Esclarecendo os computadores portáteis
Home / Informática / Esclarecendo os computadores portáteis

Esclarecendo os computadores portáteis

Publicado em Informática por thaisa alves

Antigamente, quando falávamos de computador nos referíamos a dois tipos de equipamento: os computadores de mesa (também chamados de desktop) e os notebooks (também chamados de laptops). Hoje em dia, o público está mais amplo, o consumidor mais exigente, e novas vertentes surgiram, principalmente no lado dos portáteis.

Não é difícil ouvir a respeito de netbooks e ultrabooks. Os notebooks continuam aí, firmes e fortes e, para somar um pouquinho mais, apareceram também os tablets, que poderiam ser encaixados fora desse artigo, mas decidimos manter tamanha a dúvida que geram.

Mas, qual deles é para você? Qual o melhor computador? Que tipo de notebook é o mais indicado? Essas e outras dúvidas serão solucionadas agora, nesse artigo.

O que são os notebooks? 

O primeiro gênero de computadores portáteis a surgir, os notebooks carregaram por muito tempo um estigma de serem máquinas desajeitadas, pesadas e pouco poderosas. E mais: seus componentes eram mais caros, o que elevava bastante o preço e os transformavam em ofertas pouco vantajosas se comparados aos computadores de mesa.

Mas a tecnologia evoluiu e esse tipo de desvantagem foi diminuindo. Os laptops se equipararam em poder a muitos dos computadores de mesa e a diferença de preço já não é tão significativa a ponto de afastar os consumidores que estão à procura de alternativas mais econômicas.

Notebook Acer AS4349-2839

Notebook Acer AS4349-2839

Completinho, o Acer AS4349-2839 é um computador para as necessidades mais básicas do dia a dia. Equipado com gravador de CD e DVD, processador de dois núcleos, 2 GB de memória e 320 GB de HD, ele supre bem as necessidades diárias de profissionais, estudantes e usuários domésticos.

Um exemplo dessa mudança é que muitas pessoas já cogitam os notebooks como máquina principal em casa, em vez de um computador desktop. Ocupam menos espaço na mesa, podem ser usados em um sofá, e se você, por acaso, planeja viajar, não precisa deixar seu computador em casa: pode levá-lo junto.

Para que servem os netbooks? 

Foi mais ou menos ao mesmo tempo que os notebooks começaram a se firmar como possíveis computadores principais em casa e nos escritórios que um outro segmento de máquinas portáteis apareceu: os netbooks.

Netbooks são “notebooks” (daí a parte books) cujo foco principal é navegar na internet (daí a parte net). São computadores complementares, pensados para quem precisa de uma alternativa mais prática. São bem menores e ainda mais leves: normalmente suas telas possuem entre 8 e 12 polegadas e eles pesam pouco mais de um quilo. A bateria usualmente tem maior rendimento, por serem aparelhos menos poderosos.

Netbook CCE N23S 

Netbook N23S CCE

O netbook da CCE possui tela de 10,1 polegadas e pouco mais de 1 quilo, o que o torna confortável o suficiente para ser carregado para qualquer lugar. Seus 2 GB de memória RAM e seu processador Atom dão o poder exigido para navegar na internet, editar textos e planilhas e se comunicar online.

Para quem são? São companheiros de quem já possui um computador em casa ou para quem se contenta em ter um computador capaz de navegar na internet, editar textos e planilhas e realizar algumas operações básicas. São, principalmente, aparelhos para estudantes e executivos que precisam se locomover bastante.

O que é um ultrabook?

Não seria legal se uma máquina portátil como um netbook pudesse ser poderosa como um notebook? Foi pensando nisso que a Intel implantou um novo conceito de equipamentos chamado de ultrabook.

Um ultrabook é uma máquina ultra portátil que não abre mão do poder de processamento. São computadores leves, compactos, sem unidade de mídia óptica (ou seja, leitor e gravador de DVD e CD) que primam, também, pelo custo mais baixo.

Ultrabook Samsung 530U3B-AD1 

Ultrabook Samsung Series 5

Equipado com um processador Core i5 e 4 GB de memória RAM, esse ultrabook é bastante rápido. Usa um disco rígido de 500 GB e uma memória interna super ágil de 16 GB que inicia o computador em questão de segundos. Sua bateria pode chegar a 6 horas e meia e ele pesa menos de 1,5 quilo.

Por serem novíssimos, unem recursos só existentes em computadores modernos, que garantem um funcionamento mais rápido. Essas máquinas são capazes de ligar em segundos e economizar muito a bateria, rendendo mais tempo longe da tomada. São ótimos substitutos dos netbooks com a vantagem de um desempenho bem superior.

Eu preciso de um tablet?

Os tablets não são exatamente computadores, mas com a chegada do iPad e de uma avalanche de aparelhos Android, entre eles o Xoom e o Galaxy Tab, caíram no gosto dos consumidores.

Mas, atenção: são tipos totamente diferentes de aparelhos. A começar pelo fato de que eles possuem tela sensível ao toque e a maior parte dos modelos não possui teclado físico, apenas virtual. Sendo assim, a digitação neles é um pouco mais desconfortável, a menos que você adquira, também, um teclado sobressalente específico para usos com tablets.

Outro ponto a ser destacado é que os tablets possuem sistemas operacionais portáteis, então rodam com programas diferentes dos computadores tradicionais. Ter um tablet não é suficiente: ele é um aparelho complementar a um outro computador, seja este de mesa ou portátil. Mas é ótimo para ver emails, ler notícias e livros digitais (e-books) e, é claro, navegar na internet!

Comentários

Populares