Os melhores HD Externos | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Informática / Os melhores HDs Externos e o que você precisa saber antes de comprar!

Os melhores HDs Externos e o que você precisa saber antes de comprar!

Publicado em Informática por Tiago Martins

melhor hd externo ssd 250gb 500gb

HD externo é fundamental para manter seus dados seguros

Há uma infinidade de opções no mercado para HDs externos, os discos rígidos que armazenam os dados de PCs, notebooks e até de consoles, como Xbox e Playstation. Eles são fundamentais e precisamos cada vez mais da sua ajuda, afinal de contas, lidamos com muitos dados e estamos sob constante ameaça dos vírus, que podem nos roubar tudo em questão de poucos segundos.

Se não for por esses motivos, o simples fato de deixar os equipamentos mais leves e ágeis já justifica a utilização de um HD externo, que libera muito espaço na memória do computador, além de lhe permitir fazer o backup mais tranquilamente.

Mas então… Como é possível escolher o dispositivo que será melhor para você? Bom, primeiramente é preciso identificar qual será o seu uso, para quais tipos de arquivos e a quantidade que será armazenada. Isso faz com que você consiga estabelecer seu foco na busca por um HD que terá a capacidade ideal para aquilo que você precisa. Que não falte e não sobre muita memória.

Claro que nada impede a aquisição de um modelo mais robusto e de maior capacidade. Mas avalie bem, já que o custo, neste caso, também será maior.

Tipos de HDs Externos

hd externo portátil desktop mesa Lacie 2Big Thunderbolt

O uso do HD de mesa é mais comum em empresas

Existem dois tipos de HD: o portátil e o de mesa. Este último, por sinal, muitas pessoas nem conhecem, já que ele tem um tipo de uso mais específico.

Geralmente utilizados por grandes empresas e escritórios, esses modelos desktop são um pouco mais pesados que os portáteis. Mantidos fixos sobre uma mesa, eles precisam estar sempre conectados a uma fonte externa de energia para funcionar.

Eles têm alta capacidade, que varia de 6TB até 12TB, como é o caso do produto Lacie 2Big Thunderbolt 2, que vem equipado com dois HDs iguais, com velocidade de rotação de 7200 RPM cada e 64MB de cache.

Portáteis

hd externo samsung toshiba western digital wd seagate

Escolha o modelo com capacidade ideal para o seu dia a dia

Agora chegou a vez dele… O HD portátil, que você vai utilizar no seu dia a dia, com leveza, podendo transportá-lo facilmente na mochila. Simples e compacto, ele tem capacidade variável, de 320GB até 4TB.

Indicados para uso doméstico e até mesmo para pequenos escritórios, eles possuem um mecanismo de 2,5 polegadas e são alimentados através de um único cabo conector, sem a necessidade de uma fonte externa de energia para funcionar.

Se você for utilizar os HDs externos para fazer backups e armazenar uma grande quantidade de arquivos, sejam eles: textos, vídeos, fotos ou músicas, vale a pena dar uma olhada nos modelos com capacidade a partir de 1TB. Como é o caso do Western Digital My Passport, que oferece proteção por senha com criptografia de hardware e backup automático.

O HD Samsung M3, de 2TB, pesa apenas 743 gramas e apresenta alta velocidade de rotação USB 3.0, de 4,8Gb/s. Também é uma excelente opção.

Outro exemplo de dispositivo que pode cair como uma luva para você é o Seagate Expansion, de 3TB, que tem 32MB de memória buffer e velocidade de rotação de 5400 RPM.

Dicas Valiosas

case para hd externo usb 3.0 2.0 1tb 2tb

Com alguns cuidados básicos, seu dispositivo vai durar muito mais

Neste post, não poderíamos deixar de fora algumas dicas e informações importantes, para que você utilize o seu dispositivo da melhor forma possível.

Os HDs têm saída USB, seja ela 3.0 ou 2.0, que permitirá a transferência dos dados do seu dispositivo para o HD. Dê preferência para a mais moderna, USB 3.0, que apresenta maior rapidez do que a versão 2.0. Lembre-se de verificar antecipadamente se o seu notebook ou computador conta com a saída USB 3.0, caso contrário, a transmissão de dados será na velocidade da versão 2.0.

Você também deve ficar atento ao sistema operacional, pois mesmo os discos rígidos sendo compatíveis com Windows e Mac, os aparelhos aceitam a conexão de apenas um deles. Portanto, ao adquirir um HD, se o componente não funcionar no seu computador, busque em sites de boa procedência os drives ou programas que habilitam o funcionamento. Versões muito antigas de sistemas operacionais tendem a não funcionar com equipamentos novos.

Segurança

Quanto à segurança, acione o antivírus sempre que for utilizar o HD no PC, evitando contaminações de vírus nos dois equipamentos. Outra iniciativa é fazer uso do botão de trava no dispositivo, resguardando seus documentos, além de inserir uma senha no software do HD.

Mantenha o HD externo guardado em ambientes frescos, evitando locais quentes e abafados. Limpe o aparelho com frequência, para que não acumule pó. Ao limpar, não utilize água ou substâncias que causem problemas no circuito. Uma forma de garantir a sua melhor conservação é guardá-lo em um case (capa), que irá protegê-lo contra a poeira e a umidade.

HDs para Gamers

hd externo xbox 360 one gamer gamers games jogos playstation ps4

HD Seagate armazena vários jogos de Xbox

O HD Seagate, de 2TB, para Xbox One e Xbox 360, possibilita o armazenamento de mais de 50 jogos. Para quem tem PS4, o HD recomendado é o Seagate Sata 2.5, de 4TB, que vem com um cabo de dados USB e muito espaço disponível!

Comentários

Populares