Jardim em casa? Só se for agora!
Home / Ferramentas / Jardim em casa? Só se for agora!

Jardim em casa? Só se for agora!

Publicado em Ferramentas por thaisa alves

Libere a criatividade e crie ambientes diferenciados!

Um jardim pra chamar de seu!

Diversas pesquisas apontam que viver perto da natureza torna as pessoas mais saudáveis e mais felizes. Quem tem a oportunidade de morar ao lado de um parque, florestas ou praças arborizadas sorri mais e demonstra mais disposição para encarar o dia a dia. Mas mesmo que você não possa morar perto de um local cheio de árvores, flores e animais, não é preciso se privar do contato com o verde.

Que tal montar um jardim em casa? Nesse artigo a gente te ensina alguns truques para escolher as plantas certas, mesmo que você more em um apartamento!

Jardim em apartamento com varanda

Separe um cantinho da sua casa para fazer um jardim. =D

Se você mora em um apartamento com varanda, aproveite o espaço para enchê-lo de plantas e torne-o o cantinho preferido da casa. Depois de um dia cansativo de trabalho, nada melhor do que sentar-se ao lado das plantas e respirar um pouco de ar puro, independente da cidade onde você mora. Mesmo que seja uma cidade poluída, as plantas vão trabalhar em benefício do ar que você respira e até deixar o ambiente mais fresco.

Comece examinando quantas horas o sol bate na varanda. É importante saber se o ambiente é iluminado pelo sol para escolher as plantas certas. Algumas espécies vivem bem em ambientes sem sol e sem vento, como as plantas com folhas mais grossas e maiores.

Se na sua varanda bate sol o dia todo, o espaço é propício para plantar uma pequena horta ou até uma árvore frutífera. Dá pra cultivar jabuticaba, romã, acerola, pitanga, limão, amora e até goiaba.

Também há flores que suportam muito sol, como o girassol, a onze horas, a azaleia, a petúnia e a crista de galo. Se no local bate muito vento, evite comprar flores com pétalas muito delicadas.

Jardim em apartamento sem varanda

A falta de uma varanda em um apartamento não é problema para quem quer ter um jardim em casa. Separe um espaço na sala ou mesmo na área de serviço para construir o seu cantinho de paz e tranquilidade.

Na área de serviço você pode plantar em um canteiro temperos que usará em seu dia a dia – como salsa, manjericão, orégano, cebolinha, sálvia, tomilho, entre outros. Eles deixarão a casa perfumada!

Na sala, escolha um espaço onde bate sol em alguma parte do dia. Plantas geralmente se dão melhor em ambientes fechados do que flores. Você pode ter cactos, rosas de pedra, palmeiras chamaedoreas (ou camedórea), samambaias e espadas de São Jorge. Mas algumas flores também reagem bem à vida dentro de casa, como os lírios da paz, as violetas, os antúrios, as begônias e as bromélias.

Jardim em casa

Jardins suspensos sempre são ótimas soluções!

Em casas também é preciso levar em consideração a quantidade de sol que bate no espaço, o vento e se chove muito. É possível fazer jardins dentro e fora de casa, aproveitando ambientes como banheiros para pequenas plantas, as janelas dos quartos para flores e temperos, além da área de serviço.

No lado externo, abuse das flores e árvores frutíferas e, se tiver um pedaço de terra bacana ou um espaço para colocar grandes canteiros, você pode até ter uma horta em casa, com hortaliças e tomates!

Não se esqueça de levar em consideração a rega e a adubação. Uma boa terra faz toda a diferença para a vida útil das flores e plantas. Plantas grandes precisam viver em vasos grandes e plantas menores em vasos menores.

Você também pode aproveitar materiais recicláveis para fazer seus recipientes, como caixotes de feira, garrafas pet, sapateiras velhas, potes de vidros e potes de sorvete.

Curtiu as nossas ideias? Agora mãos à terra, solte a criatividade e bom descanso depois!

Comentários

Populares