Home / Horta em Casa / Saiba como fazer uma horta em casa

Saiba como fazer uma horta em casa

Publicado em Horta em Casa por Diego Nunes

Dicas de como fazer uma horta em casa

Você vai ver como é simples fazer uma horta em casa

Morar em uma casa pequena ou apartamento não é desculpa para não investir em uma horta doméstica, basta fazer algumas adaptações! As vantagens de cultivar plantas em casa são enormes, começando pela saúde, pois, acaba sendo um incentivo a mais para consumir alimentos orgânicos. Além disso, o hábito de cuidar das plantas e hortaliças pode ser muito terapêutico e relaxante, deixando a casa mais aconchegante e fresca.

Vale destacar que uma horta doméstica pode se adaptar perfeitamente à decoração do ambiente, desde que bem projetada.  Como se não bastasse, esse tipo de experiência costuma proporcionar maior contato com a natureza, especialmente, para as crianças, ensinando lições valiosas, sobre responsabilidade e sustentabilidade.

Confira algumas dicas para começar a montar a sua própria horta em casa:

Reciclar para plantar

Faça sua horta em casa com embalagens recicladas

– Dê preferência a embalagens recicladas, pois, esta é uma opção barata e sustentável. Você pode usar garrafas pet, latas de alimentos, potes de vidro, caixas de leite, entre outras. No caso do plantio nessas embalagens, será necessário fazer os furos no fundo do recipiente, para que não haja excesso de água no solo.

– Para cultivos de plantas que necessitam de um pouco mais de espaço, as caixas de madeira são ótimas opções, pois auxiliam no desenvolvimento delas. Lembrando que, caso você tenha um ambiente com maiores proporções, é possível montar hortas horizontais. Mas, se não for esse o caso, basta investir em hortas verticais, que aproveita o espaço próximo a paredes, reunindo todas as hortaliças em um único lugar. Lavanderias e janelas são bons ambientes para esse tipo de horta, desde que haja incidência da luz solar.

Irrigação de uma horta caseira

Fazer a irrigação correta é fator determinante para uma horta em casa

– Sabendo o local onde ficará a sua horta, é hora de escolher o que irá plantar. São muitos os tipos de plantas, desde verduras e vegetais até ervas, temperos e leguminosas. Para que a sua horta tenha sucesso no desenvolvimento, são necessários alguns cuidados essenciais, como luz solar, irrigação, preparação do solo, adubação, tipo de plantas e ambiente.

A seguir, temos alguns tipos de plantas ideais para cultivo em casa, são tipos de plantas low tech ou de fácil manutenção.

Horta vertical em casa

Aposte em hortas verticais, se você tem pouco espaço

Hortelã: deve ser plantada em um local que não tenha muito vento. É importante que o plantio seja feito durante temporadas mais amenas, como a primavera ou outono. Apenas mantenha o solo adubado e irrigado, e controle o crescimento de ervas daninhas ao seu redor.

Salsinha: precisa ser plantada em recipientes mais fundos, com pelo menos 30 centímetros de profundidade, pois, suas raízes precisam de espaço para se desenvolver. Deixe as sementes de molho em água um dia antes do plantio, para ajudar no processo de germinação. Após o plantio, é só manter o solo bem irrigado e com adubações regulares.

Cebolinha: plante em sementes ou mudas, em qualquer estação do ano, mas, em momentos em que o clima esteja mais ameno, necessitando apenas de irrigação regular e um solo bem adubado.

Alecrim: deve ser plantado por mudas e sementes. O recomendado é fazer o plantio em épocas mais quentes, como verão e primavera. As plantas jovens não podem ser expostas ao frio.

Manjericão: recomenda-se que seja plantada em sementes ou mudas e transferida de lugar quando atingir o mínimo 10 centímetros. O recomendado é plantá-la em épocas quentes. Os cuidados com irrigação regular e manutenção do solo em umidade média devem ser mantidos.

Alface: pode ser plantado em sementes ou transplantado quando tiver pelo menos 4 folhas. A época ideal para o seu plantio é em clima ameno, principalmente, na primavera e no outono. Necessita de um solo adubado e uma irrigação regular para o seu desenvolvimento.

Couve: precisa de espaço maior para se desenvolver, podendo ser plantada em sementes ou muda. Recomenda-se o plantio em vasos que tenham pelo menos 25 centímetros de diâmetro e em qualquer época do ano, embora, ela se desenvolva melhor no frio. Em outra época seu crescimento é menor.

Brócolis: pode ser plantada em sementes ou mudas, durante todo o ano. É uma planta que precisa de muitos nutrientes, por isso, a necessidade de manter o solo bem adubado e as irrigações regulares.

Morango: fruta facilmente cultivada em vasos e recipientes menores. Seu plantio é feito por meio de mudas, mas também é possível com sementes. Se desenvolve em temperaturas mais amenas, logo, é recomendado plantá-lo quando as temperaturas não estiverem muito altas.

É importante destacar que a adubagem deve ser feita cerca de uma vez por mês, para garantir os nutrientes necessários à plantinha. Pode ser minhoca, resto de comidas e materiais orgânicos. Mexa a terra, jogue o adubo de sua preferência na superfície e cubra novamente. Logo, você verá a planta crescendo e, futuramente, dando frutos e legumes.

Comentários

Populares