PlayStation: A evolução do console mais querido da história | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Games / PlayStation, a evolução de um gigante dos games!

PlayStation, a evolução de um gigante dos games!

Publicado em Games por Adriano Camargo

evolução playstation historia sucesso

Playstation: Uma história de sucesso sem Game Over!

A história do PlayStation nos leva em uma nostálgica viagem no tempo para o início dos anos 90, período marcado pela guerra entre os consoles de 16 bits, Mega Drive e o Super Nintendo. O fim dessa geração marca o começo de uma era mais tecnológica e brilhante em todos os detalhes, principalmente em função dos gráficos dos jogos em 3D, que passaram a ser uma tendência a partir dessa época.

Antes do surgimento do PSOne, como o PlayStation passou a ser popularmente chamado, a Nintendo e a Sony tinham uma parceria com a intenção de criar uma expansão do Super NES que aceitasse o uso de CDs no lugar dos famosos “cartuchos” do período.

A Nintendo decidiu cancelar o projeto, pois dizia que o uso de discos a laser deixava mais demorado o carregamento do game, com o tempo de “loading” atrapalhando a experiência do jogador. Em compensação, a Sony decidiu dar sequência ao projeto de maneira solitária, apostando no uso de um videogame com CDs para os jogos.

Diferente de tudo o que existia em relação ao mercado de jogos, a Sony lançou em dezembro de 1994, o PlayStation, decretando o fim da geração de 16 bits. Viabilizando ainda mais o projeto, o uso de um CD como mídia de jogo deixava o desenvolvimento do console bem mais barato que os cartuchos do SNES e do Mega Drive. Mas sem dúvida que a principal diferença estava na capacidade de armazenamento. Os cartuchos armazenavam até 64 MB contra os 750 MB dos CDs.

Essa alteração do espaço permitiu a inserção das animações renderizadas nas aberturas dos jogos, além de sons mais realistas. Outra funcionalidade estava no fato de o console permitir rodar CDs de música, característica que fez muita diferença quando a família iria escolher comprar ou não o videogame. E como fazer para salvar o progresso durante os jogos? A Sony resolveu isso com a utilização de um cartão de memória chamado Memory Card, que tinha 1 MB de espaço em seu lançamento. Pode parecer pouco, mas era de muita utilidade na época.

Uma década de êxito e diversão!

psone primeiro videogame sony

O primeiro PlayStation a gente nunca esquece!

De grande sucesso e longevidade, o PSOne durou 10 anos, encerrando sua produção no final de 2004. Os jogos ainda tiveram uma duração um pouco maior, até março de 2006 com quase 1 bilhão de unidades vendidas durante todo o período de vida, segundo dados do VGChartz, um site especializado em games. Já o console foi o primeiro a ultrapassar os 100 milhões de unidades adquiridas, após 9 anos de seu lançamento.

Graças à maior capacidade da mídia do PlayStation, os estúdios que desenvolviam os jogos passaram a criar franquias exclusivas, como os clássicos Final Fantasy, Metal Gear Solid e Resident Evil. Além disso, outro fator de peso e que atraiu ainda mais os fanáticos gamers foi a introdução de títulos com uma temática mais adulta e a presença de sangue em muitos títulos, por exemplo.

Também não se pode deixar de falar da introdução do joystick do PSOne, com muito mais botões e um formato ergonômico. Uma baita diferença para quem estava acostumado a se divertir com três ou no máximo seis botões, para os jogos de luta. Agora seriam botões com símbolos (quadrado, círculo, triângulo e xis) e mais dois localizados na frente do controle (L2 e R2), além de outros dois direcionais analógicos e a função vibração embutida. Entre os títulos mais vendidos do PS One destacam-se: Gran Turismo, Final Fantasy VII, Gran Turismo 2, Final Fantasy VIII e Crash Bandicoot 2.

PlayStation 2

ps2 sony videogame mais vendido

O PS2 é o videogame mais vendido da história

Lançado no final do ano 2000, o PlayStation 2 tinha a dura missão de perpetuar o grandioso sucesso conquistado pelo PSOne frente aos jogadores. E conseguiu isso com louvor, ultrapassando todos os recordes de vendas do console anterior. Ao funcionar com mídias de DVD, permitia que o PS2 fosse usado como um player para assistir aos filmes, evidenciando uma utilização adicional, além da diversão com os jogos.

Com a intenção de permanecer como líder de vendas no segmento, a Sony investiu pesado nas franquias exclusivas, como Tomb Raider, GTA, Final Fantasy, Winning Eleven e Gran Turismo. Consolidada na liderança, seus principais concorrentes nem eram os videogames da época, como o Xbox (Microsoft) e o GameCube (Nintendo), mas sim os jogos para o PC.

Com a maior biblioteca da história de um videogame, o PlayStation 2 pode ser considerado um imortal dos consoles. O fim da produção só ocorreu em janeiro de 2013, totalizando quase 13 anos de vida. Com mais de 150 milhões de unidades vendidas, está no Livro dos Recordes como o console mais vendido de todos os tempos.

Com opções para todos os estilos e gêneros, o PlayStation 2 tem títulos memoráveis como: God of War, onde o guerreiro Kratos disputa batalhas inesquecíveis e inteligentes puzzles; Shadow of the Colossus, considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, com gráficos incríveis, batalhas colossais em um clima épico; Gran Turismo, uma série de corrida que já fazia grande sucesso no PSOne; Devil May Cry, considerado um ícone do gênero com combos e personagens carismáticos; Final Fantasy X, o famoso RPG conhecido por seus belos gráficos, campanhas divertidas e envolventes; Metal Gear Solid 3: SnakeEater, considerado o principal título da franquia e que causou mais estardalhaço entre os fãs; Ratchet & Clank, que possui um visual cheio de cor, efeitos sonoros envolventes e personagens engraçados, tornando-o bem popular entre os jogadores.

