Dicas para decorar um quarto pequeno
Home / Móveis / Dicas para decorar um quarto pequeno

Dicas para decorar um quarto pequeno

Publicado em Móveis por thaisa alves

Dicas para decorar um quarto pequeno

Transforme quartos pequenos em grandes espaços de descanso

Se você parar para observar os novos lançamentos imobiliários, vai reparar que o tamanho dos apartamentos vem diminuindo cada vez mais – especialmente os quartos. E um dos maiores problemas é que os espaços estão encolhendo, mas você ainda precisa colocar lá dentro os mesmos móveis de sempre e alguns outros objetos para garantir que uma casa confortável e aconchegante.

Mas acredite: é bem menos impossível do que parece. Com uma boa dose de planejamento e pequenas soluções que privilegiem os espaços, você pode ter um quarto gostoso e feito sob medida para seu descanso e relaxamento.

Cama de casal: aproveitando os espaços que sobram

Dicas para decorar um quarto pequeno

O quarto de casal já começa com uma grande questão: a cama, que por si só quase ocupa o espaço todo. Mas você pode transformar o que parece um problema em uma excelente solução: opte por uma cama baú ou com gavetas. Elas podem ser aproveitadas para guardar roupa de cama e objetos volumosos, como malas, caixas e até livros. Assim você consegue liberar espaço nos armários para suas roupas e objetos pessoais.

Para tornar o ambiente mais amplo, aposte em cores claras nas paredes e nos móveis de maior destaque. Uma boa alternativa é optar por papéis de parede, que funcionam até como elemento de decoração. Opte por papéis com fundos claros – fundo em tons claros com listras em cores mais escuras podem “alongar” o ambiente.

Ao invés de usar uma cabeceira, escolha prateleiras estreitas. Você despolui o cômodo e ainda ganha espaço para pequenos objetos decorativos e porta-retratos. Assim você quebra o tom monocromático com pequenos pontos de cor.

Outro item que merece atenção em quartos pequenos é a iluminação. Procure ter vários pontos de luz, fixos ou móveis, para abrir os espaços e criar a ilusão de um ambiente mais amplo. Aposte em abajures divertidos nas mesinhas de cabeceira, que iluminam e também tornam o ambiente mais confortável no momento da leitura.

Transforme a organização em decoração

Quanto menor é o ambiente, mais organizado ele precisa ser. E organização não parece ser um item muito comum em quartos infantis. Mas você pode aproveitar os maiores elementos do quarto: as paredes. Instale pequenos nichos e prateleiras para organizar livros, brinquedos e pequenos objetos. Assim você amplia a circulação, organiza tudo e ainda transforma os objetos em detalhes da decoração.

Uma boa dica para o quarto dos pequenos é investir em um tapete. Além do aspecto decorativo, ele é funcional: aquece o espaço e transforma o chão em mais um ambiente aconchegante para a criança brincar. Porém, esse tipo de artifício merece alguns cuidados; os tapetes podem acumular sujeira e causar alergia nos pequenos.

E quando o assunto é quarto infantil, há uma questão importante a ser considerada na decoração: os personagens preferidos do momento. Para resolver isso, aposte nas cortinas. Elas ajudam a personalizar o ambiente com a cara e as cores, além de ajudar na privacidade e também a manter o quarto com a iluminação certa na hora de dormir ou tirar um cochilo. E o melhor: se a criança mudar de ideia depois e passar a gostar de outros personagens, a cortina é o item mais prático para renovar na decoração – não precisa de reforma ou grandes gastos.

Viu como não é complicado decorar quartos pequenos? Aproveite estas dicas e transforme seu quarto pequeno em um ambiente de enorme relaxamento e descanso!

Comentários

Populares