Como limpar, cuidar e proteger o sofá da sua casa?
Home / Móveis / Como limpar, cuidar e proteger o sofá da sua casa?

Como limpar, cuidar e proteger o sofá da sua casa?

Publicado em Móveis por thaisa alves

sofa-conforto-como-limpar-proteger

Cuide bem do seu sofá

Fim do dia. Aquele momento mágico em que o ser humano abre a porta de casa, papeia com a família ou apenas respira aliviado pelo fim da jornada de trabalho. Tira o seu calçado, estica os dedos do pé e, naquele momento, deita em seu sofá, fazendo a simbiose mais perfeita.

A combinação entre humano e sofá é uma das maiores alegrias que se pode ter. Uma dupla dinâmica, como Batman e Robin, Claudinho e Buchecha, Romário e Bebeto. E, como sempre, essa parceria deve ser bem cuidada.

O sofá – assim como a poltrona – é um dos itens valiosos de qualquer residência. É natural que ele demande um cuidado especial para sua manutenção, para que não perca seu brilho nem imponência.

Dicas para preservar o seu móvel

sofa-como-limpar-proteger

Por incrível que pareça, a chave para cuidar do seu sofá e/ou poltrona é apenas uma: simplicidade. Com ela e uma dose de tempo, deixá-lo sempre novo é uma tarefa facílima. Algumas dicas são essenciais para esta missão.

Em primeiro lugar, é importante saber qual material reveste o seu móvel. Há sofás e poltronas com diversos tecidos e todos eles têm suas características a serem respeitadas. Daremos conselhos sobre os modelos mais utilizados.

O primordial: assim como os vampiros, sofás e poltronas são extremamente sensíveis ao sol. A exposição direta ao astro-rei destrói o móvel. Se o desejo é que ele tenha longa vida, evite que ele se “bronzeie”. O tecido fica queimado e esgarçado, o que fragiliza o tecido e aumenta o risco de rasgos. Um utensílio à sombra é um utensílio com longa vida neste caso. Conte com persianas e cortinas para impedir a incidência direta e prolongada de raios solares sobre ele.

Se o seu sofá ou poltrona for de camurça, o ideal e recomendável é uma lavagem a seco. Aspirar a poeira e passar um pano seco. Caso ocorra algum acidente ou qualquer outra ocorrência estabanada que derrame líquidos neste tipo de móvel, absorva o excesso com um pano e um papel, sem esfregar. Depois passe uma escovinha de cerdas macias delicadamente por cima para retirar a mancha.

Já se o seu móvel for de couro, os cuidados são um pouco diferentes: para evitar rachaduras, recomenda-se usar vaselina; para retirar o pó, um pano ou algodão, a seco. Para limpá-lo, uma pasta feita com uma parte de vinagre para duas de óleo de linhaça faz o serviço de forma magistral. Depois passe um pano para retirar o excesso.

Mais cuidados essenciais

Além da limpeza em si, há alguns cuidados importantes que devem ser tomados e que auxiliam muito na manutenção do seu móvel. Siga essas dicas e não se arrependa:

Sofá e poltrona não são trampolins

Parece uma recomendação boba, mas é importante: não pule no/do sofá ou na poltrona. A estrutura do móvel não aguenta e quebrá-lo é uma consequência mais do que plausível em casos assim.

Evite produtos químicos

Sofá é como um estudante de segundo grau que gosta de humanas: a química é um inimigo mortal. Produtos químicos devem ser evitados a qualquer custo, pois danificam o móvel muitas vezes de forma irreversível.

Proteja o estofamento

O útil ao agradável. Proteger o estofamento com mantas e coberturas dá um novo astral ao ambiente onde está o sofá e/ou a poltrona, além de aumentar a longevidade do móvel.

Com essas dicas, o relacionamento entre humano e sofá será como uma longa história de amor com final feliz. Bons cuidados e bom descanso!

Comentários

Populares