PlayStation 3

pessoas jogando playstation

Diversão em todos os sentidos!

Surgindo no final de 2006, o PlayStation 3 tinha o difícil trabalho de disputar o mercado de jogos contra o Nintendo Wii e o Xbox 360, da Microsoft, além de tentar continuar com o sucesso do antecessor. O PS3 trouxe de inovador uma plataforma completamente online, chamada PlayStation Network ou PSN, em que o usuário podia comprar jogos pela PSN, além da migração do uso de DVD para os discos em Blu-Ray, causando um aumento absurdo de capacidade para 50 GB de conteúdo.

Com um HD interno em todos os modelos, o PS3 permitia que você gravasse os save games, vídeos, músicas e até a possibilidade de ter jogos via download. Segundo a Sony, o PlayStation 3 tinha a missão de se tornar o centro de entretenimento de sua casa. Para fazer diversas funções com o aparelho, além de se divertir com os jogos. O único empecilho ao ser lançado foi o alto preço frente aos concorrentes da mesma geração.

Com suporte para a alta definição, principalmente em razão de sua mídia em Blu-Ray, o PS3 contava com saída HDMI, que permitia uma resolução de até 1080 pixels. O joystick, chamado DualShock 3, passou por algumas alterações significativas, das quais se destacam o sensor de movimento, o motor de vibração e o fato de ser sem fio, facilitando ainda mais a jogabilidade.

A produção do console foi encerrada em março de 2017, com algumas alterações de estrutura e performance durante “sua vida”. Uma das principais mudanças foi o formato modelo Slim (32% menor e 36% mais leve), além de um processador mais silencioso e refrigerado, diminuindo o consumo de energia e os riscos de aquecimento.

A diversidade de jogos exclusivos permaneceu como grande aposta da Sony, fazendo a diferença em sua guerra particular contra o Xbox 360. Merece destaque: a trilogia God of War, os títulos de Final Fantasy, as sequências de Uncharted e Killzone, o consagrado Assassin’s Creed, Gran Turismo 5, Heavy Rain, Metal Gear Solid 4, The Last Guardian, entre outros.

PlayStation 4

playstation 4 sony 8gb memoria

PS4: Poderoso e envolvente em todos os sentidos!

O PlayStation 4, atual videogame da Sony, lançado em novembro de 2013, pode ser considerado uma verdadeira central de entretenimento. Pequeno quando comparado à primeira versão do PS3 e com um visual elegante, o PS4 teve uma grandiosa repaginada com uma navegação mais rápida e sem dificuldade. Graças à funcionalidade multitarefas, é possível realizar funções simples, como a configuração da rede sem interromper o jogo.

O poderoso videogame da Sony conta com processadores personalizados de 8 GB de memória, o que representa um ambiente perfeito para a melhor experiência com gráficos complexos e de alta fidelidade. Envolvente e dinâmico em todos os sentidos!

Mantendo o Blu-Ray como mídia física para os jogos, o console permite que muitos jogos também sejam adquiridos online, diretamente pela PlayStation Store. Com 500 GB de espaço mínimo no HD, há espaço de sobra para seus jogos. Para facilitar, o download pode ser feito até mesmo com o console em stand by, não necessitando deixá-lo ligado durante uma madrugada, por exemplo.

Quanto ao joystick, o Dualshock 4 tem como principal novidade um painel de toque em sua parte central, que poderá ser usado em jogos que tiverem essa disponibilidade. Os analógicos estão mais confortáveis e levemente mais afastados, além da superfície mais saliente.Outra diferença significativa é o carregamento da bateria do controle em modo de espera. O Dualshock 4 possui uma barra luminosa que identifica os jogadores para as disputas online, além de mostrar, dependendo do jogo, a energia de seu personagem. Começa mostrando a cor verde, depois altera para o amarelo e, quando chega ao vermelho, indica estado crítico da vida.

A inclusão do botão Share no joystick facilita para quem costuma compartilhar imagens e vídeos de seus jogos, aumentando as funcionalidades sociais da plataforma. Um simples toque na função já irá capturar a tela e ainda armazenar os últimos 15 minutos de jogo. Para definir um ponto para o início da gravação, basta realizar um clique duplo. O material capturado é encontrado em seu perfil diretamente no console.

No que diz respeito aos jogos do PS4, a Sony permanece com a exclusividade para determinadas franquias, uma forte característica da plataforma. Destaque para Uncharted 4, The Last Guardian, Horizon: Zero Dawn, Infamous Second Son, Bloodborne, Destiny, Metal Gear Solid IV: The Phantom Pain e The Witcher 3: Wild Hunt.

evolução playstation sony

Fazendo a alegria dos gamers desde 1994!

O que o futuro nos reserva? A chegada do PS5?

Já começam a crescer as especulações sobre um novo console da Sony. Segundo a informação de Damian Thong, um analista da Macquarie Capital Securities, fonte de credibilidade no assunto, que acertou a data de lançamento do PS4 Pro e do PS4 Slim, em 2016, o PlayStation 5 chegaria até metade de 2018. Não se sabe ainda o que de verdade existe sobre esse assunto. O fato é que ele já pode estar sendo desenvolvido.

Além dele, outros especialistas em tecnologia reforçam essa previsão, como Takashi Mochizuki, do Wall Street Journal. Também tem se especulado sobre o fim da unidade de disco, fazendo uso de jogos via download, além de uma maior adaptação aos jogos em realidade virtual, com o uso dos óculos. Ainda é muito cedo para afirmações, mas é certo que o console seria o concorrente direto do Xbox One X, previsto para ser lançado em novembro de 2017, nos Estados Unidos.

Comentários

Populares