Infográfico - 14 dicas para escolher o sofá da sua casa!
Home / Infográficos / Infográfico – 14 dicas para escolher o melhor sofá para a sua casa!

Infográfico – 14 dicas para escolher o melhor sofá para a sua casa!

Publicado em Infográficos por thaisa alves

dicas-para-escolher-sofa-topo

Responda rapidamente! Qual o lugar mais aconchegante da casa? A cozinha. ERRADO! A sacada? Se tiver uma rede… pééééééinnn! ERRADO! O local mais divertido, confortável é……. a sala. Chame toda a família, coloque um filminho, junte todo mundo no sofá e aperte o Play.

Mas antes disso, você precisa saber como escolher o sofá ideal para a sua casa. Confira abaixo diversas dicas que vão ajudar você na hora de escolher o sofá perfeito para a sua residência:

infografico-dicas-para-escolher-sofa

14 dicas para escolher o melhor sofá

Primeira dica: Verifique o tamanho do ambiente e o número de pessoas que utilizarão o móvel. É fundamental que haja espaço suficiente para uma boa movimentação e que todos os usuários possam sentar-se comodamente.

Segunda dica: O assento deve ter pelo menos 58 cm de profundidade. Desse modo, propiciará uma melhor acomodação para você e sua família.

Terceira dica: Para salas com TV, opte por modelos com chaise e espuma flexível. Esses modelos oferecem mais conforto na hora de assistir a filmes e programas.

Quarta dica: Se houver crianças em casa, escolha um sofá feito de material durável e impermeável, como o couro. Por disfarçarem a sujeira, versões com cores escuras são as mais indicadas.

Quinta dica: O sofá-cama é uma excelente opção para quem recebe hóspedes com frequência e dispõe de pouco espaço. Alguns modelos vêm com baú para guardar roupas de cama e outros objetos.

Sexta dica: Em ambientes pequenos, o estofado em formato de “L” ajuda a aproveitar melhor o espaço. Em salas grandes, proporciona decoração sofisticada.

Sétima dica: Caso tenha animais de estimação, invista numa peça com revestimento lavável e fácil de conservar. Tecidos de couro ecológico e lona impermeabilizada são fáceis de limpar e não retêm pelos.

Oitava dica: As cores do móvel precisam estar em harmonia com a decoração do ambiente. Para não errar, prefira tonalidades neutras, como bege, marrom ou cinza.  Se o espaço for simples, aposte em versões com cores mais chamativas.

Nona dica: Exemplares com tecido aveludado, camurça e chenille são boas alternativas para ambientes frios. Tecidos naturais, como o algodão, são mais adequados para espaços quentes.

Décima dica: É essencial que a estrutura do sofá seja bem resistente. Versões compostas por molas de aço estão entre as melhores opções, porque têm maior flexibilidade e durabilidade.

Décima primeira dica: Uma alternativa é apostar numa peça mais simples. Para modificar o visual do sofá de tempos em tempos, invista em almofadas e mantas coloridas.

Décima segunda dica: Estofados sem braços são ideais para salas de visita. Esses móveis conseguem acomodar um maior número de pessoas.

Décima terceira dica: Prefira exemplares mais baixos, com assento de 35 cm de altura. Itens desse tipo são elegantes e deixam a decoração mais leve.

Décima quarta dica: Sofás de fibra natural são perfeitos para áreas externas. Como o móvel ficará sujeito a variações climáticas, convém optar por modelos com tecido impermeável e estrutura reforçada.

Agora confira os truques que separamos para conservar o seu sofá:

Tapeçaria removível: Se o revestimento do móvel for usado como capa, lave-o com sabão neutro no ciclo leve da máquina para que o tecido não perca a cor.

Tinta de caneta: Livre-se da mancha com uma solução feita com 2 colheres (sobremesa) de álcool e 1 de glicerina. Use um papel toalha embebido em acetona para remover completamente a sujeira.

Manchas de gordura: Retire o excesso de óleo com papel toalha, coloque talco sobre a mancha e deixe agir por 5 minutos. Termine a limpeza com uma escova de cerdas macias e um pano umedecido em água morna.

Couro natural e ecológico: Utilize a espuma de sabão de coco e uma esponja macia na limpeza. É fundamental remover todo o sabão e secar bem o tecido ao acabar a tarefa. Para evitar rachaduras, aplique um pouco de hidratante corporal no couro.

Gostou das dicas? Compartilhe o infográfico e informe outras pessoas!

Publique em seu site ou blog

Compartilhe este infográfico com seus leitores e amigos. Insira o código abaixo em sua página para publicá-lo.

Comentários

Populares