Chromecast: ainda vale comprar um? | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Informática / Você conhece o Chromecast?

Você conhece o Chromecast?

Publicado em Informática por Talita Freitas

Saiba tudo sobre esse aparelhinho que transforma sua TV em uma Smart TV

tudo sobre chromecast

Esse pequeno dispositivo transforma sua TV comum em uma Smart TV

Você ainda não tem uma Smart TV para chamar de sua? Sua televisão tem como única função transmitir a programação de sempre dos canais abertos ou pagos? Não se sinta só, muita gente está nessa também. Mas não há necessidade de trocar seu televisor antigo para ter uma TV inteligente. Você deve estar se perguntando “como isso é possível?”. Muito simples, meu caro! Basta adquirir um aparelhinho muito bacana chamado Chromecast.

Desenvolvido pela Google, esse dongle foi criado para transformar as televisões comuns em Smart TVs. Assim, elas passam a ter acesso a diversos aplicativos. A primeira geração do dispositivo foi lançada em 2013 e lembra um pen drive. Já a segunda estreou em 2016 com um design totalmente reformulado. O formato é a principal diferença entre os dois modelos.

Devido ao aumento de sua base, o Chromecast 2 tem espaço para três antenas, melhorando seu Wi-Fi e ganhando um sistema dual band, que suporta frequências de 2,4GHz e 5GHz. Os padrões de rede sem fio também mudaram de 802,11b/g/n para 802.11ac, além dos b, g e n. Isso significa que a segunda versão do dongle oferece melhor desempenho em streaming de vídeos, por exemplo, em relação à primeira.

Como o Chromecast funciona?

como funciona chormecast

O Chromecast tem fácil usabilidade e instalação. Basta ter uma rede Wi-Fi disponível para começar a utilizá-lo

“Tá, mas como é que esse dispositivo funciona? É mágica?”. O funcionamento do Chromecast é muito prático e simples. Primeiramente, é necessário ter uma rede sem fio de internet para transmitir os conteúdos de um smartphone, tablet ou notebook para a TV. Você só precisa fazer o download do software oficial para começar a espelhar filmes, séries e games do dispositivo móvel no televisor.

Então, depois de plugar o aparelho em uma entrada HDMI da televisão, conecte-o ao Wi-Fi. Ele possui, também, uma saída USB, que permite conectá-lo na TV ou em tomadas compatíveis. Pronto! Sua amada, porém desatualizada TV, passará a exibir os conteúdos da Netflix, Youtube, Spotify, Facebook, entre outros, como se fosse uma televisão smart.

Mas não é só isso que o Chromecast proporciona. Através dele, é possível jogar games online, fazer apresentações de slides e até transformar a televisão em um porta-retrato. Tudo isso com resolução máxima de até 1080p (Full HD).

Vantagens de ter um Chromecast

chromecast-vantagens

Ter um aparelhinho como este em casa pode ser muito mais vantajoso do que adquirir uma Smart TV

“Ok, esse aparelho é legal, mas ainda não estou convencido”. Bom, o Chromecast oferece inúmeras vantagens em relação a uma Smart TV. Duvida? Então, vamos lá! Primeiramente, ter um dispositivo como esse é muito mais barato do que comprar uma televisão inteligente. O modelo mais atual, por exemplo, custa em média 300 reais, mas os valores variam muito e dá pra encontrá-lo por um precinho mais em conta. O mínimo que você paga em uma Smart TV é 1500 reais e olhe lá.

Se seu televisor tiver entrada HDMI ou um adaptador (caso ele seja de tubo), já é possível instalar o Chromecast tranquilamente. Outra vantagem: desempenho. As televisões inteligentes contam com sistema operacional próprio que muitas vezes causa lentidão. No caso do dongle da Google, os aplicativos utilizados não são instalados nele e, sim, em outro aparelho. Então, sua velocidade depende da qualidade do dispositivo móvel e da conexão da internet e não da configuração da TV.

O Chromecast proporciona mais funções para sua televisão do que existem em um televisor smart. Por exemplo, ao exibir a tela do seu smartphone na TV, é possível acessar determinados arquivos que não têm suporte nativo ao dongle, como vídeos que você mesmo gravou.

Como configurar o Chromecast?

chromecast-setup

Com a ajuda do Google Home, fica bem simples configurar seu Chormecast e começar a desfrutar de todos os seus recursos

Depois de conectar o aparelho em uma entrada HDMI e o cabo na porta USB ou na tomada, baixe o Google Home, onde estarão todas as orientações para a configuração do dispositivo. Não tem erro!  Para quem deseja ter uma Smart TV, mas precisa economizar uma graninha, o Chromecast é ideal.

Além de todas as suas funcionalidades, ele é barato e muito fácil de instalar, permitindo que você desfrute ainda mais de sua antiga televisão e não precise se desfazer dela para adquirir outra mais moderna. Tecnologia com um precinho camarada: quem não quer?

Comentários

Populares