Dicas para arrumar as gavetas do escritório e outros locais
Home / Dicas / Dicas para arrumar as gavetas de casa, do escritório, da escrivaninha…

Dicas para arrumar as gavetas de casa, do escritório, da escrivaninha…

Publicado em Dicas por thaisa alves

Semana passada falamos sobre a organização do armário. Agora é a vez das temidas gavetas! Mãos à obra.. err … quer dizer… Mãos ao puxador de gaveta? 

gaveta-organizada

A importância de manter as gavetas organizadas

Estávamos aqui prestes a escrever sobre um assunto da moda quando fomos buscar referências na gaveta e… não encontramos. No meio da nossa bagunça de cada dia, as anotações estão desaparecidas.

Então, isso nos deu uma ideia: em vez de escrever sobre o que queríamos, vamos encarar o defeito de frente e aprender junto. Falemos sobre como organizar as gavetas no escritório, evitando a perda de informações e agilizando todo o trabalho.

Diversão? Nem tanto. Investimento em diversão? Certamente

Seria muito mentiroso de nossa parte dizer que arrumar gavetas é divertido. Não, não é. Arrumar não é propriamente uma diversão, mas uma necessidade, embora tenham pessoas que se divirtam fazendo isso – vai entender…

Mesmo que não seja lá a coisa mais prazerosa do mundo, é importante fazer este exercício. Pense pelo copo meio cheio, um investimento para o futuro, que vai fazer com que se lucre tempo, e tempo extra é sorriso.

Mãos à obra: como manter tudo em ordem

Sem mais delongas, vamos observar algumas coisas relevantes para manter as coisas em ordem, evitando desperdício de energia e tempo e aumentando a produtividade do seu dia a dia:

Saiba o que tem dentro das suas gavetas

gavetas-organizadas-escritorio

Parece óbvio? Sim! É óbvio? Também! Mas seja honesto: quantas vezes você sabe o que tem exatamente dentro das suas gavetas? Se você é como nós, sabe que muitas vezes acabam se amontoando coisas ali.

Portanto, de dois em dois meses, tire tudo das suas gavetas e reorganize. Certamente muitas coisas serão descartadas de pronto, auxiliando na manutenção da arrumação.

Otimizar é ganhar espaço

Otimizar o espaço dos compartimentos é garantia de ganho e mais armazenagem. Se as gavetas tiverem um tamanho expressivo, é bom considerar o uso de organizadores, divisórias e/ou separadores. Isso fará com que tudo seja aproveitado da melhor e mais dinâmica forma possível.

Hierarquia é posto – inclusive nas gavetas

Pense nas suas gavetas e nos objetos que você guarda com o carinho e reverência que merecem. Por isso, tente separá-los em ordem de importância, para que em caso de procura tudo seja muito mais fácil. Utilize a seu favor o ditado de que “hierarquia é posto” e garanta mais rapidez na hora de localizar suas coisas.

Na gaveta de cima, a que se abre com mais freqüência, priorize as coisas que são mais necessárias e usadas. Com isso, a praticidade está garantida. Deixe as gavetas inferiores para guardar utensílios que tenham seu uso reduzido, facilitando a organização.

Espaço vazio é bom

dicas-para-organizar-as-gavetas

Se ao fim da organização sobrou espaço, não é preciso desespero para enchê-lo. O fato de ter sobrado lugar demonstra que a organização anterior não estava correta e que a nova arrumação conseguiu seu intuito. Também neste caso, menos é mais.

Busque sua própria fórmula

Por último, mas não menos importante, uma dica: busque sua própria maneira de organizar. Ninguém entende melhor nossa necessidade do que nós mesmos, é preciso apenas um fio condutor para que saibamos nosso caminho.

Com essas dicas, capriche na sua organização e siga em frente. Ao final de tudo, se sentirá recompensado e satisfeito. Seguindo o que nós escrevemos, inclusive, conseguimos achar aquelas anotações antes perdidas. Já podemos continuar de onde paramos.

Ah.. dá uma olhadinha na seleção de produtos que preparamos para organizar a sua casa.

Comentários

Populares