Como escolher o sofá perfeito
Home / Móveis / Como escolher o sofá perfeito

Como escolher o sofá perfeito

Publicado em Móveis por thaisa alves

Nada como se jogar no sofá para descansar depois de um longo dia para dar aquela relaxada, não é mesmo? Por isso que o sofá é uma peça tão especial da casa! Multiuso, ele será a companhia perfeita nas noites de frio para ver aquele filme ou simplesmente para assistir ao jornal e restaurar as energias para o dia seguinte!

Como item central da sua sala, ele merece um pouquinho de dedicação para ser escolhido a dedo e atender a todas as suas exigências: caber direitinho no seu espaço, ser bonito e também confortável.

Hoje em dia, os sofás estão cada vez mais versáteis, atendendo às mais diversas necessidades. Vamos conhecer alguns deles:

Tradicional

Em versões de 2 ou 3 lugares, os sofás tradicionalmente tinham essa configuração pelo modo como eram colocados nas casas – perpendiculares um ao outro, eles formavam um L na sala, delimitando melhor o ambiente. Em casos onde os sofás não encostam em paredes, os arquitetos indicam colocar um aparador nas costas do sofá que fica exposto, assim o ambiente pode ser dividido de forma elegante e funcional.

Sofá 2 e 3 Lugares American Comfort Dallas 4200/185 – Branco

Sofá 2 e 3 lugares American Comfort Dallas Branco em Courino

Conforto é uma das palavras chave para buscar o sofá ideal, e nisso o American Comfort Dallas não deixa a desejar – feito com espuma de densidade 24 para o assento e de densidade 20 para o encosto, ele consegue ser resistente e ao mesmo tempo aconchegante. Leve, ele é fácil de transportar e é revestido em courino, um couro sintético bem fácil de limpar (basta um pano úmido) e que dá um ar muito elegante para a sua sala. A estrutura reforçada com cintas de borracha garante que o material é de alta durabilidade e resistência.

Reclinável

Para oferecer um conforto ainda maior para o sofá da sua sala de TV, os modelos reclináveis permitem que o encosto seja colocado em uma posição mais agradável, favorecendo um melhor apoio da região das costas para assistir a TV com o corpo mais inclinado. Basta ajustar o encosto para a posição desejável e depois, quando levantar, voltá-lo à posição mais reta. Um jeito prático de transformar um sofá super confortável para assistir TV em um modelo mais ereto para receber visitas.

Chaise

‘Chaise’ (pronuncia-se ‘chése’) é uma palavra francesa que significa superficie do sofá para apoio dos pés. Nos modelos de sofás atuais, é aquela parte mais compridinha que fica em uma das pontas do móvel e permite descansar com as pernas esticadas. As chaises são uma ótima pedida para sofás que ficarão em uma sala com televisor, assim é possível apreciar aquele filme ou programação televisiva já descansando um pouco do ritmo pesado do dia a dia.

Sofá 2 Lugares American Comfort Roma em Chenille c/ Chaise – Marrom

Sofá 2 lugares American Comfort Roma Chenille com Chaise

Descansar ou assistir TV será muito mais agradável nesse sofá American Confort Roma. Ele possui uma chaise que é ideal para apoiar melhor os pés quando estiver por mais tempo na frente da TV. As almofadas e o encosto são fixos, assim você não perde objetos, como o controle remoto, entre os espaços do seu sofá. Os braços e o encosto também permitem um apoio super confortável, seja para assistir TV sentado ou deitado.

Reversível

O sucesso da Chaise em modelos de sofás era enorme, mas para ambientes menores, como em apartamentos, ficava complicado ter aquela parte mais compridinha do sofá no ambiente. Por isso, recentemente foi criado um novo modelo, chamado de reversível, que permite que a Chaise seja puxada na parte de baixo do sofá quando necessária, e em que ela não seja conveniente, basta empurrar que ela se esconde novamente por debaixo da estrutura. Um jeito bacana de ter um sofá multiuso, que se adapta bem ao relax do ambiente da sala de TV e também permite um ar mais sério para receber as visitas!

