Home / Móveis / Como conservar e limpar móveis em madeira MDF?

Como conservar e limpar móveis em madeira MDF?

Publicado em Móveis por Thiago Chichorro

Como conservar móveis em MDF?

Muitos dos móveis hoje são fabricados em MDF, um tipo de compensado de madeira mais econômico — e ecológico, por utilizar segmentos da madeira em um composto novinho. São mais fáceis de montar, outro benefício na hora de colocá-los de pé em casa ou de desmontá-los em uma eventual mudança.

Esse material é cada vez mais comum na criação de móveis para residências e decorações, mas por ser mais delicado exige uma série de simples cuidados.

A Casas Bahia  dá agora algumas dicas de como manter seus móveis de madeira MDF em excelente estado e conservá-los por muito mais tempo como novos.

Móveis em MDF

O MDF é aplicado em móveis que exigem montagem. São comuns em mesas, armários, racks e estantes e gaveteiros. Quando você encontra um móvel na Casas Bahia, procure em “Especificações” a madeira com a qual ele foi construído.

Cuidados com o MDF

Como conservar móveis em MDF?

O primeiro e mais importante cuidado com o MDF é com relação ao peso que ele suporta. Atente sempre para as recomendações de peso do manual do produto e nunca exceda-as para evitar danos ao material.

Outra atenção: evite a incidência direta do sol — mesmo através de vidros fechados ou com película — aos móveis em MDF. O calor direto pode causar deformidades na estrutura.

Evite, também, panelas ou travessas quentes. Em caso de mesas e móveis de cozinha, use sempre aparadores e esteiras. E, assim como qualquer móvel de madeira, estiletes também são inimigos mortais do MDF.

Como limpar um móvel em MDF

A limpeza do MDF precisa de alguns cuidados porque esse tipo de composto é mais sensível à umidade. Um pano limpo, umedecido levemente, dá conta da maior parte das limpezas. Mas lembre-se de secar a superfície por completo com outro pano seco e macio logo em seguida.

Para garantir a longevidade do móvel, aplique lustra-móveis a base de silicone incolor em um pano e passe-o pela superfície já seca, seguindo a textura do móvel.

Nunca use esponjas mais duras, panos secos (o atrito pode danificar acabamentos mais sensíveis), detergentes e outros materiais abrasivos. Seguindo essas dicas, além de econômicos, seus móveis em MDF durarão por muito mais tempo, mantendo a beleza característica de fábrica.

Confira Também

Comentários

Populares