Ainda vale a pena comprar um videogame da geração passada?
Home / Games / Ainda vale a pena comprar um videogame da geração passada?

Ainda vale a pena comprar um videogame da geração passada?

Publicado em Games por thaisa alves

ainda-vale-comprar-um-ps3-ou-xbox360

Motivos para comprar um videogame da geração passada

É sempre a mesma história: quando chega a nova geração de videogames, os gamers ficam alvoroçados e começam a juntar os trocados para comprar um novo aparelho. Mas a verdade é que ainda que seja muito legal acompanhar os lançamentos do momento, os aparelhos da geração antiga mantém seu charme.

Não por serem “vintage”, nada disso. Mas quem ainda não curtiu a geração passada começa a ter a oportunidade de aproveitá-la com preços mais baixos, muito mais atraentes, com um catálogo de jogos em promoção e sabendo todos os games que fizeram história e que certamente merecem o seu dinheiro.

E isso vale, também, aos que já compraram um videogame de geração antiga e aproveitaram pouco. Vamos citar alguns motivos que tornam o Wii, o Xbox 360 e o PlayStation 3 excelentes opções para os amantes de games que não se divertiram muito com a geração anterior.

Tecnologias que valem a pena

O reconhecimento de movimentos veio lá no comecinho da geração – com o Wii, da Nintendo. Mas demorou um pouco até que fossem aproveitados nos videogames Xbox 360 e PlayStation 3.

Tanto a Microsoft quanto a Sony investiram em pesquisas. O Xbox 360 ganhou o sensor Kinect e o PlayStation 3 recebeu o controle Move. O Kinect foi tão avançado que colocou o console da Microsoft no topo dos aparelhos para quem queria explorar o movimento nos games – e fora deles.

A geração anterior também foi a primeira a levar as capacidades online a sério. Nessa fase se destacaram as redes do Xbox 360 (Xbox Live) e do PS3 (PlayStation Network, ou PSN). No online, a Microsoft também levou a melhor.

Games incríveis

Além de gastar menos nos aparelhos, a grande vantagem está no catálogo de games. Aqui listaremos alguns dos jogos que mais fizeram barulho e chamaram atenção.

Assassin’s Creed IV: Black Flag

Xbox 360 e PS3

O game da Ubisoft foi um estouro, contando a história dos corsários em 1715. Navegue pelos mares piratas em um mundo aberto, repleto de missões secundárias e combates marítimos. O game também saiu para os consoles da nova geração.

The Walking Dead

Xbox 360 e PS3

Os zumbis de “The Walking Dead” saíram dos quadrinhos e dos seriados para um adventure em cinco episódios produzidos pela Telltale que foi adaptado também para os videogames. Com personagens originais para o jogo, o game foi premiado e muito bem recebido.

Battlefield 4

Xbox 360 e PS3

Battlefield 4 chegou no finzinho da geração e provou que você não precisa ter a nova geração para se divertir com games dela. Isso porque o game de tiro em primeira pessoa foi lançado para PS4 e Xbox One também. Nele, explosões e tiroteios invadem um cenário de guerra entre Estados Unidos, China e Rússia.

Gran Turismo 6

PS3

O clássico game de corrida da Sony em sua sexta edição fez muito barulho. Corredores do PlayStation 3 podem aproveitar o game, lançado no finzinho do ano passado, para pilotar 1.200 veículos em 33 pistas. No Brasil, uma surpresa: a parceria com o Instituto Ayrton Senna traz conteúdo referente ao piloto brasileiro.

Super Mario Galaxy (1 e 2)

Wii

O personagem mais querido de todos os videogames recebeu roupa nova no Wii e, acredite, os controles de reconhecimento de movimento (Wiimote e Nunchuck) fizeram um bem tremendo ao encanador. Super Mario Galaxy é um sopro de vida à mascote da Nintendo e sua sequência também merece ser jogada.

The Legend of Zelda: Twilight Princess

Wii

Zelda já existe desde o Nintendo 8 bits, há quase três décadas. Era de se esperar que sua nova versão, Twilight Princess, ganhasse os holofotes. Foi o que aconteceu: o game é um dos melhores lançados para Wii.

Super Smash Bros. Brawl

Wii

O que esperar de um título que coloca os maiores personagens de todos os games de uma plataforma juntos? Super Smash Bros. Brawl é o combate entre eles – da franquia Mario, F-Zero, Kirby, Pokemon, Mega Man e muitos outros.

Uncharted 2

PS3

A série Uncharted fez história. Drake é uma espécie de Lara Croft de calças – ou, melhor dizendo, um Indiana Jones, vai… – que ganha a vida visitando cenários hostis atrás de artefatos raros. Os enredos bem criados e a física avançada trouxeram realismo aos games e tornaram esse game em um sucesso.

XCOM: Enemy Unknown (e sua expansão Enemy Within)

Xbox 360 e PS3

O clássico de 1994 recebeu um remake para os consoles. O jogo de estratégia em turno traz o combate entre tropas humanas e invasores extraterrestres, em uma saga que foi muito bem recebida pela crítica. Pouco depois, foi lançada a expansão “Enemy Within”, igualmente bem sucedida.

Metroid Prime Trilogy

Wii

A Nintendo tem mascotes de peso. Além do encanador Mario, lançou também a franquia Metroid, presente em diversas plataformas. O Wii deu as boas vindas ao Metroid Prime Trilogy, um pacote de três jogos da série – dois deles lançados inicialmente para GameCube, e o terceiro, Corruption, exclusivo de Wii.

BioShock

Xbox 360 e PS3

BioShock une o melhor de dois mundos: seus visuais e mecânica de jogos de tiro em primeira pessoa se juntam a um enredo com elementos de RPG ambientado na década de 60, em uma cidade subaquática fictícia. No papel de Jack, o jogador precisará desbravar cenários de um game que foi sucesso absoluto.

Rock Band

Xbox 360, PS3 e Wii

Os jogos rítmicos dominaram o mundo dos games. Guitar Hero e Rock Band foram dois dos maiores expoentes. Em Rock Band, os jogadores controlam uma banda tocando inúmeros sucessos. Para quem gosta de bom som, é um prato cheio – e as múltiplas edições de cada uma das franquias garantem muitas horas de diversão.

LittleBigPlanet (1 e 2)

PS3

Quando LittleBigPlanet foi anunciado, foi difícil para a Sony explicar que ele era mais que um game, mas sim um conceito de jogo. Mas, com as mãos no título, os gamers foram conquistados e ele virou um sucesso. Na realidade, é uma plataforma em que os jogadores moldam cenários e níveis para que outros joguem. Diversão infinita!

A lista obviamente não para por aí e tem outros figurões exclusivos e já tradicionais como Gears of War e Halo para Xbox 360 ou God of War e The Last of Us para o console da Sony. Não importa qual você escolha, a diversão é garantida!

Comentários

Populares