Como fazer uma horta vertical? | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Ferramentas / Horta Vertical: um toque campestre para seu lar

Horta Vertical: um toque campestre para seu lar

Publicado em Ferramentas por Talita Freitas

onde montar horta vertical

Você pode montar sua horta em qualquer cômodo da casa

Ter plantas em casa é uma prática comum e muito querida por pessoas que gostam de deixar o ambiente mais alegre e descontraído. O problema é que nem todo mundo tem o local adequado, como um quintal, por exemplo, para cultivar um jardim bem bacana. A melhor opção acaba sendo um vasinho aqui, outro ali, só para garantir mais cor na residência. Mas, e se você pudesse ter sua própria plantação, mesmo não contando com uma área grande para mantê-la? Interessante, não é? Isso é possível e nós vamos provar!

A chamada horta vertical é uma técnica de cultivo de plantas, hortaliças e ervas em paredes, muros e colunas, ao invés de ser no chão, como de costume. Esse método é indicado para quem mora em apartamentos ou em casas com pouco espaço. Além de decorar, a plantação instalada verticalmente possibilita a produção de alimentos e temperos, motivando o começo de uma dieta mais saudável, sem conservantes ou outros tipos de química.

Em uma época em que a poluição é intensa nas grandes cidades, é difícil encontrarmos um local onde podemos mexer com a terra e aprender mais sobre o reino vegetal. Os jardins verticais proporcionam esse aprendizado, já que você passará um tempo montando sua horta, escolhendo o que plantar e tomando os devidos cuidados para conservá-la. Além disso, ter um jardim em casa, mesmo que pequeno, ajuda a purificar o ar e oferece um clima mais leve e fresco ao ambiente.

Há várias opções de hortas verticais no mercado, desde as mais simples, até as mais requintadas. Porém, o mais legal nisso tudo é que qualquer pessoa pode ter a sua, não importa o poder aquisitivo. Então, venha descobrir como construir um jardim vertical para chamar de seu!

Qual é a estrutura ideal para cultivar uma horta em casa?

horta vertical jardineira

As jardineiras são perfeitas para a área externa da casa

horta vertical cubo

Já os cubos e molduras são ideais para ambientes internos

horta vertical painel

Os painéis otimizam espaço e não atrapalham a circulação no ambiente

Primeiramente, é preciso decidir o lugar onde acomodar a hortinha. Como já citamos, essa técnica é ótima para decorar ambientes, então, caso você queira fazer algo bem diferente, use a sua criatividade e não se prenda a apenas um tipo de cômodo, como varanda ou área de serviço. De repente, você pode ousar e cultivar um mini jardim na cozinha, na sala de visitas, ou na entrada da casa. Basta escolher a estrutura mais adequada para o local. Mas atente-se para que as plantas fiquem em um lugar arejado, perto de janelas e que recebam luz solar por pelo menos algumas horas (é bom dar uma pesquisada antes, pois cada vegetal necessita de períodos diferentes de exposição ao sol).

Caso queira instalar sua pequena horta em uma área interna, o modelo suspenso é o mais recomendado, devido ao fato de ocupar menos espaço e não atrapalhar a circulação de pessoas. Daí, você pode optar por prateleiras, cubos, e painéis para dispor os vasinhos.

Para ambientes externos, existe uma variedade de estruturas modulares prontas para fazer sua horta vertical, produzidas com diferentes materiais, ou você pode montar o jardim usando jardineiras de parede e cachepots.

Eleita a localização da horta, agora é o momento de escolher o recipiente onde plantar as mudas, ou sementes. Essa etapa do processo é muito importante, pois existem diversos tipos de vasos e eles devem ser compatíveis com a espécie e o tamanho da planta.

Como preparar os vasos para plantar?

Como preparar os vasos para plantar

A preparação dos vasinhos é um processo relaxante e prazeroso

– Escolha o melhor recipiente, que seja compatível com a planta que você deseja cultivar;

– Coloque pedrinhas ou argila expandida no fundo do recipiente para drenar a água;

– Em seguida, ponha a terra;

– Por último, coloque a planta;

– Se desejar, pode jogar um pouco de adubo orgânico também.

Com os vasinhos prontos, você já pode começar a acomodá-los em sua horta vertical da maneira que achar mais funcional e visualmente agradável.

O que plantar na horta vertical?

o que plantar horta vertical

Seja para decorar ou para cultivar alimentos, a horta vertical oferece um clima bucólico

A escolha do que plantar no seu jardim depende de qual tipo você quer em sua casa. Se for apenas decorativo, opte pelas suas flores favoritas, plantas da espécie suculenta ou cactos, que são muito usados para decorar ambientes. Agora, se sua intenção for mesmo montar uma horta, onde você cultivará ingredientes para compor suas receitas culinárias, escolha as espécies de vegetais que brotam rapidamente depois da colheita.

Algumas hortaliças são perfeitas para esse tipo de plantio. Por exemplo, manjericão, orégano, alecrim, pimenta, rúcula, salsinha, coentro, almeirão, entre outras. Além de muito fáceis de cultivar, elas duram o ano inteiro. Alimentos como: pimentão, tomate-cereja, couve-flor e alho também são interessantes, pois possuem raízes curtas; logo, ficam perfeitas em vasinhos menores. E, certamente, suas refeições vão ficar muito mais saborosas! E aquela sensação gostosa de preparar as receitas com ingredientes retirados da sua horta! Bom demais, não é mesmo?

Uma dica marota: tome cuidado ao misturar diferentes tipos de plantas! Algumas não combinam entre si e isso prejudica seu desenvolvimento.

Quais os cuidados devo ter com a horta?

Uma vez que sua horta já está pronta, agora é só cuidar bem das plantinhas para que elas cresçam saudáveis e fortes. Faça uma boa pesquisa sobre cuidados especiais com cada tipo de planta, já que elas têm suas peculiaridades. Regue-as todos os dias com um borrifador e mantenha a terra sempre úmida. Isso evita pragas e insetos.

Manter a sua horta vertical é muito fácil e prazeroso. Além de realizar o sonho de ter uma plantação todinha sua, você pode usar a jardinagem para tirar o estresse e ter um momento único de paz, tranquilidade e bem-estar. E não podemos esquecer que sua casa fica muito mais bonita e agradável com um toque suave e delicado de natureza. E os temperos cultivados na horta farão toda a diferença na preparação dos alimentos!

 

Comentários

Populares