Escolha o melhor colchão para você!
Home / Móveis / Escolha o melhor colchão para você!

Escolha o melhor colchão para você!

Publicado em Móveis por thaisa alves

Para um sono tranquilo

O colchão ideal para você!

Com certeza, você já ouviu falar por aí da importância de uma boa noite de sono. Ou de como devemos manter hábitos que nos levem a um sono tranquilo, já que boa parte de nossas vidas passaremos deitados, dormindo. A verdade é que, mesmo com tanta informação repetida, cada um de nós sabe que uma noite mal dormida é um dia de mau humor, mais difícil de encarar. E a gente gosta de dormir bem para acordar bem, não é mesmo?

O melhor de tudo é que, para dormir bem, você não precisa da bondade do seu chefe, da autorização de seus pais, da permissão de sua professora ou de quem quer que seja. Só depende de você. É você quem precisará escolher uma boa cama, um bom colchão, peças de cama confortáveis e, é claro, se educar a ter uma rotina de sono tranquila.

A primeira coisa que você precisa fazer é montar a cama dos seus sonhos. E a Casas Bahia vai te dar uma força de como escolher cada item e compor o cenário ideal para dormir melhor.

Cama e colchão

O design da cama e o tipo de material empregado em sua fabricação são importantes esteticamente, mas a principal decisão na hora de adquirir uma está no tamanho do produto que você deseja. Essa decisão impactará na hora de escolher o colchão e as roupas de cama, além de, é lógico, impactar no seu conforto.

É óbvio que casais, ou solteiros que esperem dividir a noite de sono com alguém, precisam investir em uma cama de casal. Mas ainda que falemos de camas de solteiro ou de casal, é importante lembrar que existem diferentes padrões de tamanho, escolhidos pelas dimensões do colchão. Eis as medidas que você precisa saber (sempre em altura x largura):

  • Solteiro: 188 cm x 88 cm
  • Solteiro King: 205 cm x 100 cm
  • Casal: 188 cm x 138 cm
  • Queen Size: 198 cm x 158 cm
  • King Size: 193 cm x 203 cm (*)

(*) Esse tamanho da King Size pode variar. Também aparece, por vezes, com a denominação “Super King”. Aqui no Brasil se criou um padrão “King Size Nacional”, de 198 cm x 186 cm.

Se possível, fixe-se ao padrão. Adquirir camas de tamanhos (ou até formatos) diferentes significa ter que personalizar peças de cama e colchões, o que dá um trabalho gigantesco e eleva o custo.

Tipos de cama

Além das camas tradicionais com cabeceira, surgiram as camas box. Entre os benefícios das camas box é que elas carregam junto o colchão, e suas medidas de largura são feitas sem sobra. Assim, sai a estrutura que ocupa mais espaço e você consegue adaptá-la mesmo a ambientes menores.

A construção robusta, que dispensa o estrado, também é uma boa opção, principalmente para quem opta por colchões maiores como o Queen Size e o King Size. Mas, uma vez adquirida uma cama box, você deve permanecer no mesmo padrão de colchão. Enquanto na cama tradicional é possível esconder as sobras de espaço, na box qualquer diferença na padronagem fica mais evidente.

Há ainda, dentro da cama de solteiro, outras categorias de móveis. São as bicamas, com camas retráteis que saem debaixo do estrado e são ótimas opções para receber visitas. Ou ainda as beliches e treliches, que são camas sobrepostas, ideal para quem tem filhos maiores e pouco espaço em casa.

Tipos de colchão

Agora chegamos à tecnologia do colchão, ou seja, que tipo de enchimento ele pode ter e qual a diferença entre cada um deles.

O revestimento espuma é o mais comum de todos. É o modelo básico dos colchões e utiliza um material chamado poliuretano. É confortável, mas requer um maior cuidado para que não se deforme mais rapidamente, e também é preciso trocá-lo. Mais ainda: para cada tamanho e peso é preciso optar por uma densidade de colchão. Em caso de casais, leve sempre em consideração o peso e altura da pessoa maior, e siga a tabela abaixo, oferecida pelo INMETRO.

Densidade de colchões de espuma de poliuretano INMETRO

Bastante comuns, também, são os colchões de mola. Resistentes e duráveis, oferecem uma sustentação perfeita e são indicados para casais com biótipos diferentes. Tem como característica um alto conforto. Dentro dos colchões de mola, há ainda os colchões de “molas pocket”, ou “molas ensacadas”, que são dispostas sem entrelace de forma que o movimento de uma pessoa não seja percebido pela outra que divide o colchão.

Por fim, temos os colchões de espuma de látex. Um de seus principais atrativos é serem bem ventilados e por isso não absorvem o calor do corpo, ideais para climas mais quentes. Os colchões de espuma de visco elástico, um material produzido por cientistas da agência espacial NASA, são muito confortáveis, ajudam na circulação do sangue e se adequam melhor ao corpo prevenindo dores.

Travesseiros

Escolha o melhor travesseiro!

O ponto mais importante no travesseiro, além do tipo do material que o recheia, é a altura. A altura ideal recomendada é igual à distância entre o pescoço e a parte interna do braço, para ter um encaixe perfeito.

Os travesseiros de viscoelástico, por exemplo, se adaptam melhor ao contorno do corpo e ajudam a localizar a altura ideal. Alguns são reguláveis, com a existência de pequenos travesseiros internos, acessíveis por um zíper, que podem ser retirados para diminuir a sua espessura.

Os travesseiros de fibra siliconizadas são bastante flexíveis e tem como vantagem serem laváveis. Já os travesseiros de espuma costumam ser menos macios, o que pode ajudar pessoas que se mexem demais a não prejudicarem a postura durante o sono. Para quem gosta da espuma mais macia, há o de flocos de espuma.

Um dos revestimentos mais clássicos de todos, as plumas e penas, são travesseiros leves, muito macios e moldáveis. São duráveis e se destinam também a quem gosta de dormir de barriga para cima, por exemplo. Quem dorme de lado e quer um travesseiro desses, precisa ficar atento: troque-o com frequência, já que a estrutura macia das plumas pode prejudicar o alinhamento da coluna.

Roupas de cama

E, para finalizar, as roupas de cama. Aqui será necessário procurar itens compatíveis com o tamanho de sua cama, apenas, além de seu gosto pessoal. Escolha o tecido que mais lhe agrada e o design que mais combina com o seu quarto.

Para os dias frios, é importante ter edredons, mantas e cobertores. Proteja sempre seu colchão com lençol e seus travesseiros com fronhas. E o mais importante: troque a sua roupa de cama com frequência, lavando-a uma vez por semana.

Comentários

Populares