Publicado em Informática por Tiago Martins
HD externo é fundamental para manter seus dados seguros
Há uma infinidade de opções no mercado para HDs externos, os discos rígidos que armazenam os dados de PCs, notebooks e até de consoles, como Xbox e Playstation. Eles são fundamentais e precisamos cada vez mais da sua ajuda, afinal de contas, lidamos com muitos dados e estamos sob constante ameaça dos vírus, que podem nos roubar tudo em questão de poucos segundos.
Se não for por esses motivos, o simples fato de deixar os equipamentos mais leves e ágeis já justifica a utilização de um HD externo, que libera muito espaço na memória do computador, além de lhe permitir fazer o backup mais tranquilamente.
Mas então… Como é possível escolher o dispositivo que será melhor para você? Bom, primeiramente é preciso identificar qual será o seu uso, para quais tipos de arquivos e a quantidade que será armazenada. Isso faz com que você consiga estabelecer seu foco na busca por um HD que terá a capacidade ideal para aquilo que você precisa. Que não falte e não sobre muita memória.
Claro que nada impede a aquisição de um modelo mais robusto e de maior capacidade. Mas avalie bem, já que o custo, neste caso, também será maior.
O uso do HD de mesa é mais comum em empresas
Existem dois tipos de HD: o portátil e o de mesa. Este último, por sinal, muitas pessoas nem conhecem, já que ele tem um tipo de uso mais específico.
Geralmente utilizados por grandes empresas e escritórios, esses modelos desktop são um pouco mais pesados que os portáteis. Mantidos fixos sobre uma mesa, eles precisam estar sempre conectados a uma fonte externa de energia para funcionar.
Eles têm alta capacidade, que varia de 6TB até 12TB, como é o caso do produto Lacie 2Big Thunderbolt 2, que vem equipado com dois HDs iguais, com velocidade de rotação de 7200 RPM cada e 64MB de cache.
Escolha o modelo com capacidade ideal para o seu dia a dia
Agora chegou a vez dele… O HD portátil, que você vai utilizar no seu dia a dia, com leveza, podendo transportá-lo facilmente na mochila. Simples e compacto, ele tem capacidade variável, de 320GB até 4TB.
Indicados para uso doméstico e até mesmo para pequenos escritórios, eles possuem um mecanismo de 2,5 polegadas e são alimentados através de um único cabo conector, sem a necessidade de uma fonte externa de energia para funcionar.
Se você for utilizar os HDs externos para fazer backups e armazenar uma grande quantidade de arquivos, sejam eles: textos, vídeos, fotos ou músicas, vale a pena dar uma olhada nos modelos com capacidade a partir de 1TB. Como é o caso do Western Digital My Passport, que oferece proteção por senha com criptografia de hardware e backup automático.
O HD Samsung M3, de 2TB, pesa apenas 743 gramas e apresenta alta velocidade de rotação USB 3.0, de 4,8Gb/s. Também é uma excelente opção.
Outro exemplo de dispositivo que pode cair como uma luva para você é o Seagate Expansion, de 3TB, que tem 32MB de memória buffer e velocidade de rotação de 5400 RPM.
Com alguns cuidados básicos, seu dispositivo vai durar muito mais
Neste post, não poderíamos deixar de fora algumas dicas e informações importantes, para que você utilize o seu dispositivo da melhor forma possível.
Os HDs têm saída USB, seja ela 3.0 ou 2.0, que permitirá a transferência dos dados do seu dispositivo para o HD. Dê preferência para a mais moderna, USB 3.0, que apresenta maior rapidez do que a versão 2.0. Lembre-se de verificar antecipadamente se o seu notebook ou computador conta com a saída USB 3.0, caso contrário, a transmissão de dados será na velocidade da versão 2.0.
Você também deve ficar atento ao sistema operacional, pois mesmo os discos rígidos sendo compatíveis com Windows e Mac, os aparelhos aceitam a conexão de apenas um deles. Portanto, ao adquirir um HD, se o componente não funcionar no seu computador, busque em sites de boa procedência os drives ou programas que habilitam o funcionamento. Versões muito antigas de sistemas operacionais tendem a não funcionar com equipamentos novos.
Quanto à segurança, acione o antivírus sempre que for utilizar o HD no PC, evitando contaminações de vírus nos dois equipamentos. Outra iniciativa é fazer uso do botão de trava no dispositivo, resguardando seus documentos, além de inserir uma senha no software do HD.
Mantenha o HD externo guardado em ambientes frescos, evitando locais quentes e abafados. Limpe o aparelho com frequência, para que não acumule pó. Ao limpar, não utilize água ou substâncias que causem problemas no circuito. Uma forma de garantir a sua melhor conservação é guardá-lo em um case (capa), que irá protegê-lo contra a poeira e a umidade.
HD Seagate armazena vários jogos de Xbox
O HD Seagate, de 2TB, para Xbox One e Xbox 360, possibilita o armazenamento de mais de 50 jogos. Para quem tem PS4, o HD recomendado é o Seagate Sata 2.5, de 4TB, que vem com um cabo de dados USB e muito espaço disponível!