principalmente por sua funcionalidade. Ela protege a parede de manchas e arranhões, serve de apoio (no caso dos modelos acolchoados) e pode ser essencial na organização do cômodo – especialmente dos menores, onde tudo precisa ser pensado centímetro a centímetro.

Existem modelos dos mais diversos tipos e materiais: desde adesivos imitando cabeceiras de camas convencionais, painéis de tecido, placas acolchoadas, pallets, painéis de madeira, com criados-mudos e prateleiras embutidas – aqui vale escolher a que mais combina com seu estilo e que atende às suas necessidades.

Charme e praticidade

Você certamente vai ver mais cabeceiras de madeira por aí que de outros materiais. Isso se deve a diversos motivos: o material gera uma sensação de aconchego e ajuda a isolar a cama da parede gelada no inverno; também são mais fáceis de harmonizar com o restante dos móveis e peças que compõe a decoração do quarto; e trazem mais charme e sofisticação para o ambiente.

Existem diversas opções no mercado, basta escolher o material que mais se encaixa no seu ambiente: MDF, tábuas de eucalipto de reflorestamento, de sucupira, madeira de demolição, cerejeira, pinho, mogno e até em madeira prensada com lacado da cor dos outros móveis, entre outras. Você também pode optar por madeira ripada, fixada diretamente na parede, ou por uma cabeceira normal de peça inteira, presa na cama.

As cabeceiras maiores trazem um clima de sofisticação para o seu quarto – mas é importante que ela converse também com os demais móveis, cortinas, roupa de cama e demais objetos decorativos. A ideia aqui é que todos os elementos fiquem em total harmonia e criem um clima gostoso para que você possa se reabastecer de energia em seu espaço de descanso. O maior diferencial desses modelos maiores é que eles funcionam como elemento central de decoração – como um quadro, já que ocupam grande parte da parede. Não se assuste por imaginar que elas podem ficar muito maiores que a cama. Você só precisa casar bem todos os elementos para ter um quarto delicioso.

Organização para todos os lados

A cabeceira ideal para a sua cama!

Uma opção bacana – especialmente para quem conta com pouco espaço no quarto, é transformar sua cabeceira em uma pequena estante. Além de deixar tudo à mão, ela vira peça decorativa e organiza cada detalhe sem atulhar. Você pode usar esse espaço para dispor porta-retratos, pequenos quadros, vasinhos de flores, pequenos objetos decorativos que vão fazer a diferença. Mas atenção: use prateleiras estreitas e não muito fundas para não pesar o ambiente e não causar acidentes na hora de levantar ou se espreguiçar na cama.

Alguns modelos oferecem também criados-mudos embutidos. Além de econômica, essa solução permite manter pequenos objetos de uso constante – como medicações, celular, despertador, livros, bijuterias, entre outros – sempre a mão. Mais do que isso, esse espaço pode receber também luminárias, que não só ajudam na iluminação como conferem um clima intimista e gostoso ao quarto.

Outros modelos de cabeceira possuem função baú, diferencial fundamental para quem conta com um ambiente compacto. Isso permite que você libere espaço no seu armário ao acomodar roupas de cama, toalhas e travesseiros sobressalentes.

Pense que a organização é um dos melhores e mais importantes itens decorativos em qualquer espaço. E com todas essas ideias seu quarto ficará sempre bem aconchegante, bem decorado e, claro, bem organizado.

Comentários

Populares