Conheça os principais tipos de armazenamento físico de dados
Home / Informática / Conheça os principais tipos de armazenamento de dados

Conheça os principais tipos de armazenamento de dados

Publicado em Informática por thaisa alves

Arquivos, arquivos, arquivos!

Salve o que quiser! Proteja os seus documentos!A sua coleção de música, os vídeos que você mais gosta, documentos, apresentações, livros… Há tanta coisa para carregar consigo que o mercado de informática está cheio de opções. E dispositivos com muita memória, ou com muita velocidade, ou as duas coisas juntas!

Antes de saber o que comprar, a Casas Bahia vai dar algumas dicas para você não se atrapalhar na hora de escolher. Assim, você compra o produto que atende perfeitamente suas necessidades e paga pouco!

Pequenos notáveis

Cartão memória flash SD MicroSD

Os chips de memória são espantosos. Em quadradinhos de 1 centímetro quadrado é possível armazenar um mundo de coisas. As memórias SD e MicroSD são desenvolvidas para celulares que possuem recursos como câmera, microfone e cabos de transferência de dados.

Dependendo da marca, estas memórias podem atingir capacidades entre 2GB e 32GB e são muito fáceis de instalar. Quando você adquire uma destas, um novo mundo se abre. Você poderá baixar muitos aplicativos úteis ao seu dia a dia, guardar toneladas (ou gigabytes) de arquivos pessoais e transferir outros muitos com seus amigos e contatos.

Os cartões de memória também são muito utilizados por câmeras digitais por serem muito mais rápidos de acessar. E alguns computadores, principalmente notebooks e netbooks, trazem consigo leitores de cartões de memória.

Cuidados antes de adquirir cartões de memória

Os cartões de memória são ótimos, mas antes desair por aí comprando é preciso prestar atenção em alguns detalhes imprescindíveis. O primeiro deles é o padrão. Cada aparelho segue um padrão de memória, e os tipos SD e MicroSD que citamos são apenas os mais famosos.

Há, ainda, dispositivos que utilizam os formatos Memory Stick ou ainda Compact Flash, e mesmo os cartões SD possuem variações. O melhor a fazer é procurar no manual de seu aparelho os formatos compatíveis e buscar algum que atenda as especificações exatas.

Outro ponto em que é necessária a atenção é a limitação da capacidade. “Quanto mais espaço melhor” é uma regra que se aplica a quem gosta de baixar muitos arquivos, mas existem limitações de acordo com o aparelho com a quantidade de memória que eles podem trabalhar. No manual você encontra o tamanho máximo em gigabytes com os quais o aparelho em questão pode lidar, então adquira sempre um de tamanho igual ou inferior ao da especificação.

Outras opções

Quando o assunto é armazenamento de dados para computadores, há opções mais eficientes. São os discos externos e pen drives, incumbidos de fazer um trabalho mais duro porque normalmente têm mais capacidade de memória que os cartões de memória.

HD Externo

Alguns discos rígidos chegam à 1 terabyte de armazenamento. Ideal para fazer o chamado backup ou então o arquivamento de seus dados, liberando espaço de seu computador, um disco permite, por exemplo, que você pode pegar todos os seus CDs, converter as músicas para MP3 e guarda-las com segurança.

E, dependendo do número de portas USB que você tem no seu computador, pode ligar mais de um e multiplicar a capacidade, o que é interessante para quem baixa muitos dados e trabalha com um fluxo enorme de arquivos!

Comentários

Populares