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A importância da ergonomia nos ambientes de trabalho e estudo

Publicado em Ergonomia por Juliana Ramos

Saiba mais sobre ergonomia

Imagem por Luis Ventura

Muitas pessoas já trabalham há algum tempo em sistema de home office. Outras, no entanto, diante do cenário que se instaurou no mundo, iniciaram essa prática há poucos meses. Esse novo cenário também se encaixa aos estudantes, que passaram a estudar por meio de vídeos e aulas remotas pelo computador, fazendo todos os seus deveres escolares em ambiente domiciliar.

Se essa é a realidade de sua família, é importante levar em consideração se este “novo” ambiente de trabalho e estudos está adequado para que todos desenvolvam as atividades de uma maneira mais prazerosa e confortável.

E você sabia que uma das práticas que deve ser incorporada neste “novo ambiente” e na rotina diária de todos é a ergonomia? Isso mesmo! A ergonomia está diretamente ligada a um bom desempenho e disposição para a realização das tarefas no dia a dia e impacta efetivamente no bem-estar, saúde e produtividade de cada um dentro da sua casa.

Afinal, ninguém consegue realizar muito bem as atividades se estiver com dores nas costas, mãos e punhos e visão prejudicada, não é mesmo? E o pior! Tudo isso acarreta em falta de concentração e memória, cansaço e desmotivação. Resumindo, manter uma boa postura é de suma importância para a saúde física e mental de cada um.

Mas, não se preocupe, ainda é possível se readequar e constituir um ambiente melhor de trabalho e estudos, o que irá auxiliar numa correta postura de todos, trazendo conforto e mais produtividade.

Hoje, há no mercado vários equipamentos e acessórios disponíveis e bem acessíveis, que auxiliam a ergonomia no dia a dia.

Vamos conhecer alguns deles?

– Cadeira e apoio lombar

Como é a sua cadeira? Ao sentar-se, é primordial que as costas fiquem eretas e com total apoio no encosto. Por isso, ela deve ser uma grande aliada para enfrentar horas de trabalho ou estudo sentado, seja em frente a um computador ou não. Se puder, invista em uma que tenha apoio para os antebraços, com regulagem de altura, para que o seu punho não fique tensionado e os braços permaneçam em um ângulo de 90º. Além disso, a cadeira precisa ter um assento confortável e um apoio lombar. Se sentir necessidade, há também os apoios de encosto, para realinhar a coluna.

A postura correta para ler

Imagem por Luis Ventura

– Apoio para os pés

Os seus pés e das crianças alcançam o chão quando se sentam corretamente na cadeira? Caso não, a solução é adotar um apoio ergonômico para os pés, que ajuda a relaxar a musculatura e melhora a circulação sanguínea dos membros inferiores, além de auxiliar no realinhamento da coluna lombar.

– Suportes para notebook

Mais um fator importante é olhar para a tela do computador sem que você levante ou abaixe a cabeça, evitando dores no pescoço e na coluna. O ideal é olhar para o centro da tela. Para isso, a cadeira deve estar ajustada na altura correta. Mas, se ainda assim não estiver legal, e se o instrumento de trabalho ou estudo for um computador portátil, você pode contar com os suportes para notebooks, deixando-o alinhado à altura dos seus olhos.

Posturas inadequadas que devem ser evitadas

Imagem por Luis Ventura

– Mouse pad e teclado

E é claro que não podemos esquecer de nossas valiosas mãos, não é mesmo? Então, que tal levar para a sua bancada um mouse pad ergonômico? Ele possui uma lombada em gel que permite apoiar o punho, deixando-o reto para se usar o mouse externo, proporcionando mais conforto e prevenindo problemas de saúde, como dores nas articulações ou lesões nos músculos. Há ainda os teclados flexíveis, que, por serem baixos e moles, causam menos impactos nos tendões.

Produtos ergonômicos que fazem a diferença

Imagem por Adriano Cantero

Com certeza, essas dicas vão ajudar a todos em sua casa no dia a dia, mantendo uma postura correta e proporcionando um ambiente mais agradável e produtivo.

Mas, não se esqueça: é importante, também, fazer algumas pausas, viu? Pois, mesmo praticando uma boa postura, horas na mesma posição podem fazer mal para a circulação sanguínea e a musculatura. Então, a cada 2 horas de trabalho ou estudo, faça um intervalo. Levante-se, caminhe, alongue braços, costas, pernas, dedos e mãos e descanse a vista. Afinal, saúde e bem-estar são tudo! Não é verdade?

Dicas de como manter a postura correta

Imagem por Luis Ventura

Se você chegou até aqui, com certeza já está expert em ergonomia. Mas, caso tenha restado alguma dúvida, aproveite para dar uma olhada em nosso vídeo e aprender um pouco mais sobre o assunto. 😉

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