Vida saudável: Pratique exercícios no conforto da sua casa
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Vida saudável: Pratique exercícios no conforto da sua casa

Publicado em Esporte e Lazer por thaisa alves

Vida saudável: Pratique esportes no conforto da sua casa

Como está sua vida esportiva?

Todo mundo sabe que o corpo foi feito para se mexer. Aliás, como diz o Dr. Dráuzio Varella, o corpo é a única máquina que, quanto mais trabalha, melhor funcionam suas peças. Joelhos, cotovelos, pulmão, coração… Com os exercícios corretos, cada parte pode funcionar por muito mais tempo – claro, se você também mantiver hábitos saudáveis, como não fumar e evitar bebidas alcoólicas.

Só que nem sempre é possível manter aquele ritmo de exercícios físicos que desejamos. Alguns conseguem reservar um dia da semana para jogar futebol e, por mais que isso não traga muitos resultados, já é melhor que nada, certo? E, para quem não tem tempo de ir para a academia, sempre há alternativa.

A principal dica, antes de mais nada, é fazer uma consulta com seu médico. Para começar a se exercitar, é muito importante saber como está seu corpo e ver, principalmente, o quanto de exercícios você pode fazer por dia – ou semana.

Existem, porém, algumas dicas que são bem legais para você se manter em forma sem gastar muito tempo. Principalmente se você estiver no sagrado conforto do seu lar. Aí, não há desculpas, meu amigo! Arraste o sofá, coloque uma roupa bem confortável e vamos mexer esse corpo!

Para o coração

A bicicleta ergométrica é uma excelente opção de exercício

Se você mora em um imóvel pequeno, não há problemas! Existem ideias que pode ajudar. A primeira delas é uma bicicleta ergométrica. Foi-se o tempo que elas eram monstrengos que ficavam na sala atrapalhando o caminho. Hoje são máquinas bem legais e silenciosas, que inclusive possuem em alguns modelos telinhas mostrando dados importantes, como batimentos cardíacos e pressão.

Você pode fazer séries de exercícios que contemplam diferentes resultados. Por exemplo, ritmos de pedalada que priorizam o aumento de fôlego. Você também pode criar séries baseadas na força que exerce com as pernas quando o modelo da bicicleta tem regulagem de pressão. Em todos os casos, é sempre bom não forçar muito para você não dormir com os músculos doloridos.

Existem também esteiras para caminhada e corrida, ideal para quem não quer se arriscar na rua e, ainda assim, quer manter uma rotina saudável. É um excelente preparo também para atletas e para quem, um dia, pretende encarar uma maratona.

Para os músculos

Prefere puxar um peso? Conheça nossas sugestões

É possível fortalecer os músculos com exercícios simples feito em casa, sabia? E, se você fizer direitinho, pode ficar com resultado de academia e personal trainer.

Tonificar os músculos é importante para vários fatores, especialmente quando falamos de postura. Sentar direito, levantar direito e carregar pesos corretamente fazem com que seu corpo aguente bem mais o tranco durante o dia e não cause problemas nas costas.

O abdominal é um exercício super indicado, mas é preciso tomar cuidado sempre com a postura. E nessa hora um aparelho abdominal é um grande auxiliar, ao mesmo tempo em que torna o início – ou seja, aquela etapa até que o músculo comece a ganhar rigidez – um pouco menos difícil.

Quer carregar pesos? Nós temos opções sensacionais. Assim você consegue trabalhar grupos de músculos de forma individual e chegar nos resultados que deseja bem rápido. Mas seja esperto: comece sempre com os pesos mais leves antes de partir para os mais pesados. E lembre-se também que o exercício constante mantém você sempre saudável. Começar, parar por meses e depois voltar não é legal.

Para você se divertir

Tudo bem, talvez você não seja a pessoa mais fã de exercícios, mas mesmo assim é importante mexer o corpo. Que tal, então, misturar diversão e saúde? Você pode começar com uma mesa de pingue-pongue, caso more em uma casa grande e tenha um quintal.

Com o Kinect você se exercita de maneira divertida

Se você é do tipo tecnológico, pode optar por um Xbox com Kinect, aquele aparelho que reconhece movimentos e os transfere para a tela. Há vários jogos que você pode utilizar como verdadeiros professores de educação física. Corrida, boxe, boliche, arco-e-flecha… As opções são muitas e você só ganha com essas escolhas.

As opções para sair do sedentarismo e dar uma chacoalhada na atividade, mesmo sem sair de casa, são muitas. Com isso, acabam as desculpas de “não tenho tempo”. E você, vai ficar parado?

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