Aquecimento para o Carnaval!
Home / Geral / Aquecimento para o Carnaval!

Aquecimento para o Carnaval!

Publicado em Geral por thaisa alves

“ECONOMIZAR MUITO: NOTA… DEZ!”. Não seria ótimo se o apurador das escolas de samba pudesse dizer isso para você? Bom, talvez ele não possa, mas nós podemos! Porque o Carnaval está chegando e você não pode perder os desfiles nas avenidas e a cobertura completa da festa em várias capitais do País.

A verdade é que a festa mais esperada do ano não traz apenas alegrias; ela tem também novidades que mexem com todo mundo. E não importa se você é do tipo que gosta da Sapucaí ou daquele bloco saudosista do seu bairro. Todo mundo pode fazer do Carnaval uma grande brincadeira.

Presente de grego (no bom sentido, é claro!)

Carnaval 2012 - Foto: José CordeiroA ideia de Carnaval (carne vale, ou, “adeus à carne”) surgiu na Grécia em meados dos anos 600 antes de Cristo. Era uma festa principalmente de agradecimento pela fertilidade do solo. Durante a Idade Média, como tudo que era atraente para as massas àquela época, a Igreja Católica se apropriou da celebração e instituiu nela um cunho religioso. A festa passaria a ser comemorada antes da Quaresma, que representa os 40 dias de jejum vividos por Jesus Cristo no deserto.

Com o passar das décadas, vários países também começaram a celebrar o Carnaval, mas foi a cidade de Paris que trouxe o modelo que acabou sendo copiado no mundo inteiro. De Paris foi para Nice, Nova Orleans, Toronto, até que caiu aqui na terra brasilis.

O Rio de Janeiro praticamente se apropriou do espírito do Carnaval e criou a festa que é considerada pelo Guinness Book como a maior festa do mundo – foi parar até em Tóquio, vê se pode! E o Galo da Madrugada, famoso bloco de Carnaval de Recife, também é o maior do mundo.

Quesito competência… DEZ!

Carnaval 2012A turma que julga as escolas de samba é muito exigente. Também, pudera: tudo é tão concorrido que uma escola pode ganhar o campeonato por décimos de pontos. Para chegar a um campeão, uma série de quesitos são julgados: comissão de frente; alegorias e adereços; evolução, harmonia e conjunto; enredo; samba-enredo; mestre-sala e porta-bandeira e bateria.

No dia da apuração, todas as escolas são julgadas por estes quesitos e a campeã do Carnaval sai após a somatória dos pontos. As melhores colocadas fazem uma apresentação extra, que é o Desfile das Campeãs do Carnaval – uma maneira muito bacana de homenagear a escola e esticar um pouquinho mais a festa.

Na tela da TV

Carnaval 2012 - Foto: José Cordeiro
O Carnaval sempre foi um dos campeões de audiência na TV nacional, seja o de São Paulo, do Rio de Janeiro ou de outras capitais. As retransmissoras das redes de televisão garantem a cobertura dos eventos locais bem como a transmissão das festas do Rio e de São Paulo. E, se você tiver o aparelho de televisão adequado, poderá participar de tudo isso sem levantar do sofá!

Desde 2012, as emissoras já estão preparadas para fazer a transmissão em 3D. Este ano, ela estará aberta para assinantes de televisão à cabo e que tenham uma TV preparada para imagens 3D.

Achou que transmissão em 3D é demais? Não tem problema! Até mesmo o sinal aberto transmitirá os desfiles em HD. Se você correr, poderá garantir o modelo que já está de olho e ver os desfiles, os sambistas e as passistas com todos os detalhes que você merece!

E aí? Pronto para a folia?

Comentários

Populares