Sofá 3 Lugares Lino forte Malbec – Cinza

Sofá 3 lugares Linoforte Malbec Cinza Reversível densidade d26

Com assento em espuma com densidade D26, esse sofá de 3 lugares da Linoforte tem braços e encostos confortáveis e vai ser a sensação da sua sala de TV. As almofadas são soltas, o que facilita a lavagem da capa e também a limpeza do móvel, e permite puxar a parte do assento para fora, transformando-o em uma bonita e confortável chaise. Ideal para quando você quer assistir aquele filme – dá para se esparramar no sofá e ficar bem a vontade! Na hora que a sessão de cinema em casa acabar, basta voltar cada assento à sua posição original.

Sofá-cama

Esse tipo de sofá é ideal para quem recebe visitas com frequência, ou quem quer dar um ar diferente para o quarto das visitas – ele pode ser transformado em uma cama, sem precisar de muito esforço. A escolha desse tipo de sofá deve atentar bastante à estrutura por detrás do estofado, que deverá ser resistente para suportar os frequentes abre-e-fecha.

É também uma ótima ideia para uma sala de TV mais confortável – quando for a hora do cineminha em casa, basta transformá-la em uma cama. Assim que a diversão terminar, é só recolher o móvel para a sua posição original.

Dimensões

Ao comprar seu sofá, esteja sempre atento às medidas do seu cômodo, lembrando sempre que é preciso deixar um espaço entre os sofás e outros móveis ou paredes para a circulação. Quem gosta de uma mesinha ao lado do sofá, para colocar copos, revistas ou controles remotos, vale sempre deixar um espaço livre de cerca de 40 a 70 centímetros para comportar as mesinhas laterais.

Se o ambiente da sua sala é espaçoso, pode abusar de sofás de 2 e 3 lugares juntos, montando um ‘L’. Em caso de salas menores, um modelo de 3 lugares com Chaise (reversível ou não) vai atender bem às suas necessidades, comportando todos os membros da casa e sem que incomode visualmente.

Já para salas mais compactas, para apartamentos de solteiro ou de casais, vale apostar em um modelo de 2 lugares com puff, que ocupa menos espaço e que permite transformar o puff em uma mesa de centro. Sofás sem braço aparente também ajudam a dar um ar de amplitude ao ambiente.

Revestimentos

O material que revestirá o seu sofá também é um item bem importante – ele que dará a elegância à estrutura escolhida. Cada tipo de revestimento tem suas vantagens e desvantagens, portanto é sempre bom tentar adequar as necessidades de cada casa com as características de cada um dos tipos de revestimentos. Para te ajudar, vamos destacar os materiais mais usados:

Couro
Um dos materiais mais nobres e também mais caros de revestimento de sofás. Sua durabilidade é alta, mas é preciso tomar cuidado de sempre deixá-lo limpo e hidratado. A limpeza, no entanto, é bem prática – basta um pano úmido e sabão neutro.

Courino
Trata-se de um couro sintético, que é ideal para quem quer a sofisticação mas não quer gastar muito. A manutenção é prática – basta pano úmido e sabão neutro – mas no verão pode ser incômodo por não ser um estofado fresco.

Chenille
Similar à textura da pele, o Chenille é um tecido agrupado em filamentos. Pode ser feito de algodão, seda, viscose, poliéster ou lã e tem aparência semelhante ao veludo. Tem sido um dos tecidos de decoração mais usados, que dá aquele efeito manchado – isso porque os fios se ajeitam com o passar das mãos e a luz refletida dá a impressão das marcas.

Jacquards
Esse é um tipo de padronagem para tecidos estofados que parece ter sido feito em um tear. Os fios são intercalados e trançados, dando maior resistência ao tecido. Podem ser uma ótima opção para chamar a atenção para um ponto da decoração da sua sala, mas devem ser combinados com cuidado com outras estampas. Uma recomendação interessante é mandar impermeabilizar o seu sofá, assim a limpeza fica mais fácil, evitando que líquidos que sejam eventualmente derrubados na peça cheguem a umedecer a espuma.

Suede

Este é um tecido de poliéster de alta resistência que tem sido usado no revestimento de sofás, cadeiras e todo tipo de estofado. O acabamento do tipo flanela dá uma aparência agradável ao móvel, que se assemelha à camurça. Apesar do ótimo toque e do conforto, é uma peça que tem a limpeza um tanto mais complicada e que eventualmente precisará de cuidados de um profissional.

Comentários

Populares