Home / Festa Junina / Faça sua Festa Junina em Casa!

Faça sua Festa Junina em Casa!

Publicado em Festa Junina por Indiana Braga

São João em Casa

Festa Junina sem aglomeração

Embora a temperatura costume cair em junho com a chegada do inverno, esse mês é marcado pelo calor humano, por causa das festas juninas. Caracterizado por grandes aglomerações no Nordeste, com shows, quadrilhas, desfiles de garotas juninas e festas de blocos; mas também em outras regiões do País, com suas quermesses grandiosas, o São João desse ano precisará passar por adaptações, devido à pandemia do novo coronavírus. No entanto, como manter esse evento caloroso em meio a uma epidemia que exige distanciamento social?

Se, em sua essência, as festas juninas são uma celebração aos santos católicos (Santo Antônio, São João e São Pedro), ainda que se misture o sagrado e o profano, elas carregam consigo uma dimensão fraternal. E não há nada que demonstre mais amor ao próximo do que entender e aceitar o que é melhor para o outro. Então, se, nesse momento, precisamos adiar os abraços, os encontros e, principalmente, o dançar agarradinho, que ressignifiquemos a comemoração e façamos, cada um em sua casa, as homenagens devidas.

Monte seu próprio Arraiá de São João

Arraiá de São João em Casa

Chitas e bandeirolas deixarão a sua casa com clima de Arraiá

Quem é do interior, principalmente, dos estados do Nordeste, sabe que o clima de São João surgia quando começavam a enfeitar as ruas e praças com bandeirolas coloridas. Não ter essa simbologia, neste ano, é de apertar o coração. Por isso, sugerimos que cada um enfeite seu próprio lar, para que essa chama não se apague.

Não pode faltar cor em sua decoração! Portanto, além das bandeirinhas, capriche nos tecidos de chita, nas estampas floral e xadrez e nos balões decorativos. Para completar, abuse de palhas e vimes, dando um toque mais rural ao ambiente.

Comes e Bebes

Comidas Típicas Festa Junina

Nem o Baianinho resiste às comidas típicas de São João

Milho e amendoim são alimentos-base para preparar comidas típicas de qualquer festa junina. Se você é mestre-cuca ou gosta de se arriscar na cozinha, pode fazer bolos deliciosos, pamonha, canjica (ou curau), mungunzá (ou canjica) – sem polêmicas gastronômicas regionais 😆 . Agora, caso prefira não correr riscos, aposte nesses alimentos cozidos, que são maravilhosos por si sós, e compre paçoca e pé de moleque para adoçar essa quarentena. Quanto às bebidas, a escolha é muito particular. Se estiver frio, o quentão pode ser uma boa pedida.

Ahhhh, dica valiosa: têm muitas paróquias adaptando suas quermesses para esquemas de delivery e drive-thru. Além de ajudá-las, mantendo o espírito fraternal, você nem vai precisar ir para cozinha (caso não se identifique). Procure saber se tem alguma igreja perto de você prestando esses serviços. 😉 

Arrasta o pé em casa

Em um arraiá que se preze, não pode faltar forró, xote, baião ou xaxado. Por isso, prepare a caixinha de som ou a Smart TV e vamos arrastar o pé. Aproveite, também, as lives musicais! Há muitas bandas e artistas de forró promovendo shows incríveis pela internet. Eles levam música e alegria para a sua casa e você pode retribuir com doações para diversas instituições.

São João em casa com a Casas Bahia

São João em Casa no Nordeste

A Casas Bahia, que já faz parte da história de muitas famílias brasileiras, não poderia ficar de fora dessa! Em parceria com afiliadas da TV Record no Nordeste, ela vem apoiando lives de vários artistas locais nesse mês de junho, para que, além da internet, o São João possa chegar aos lares dessas pessoas pela TV aberta. E, claro, para ajudar instituições como a CUFA, com um QR Code especialmente destinado ao projeto Mães da Favela.

Saiba mais sobre as Festas Juninas

Infográfico por: Luis Ventura

Comentários

Populares