Crie um ambiente para estudos
Home / Móveis / Crie um ambiente para estudos

Crie um ambiente para estudos

Publicado em Móveis por thaisa alves

Crie um ambiente de estudos na sua casa

Crianças em fase escolar, estudantes do ensino médio ou da faculdade precisam de um ambiente adequado que favoreça seus estudos. Estudar sentado no sofá, na mesa da sala ou na cama provoca distrações e diminui o rendimento.

O melhor a fazer é aproveitar um espacinho em um quarto vazio, ou até mesmo um canto do quarto, para garantir o isolamento necessário e o foco completo na hora da lição de casa, do trabalho de conclusão de curso ou das horas de pesquisa.

A Casas Bahia vai ajudá-lo a encontrar tudo o que você precisa para garantir o melhor ambiente de estudo.

Mesa ou escrivaninha

A primeira coisa a ser pensada é uma mesa. Escrivaninhas e mesas para computador são ótimas para quem precisa escrever em cadernos ou quer um lugar para colocar um computador e seus acessórios. Existem mesas completas com espaço para impressora, teclado e gavetas para guardar cadernos e blocos de anotação.

Na hora de planejar seu quarto ou escritório, pense no espaço disponível e procure uma mesa compatível com ele. Quem precisa de uma mesa maior, pode contar com estações de trabalho, que normalmente são compostas de dois blocos que formam um L e permitem ter em uma mesma mesa muito mais coisas. Elas ocupam mais espaço, então não são muito recomendadas para quartos pequenos.

Para quem tem espaços limitados, as mesas para notebook podem ser a resposta. Mais estreitas, essas mesas não possuem espaço para muito além de um notebook, e algumas possuem inclinação para facilitar a digitação, ou regulagem de altura para que você adeque ergonomicamente a mesa às suas necessidades.

Cadeira adequada

Durante os estudos ou trabalho, é necessário ter a postura adequada. Banquinhos, sofás ou cadeiras da mesa de jantar não são confortáveis o suficiente para quem passará horas debruçado em cadernos, anotações, planejamentos ou pesquisando no computador.

É aí que entram as cadeiras de escritório. Esses móveis de montagem simples proporcionam uma acomodação correta da coluna e previnem dores e problemas de postura que, a médio prazo, poderiam acarretar em males mais sérios. O material da cadeira escolhida não é o mais importante, mas se você quer mais conforto pode apostar em cadeiras com apoios para os braços e regulagem de altura.

Outro recurso interessante, para os momentos de intervalo, é o chamado mecanismo relax, que permite inclinar a cadeira enquanto ela sustenta o seu peso.

O que mais você precisa?

Escritório em casa

Com a mesa, a cadeira e o computador, você já tem o essencial para o seu ambiente de estudos. Com o tempo, pense em investir em outros acessórios. Estudantes que dependam do computador para fazer pesquisas e trabalhos precisam ter, também, uma impressora. Um equipamento multifuncional ajuda quem precisa fazer cópias ou digitalizar páginas.

Quem procura estudar à noite, pode se beneficiar de um abajur ou luminária. Uma forma de luz direta sobre um caderno pode ser mais confortável e eficiente que a luz ambiente. Se você busca mais espaço para guardar itens e as gavetas da mesa escolhida não forem mais suficientes, há gaveteiros como opção, mas cuidado com mesas de espaço mais limitado, casos em que o gaveteiro precisaria ficar de fora ou então acabaria incomodando as pernas de quem for usá-la.

E se a rotina de estudos depender de muitos livros, instale na parede acima da mesa prateleiras ou, se tiver mais espaço, invista em uma estante. Elas proverão uma forma mais adequada de organizar seu material sem que você precise empilhá-lo em cima da mesa, o que, de quebra, esgotaria o espaço para o estudo.

Comentários

Populares