Infográfico - Como preparar lanches famosos?
Home / Infográficos / Infográfico – Como preparar lanches famosos?

Infográfico – Como preparar lanches famosos?

Publicado em Infográficos por thaisa alves

Infográfico - Como preparar lanches famosos?

NHAM! Um infográfico para deixar você com água na boca!

Você chegou até aqui e quer ver as receitas dos lanches mais gostosos do mundo, certo? Mas antes vamos ter uma aulinha de história! Pegue o papel e a caneta e vamos lá!

Aulinha de história!

Segundo o historiador Joey Green, o Hillel é o primeiro lanche que se tem registro. A belezura foi inventada há mais de 2 milênios, era consumido durante a Páscoa judaica (imagine comer um sanduba apenas em uma época do ano?). O lanche era feito com duas fatias de pão ázimo mais uma mistura de nozes, mel e ervas amargas. =[

Infográfico - Como preparar lanches famosos?

Mas afinal, de onde vem o nome Sanduíche?

O nome desta bela iguaria foi dado por John Montagu, o quarto conde de Sandwich, no século XVIII. O aristocrata inglês não gostava de ser interrompido enquanto jogava cartas e, certa noite, pediu ao seu criado um alimento simples e fácil de comer. Então o empregado montou um lanche com queijo, carne e duas fatias de pão. Foi desse jeito que nasceu o menino sanduíche.

Ok, vamos ao que interessa! Comida!

Agora vamos explicar para vocês os ingredientes básicos e curiosidades dos lanches mais tradicionais. NHAC!

Obviamente precisamos começar com o Hambúrguer (e suas versões alternativas). O lanche é feito com pão e um bolinho de carne temperada, a iguaria surgiu em Hamburgo, Alemanha, por volta do século XVIII, e se popularizou nos EUA, onde foi aperfeiçoado.

Quer uma receita imperdível de hambúrguer caseiro? É pra já!

  • Misture 1 pacote de creme de cebola com 1 kg de carne moída.
  • Faça um rolo com a pintura, embrulhe-o num saco próprio para alimentos e leve ao freezer.
  • Quando estiver bem gelado (mas não é congelado, tá?), corte fatias de 1,5 cm. Um hambúrguer muito fino pode ficar duro e cozido demais.

Cachorro-Quente ou Hot Dog, pra mim tanto faz

A teoria mais difundida sobre sua origem conta que, em meados do século XIX, um cozinheiro de Frankfurt batizou a receita de dachsund em homenagem ao cão bassê, o salsichinha. A novidade foi levada aos EUA e recebeu um nome mais simples: o famoso, reconhecido e saboroso hot dog.

O hot dog tradicional leva salsicha, pão, molho, mostarda, ketchup e maionese. Alguns lugares gostam de incrementar o lanche acrescentando purê de batata, cubinhos de bacon ou até uva passa. Qual a sua preferência?

O tradicional Bauru foi inventado em São Paulo, em 1934, por Casimiro Pinto Neto, que ditou os ingredientes ao garçom de um bar. O sanduíche recebeu o nome da cidade natal do radialista.

Um Bauru diferente e incrementado

Dica: Prepare o sanduíche no forno, substituindo o rosbife pelo presunto e o pão francês pelo pão de forma.

Chegamos em no Beirute

Curiosamente esse lanche foi criado em São Paulo, nos anos 50, e é feito com pão sírio e ganhou esse nome em homenagem aos nativos da capital libanesa.

O lanche tradicional tem como principal ingrediente o rosbife, mas você pode optar por uma versão light e substituir pelo peito de peru. Acrescente folhas verdes ao sanduíche, como rúcula, agrião ou alface.

Me vê um misto no capricho?

Mas é claro! O lanche elaborado nos anos 40, é mais um sanduíche paulistano e pode ser servido quente – preparado na frigideira,  na sanduicheira, forno, chapa… – ou frio. Em outros países, como Inglaterra e Espanha, é comum retirar o presunto da receita. Como assim? Não mexa no meu presunto!

Dica: Faça um Misto Frito – Prepare o sanduíche da seguinte maneira: Com o auxílio de um rolo, deixe a fatia bem fina e faça um rolinho recheado com presunto e queijo. Depois de deixar na geladeira por alguns minutos, empane e frite.

 ♪Pão, Pão, Pão Americano

O Americano é a evolução do misto, surgiu na década de 40, na mesma lanchonete que apresentou o primeiro lanche. O nome foi dado por causa da adição de dois ingredientes comuns nos EUA: bacon e ovo. Hoje o bacon não faz mais parte da receita. =/

Dica: Deixe seu sanduíche mais saboroso, com um delicioso patê de queijo. Basta misturar queijo minas, requeijão cremoso, creme de leite sem soro, sal e pimenta-do-reino.

Dicas básicas para preparar um Sanduíche

Um lanche saudável precisa conter proteínas, carboidratos e vegetais. O cálculo das porções pode ser feito com a mão: a palma é o valor recomendado de proteínas, o punho fechado corresponde aos carboidratos e a mão toda aberta é a quantia indicada de vegetais.

A carne precisa ter de 10 a 20% de gordura. Isso facilita a tarefa de modelar o hambúrguer e o deixa mais suculento e saboroso.

Sal, cebola, salsinha, alho e pimentas são os ingredientes mais usados. De acordo com alguns chefs, o tempero deve ser colocado no hambúrguer só na hora de chapear, grelhar ou fritar. Temperar antes pode desidratar a carne.

O pão precisa estar fresco e quente para garantir maciez e sabor. Aconselha-se tostar a superfície que ficará em contato com a carne. HMMMMMM!

A chapa e a frigideira selam o hambúrguer, mas a primeira não o cozinha muito por dentro, pois aquece mais. Já a grelha (ou grill) garante um característico sabor defumado à carne.

Lanches, curiosidades e outras coisas gostosas…

O X da questão: muitos sanduíches possuem o X na frente do nome graças ao Cheese (“Queijo” em inglês), cuja pronúncia se parece muito com a da letra.

Entre os lanches mais inusitados do mundo, está o “Cubuíche”, que tem o formato do brinquedo cubo mágico.

Qual o tamanho da sua fome?

Elaborado para celebrar o lançamento de um programa de culinária nos EUA, o lanche pesava 12 kg e continha mais de 40 ingredientes.

O hambúrguer mais luxuoso!

O sanduíche mais caro do mundo custa R$ 10 mil. Leva pão tipo brioche e trufas negras e é acompanhado de uma garrafa de vinho Chateau Petrus 1990.

Com tantas opções, qual é o seu lanche preferido?

Gostou? Clique no botão curtir e compartilhe com os amigos.
Publique em seu site ou blog
Compartilhe este infográfico com seus leitores e amigos. Insira o código abaixo em sua página para publicá-lo.

Comentários

Populares