Saiba tudo sobre o Microsoft Windows 8
Home / Geral / Saiba tudo sobre o Microsoft Windows 8

Saiba tudo sobre o Microsoft Windows 8

Publicado em Geral por thaisa alves

O Windows é o sistema operacional mais vendido do mundo, com imensa fama entre os usuários de computadores. Depois de ter colocado no mercado a elogiada versão Windows 7, a Microsoft trabalha para que seu Windows 8, que acabou de chegar, repita o sucesso.

Windows 8 Microsoft navegador IE10 Internet Explorer 10 browser

Os recursos inéditos de um novo sistema que promete ser excelente devem começar a ser integrados em breve aos computadores e notebooks. Serão três versões principais: a primeira, com recursos para usuários domésticos, se chamará Windows 8. Para quem exige um pouco mais, como profissionais que dependem de ferramentas mais avançadas do sistema, será lançado o Windows 8 Pro, e grandes empresas poderão adquirir o Windows 8 Enterprise.

A versão mais diferente, porém, se chamará Windows RT. Com base no sistema Windows 8, essa edição será destinada a tablets e computadores portáteis com recursos mais limitados, já que será um sistema mais enxuto e que, portanto, exigirá menos dos componentes de hardware. Entre suas diferenças estará uma versão portátil do pacote Office (e de seus aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote) adaptada para telas sensíveis ao toque.

Volta ao passado

Falar que a família Windows é a mais famosa dentre todos os sistemas operacionais é “chover no molhado”. Desde suas primeiras versões em meados de 80, a Microsoft trilhou um caminho de sucesso e substituiu a linha de comandos dos sistemas DOS por uma alternativa muito mais simples e intuitiva.

A primeira grande edição chegou na década de 90, com o Windows 3.1, mas foi somente anos depois, com a chegada do Windows 95, que a empresa praticamente aposentou a linha de comando. Foi nessa época que conceitos que perduram até hoje nos sistemas da Microsoft foram introduzidos: o menu Iniciar e a área de trabalho como é hoje.

Depois, surgiram o Windows 98, que foi um sucesso e as versões 2000 e ME, que não foram muito bem recebidas. Bem recebido, mesmo, foi o Windows XP, que foi um sistema tão querido que deixou seu sucessor Windows Vista à sombra, e só foi trocado com a chegada do Windows 7. E o Windows 7 segue firme e forte, aguardando um substituto de peso como o Windows 8. Mas, o que vem aí?

Os recursos mais importantes

Para conquistar seu público, o Windows 8 traz consigo uma série de novos recursos. As novas funcionalidades estarão por toda a parte: desde os aspectos mais técnicos, como o suporte nativo ao novo padrão USB 3.0 (que permitirá que computador e periféricos como discos rígidos externos e câmeras digitais troquem dados mais rapidamente), até novidades práticas que serão utilizadas no dia a dia.

Windows Store Windows 8 download aplicativo loja

Dentre elas está a loja de aplicativos Windows Store, que permitirá ao usuário encontrar, comprar e baixar aplicativos com mais segurança. A partir dessa loja, a Microsoft certifica que os produtos são compatíveis e recomendados, ao mesmo tempo em que diminui a chance de você esbarrar com um programa aparentemente inofensivo, mas que traz consigo código malicioso ou algum tipo de vírus.

O novo Windows também é mais rápido, dada a nova estrutura do sistema. A Microsoft promete um tempo pequeno até que o sistema seja carregado depois que o botão de ligar do computador tiver sido apertado.

Interface renovada

A interface gráfica do Windows 8 deve ser realmente o seu grande diferencial. Acompanhando tendências iniciadas no tocador portátil Zune, no software Windows Media Center e, mais recentemente, no sistema portátil de smartphones Windows Phone, a interface com blocos dará as caras pela primeira vez no sistema operacional da Microsoft.

interface metro design blocos dinâmicos tiles Windows 8 Microsoft

A Interface Metro tem como grande diferencial os blocos dinâmicos, uma forma diferente de apresentar o ícone que dispara programas. Nesses blocos, os desenvolvedores podem oferecer informações atualizadas em tempo real. Assim, você não precisará abrir o programa de email a menos que veja que, em seu bloco, a contagem de novas mensagens se alterou. Ou, por exemplo, será possível saber que o seu perfil em determinada rede social recebeu novas interações sem ter que abrí-lo.

Essa nova “cara” é ainda melhor se levarmos em conta que o Windows 8 é uma nova aposta para portáteis como tablets e computadores que estão cada vez menores e podem ser controlados a partir de suas telas sensíveis ao toque. Quem sentir falta da boa e velha área de trabalho, poderá alternar para ela tocando em um bloco dinâmico específico.

teclado virtual tablet Windows 8 Microsoft

E quais as suas expectativas para o Windows 8? Publicaremos as nossas primeiras impressões quando o sistema chegar ao mercado, fato previsto para a última semana de outubro, no dia 26.

Comentários

Populares