Tudo o que você queria saber sobre cafeteiras de cápsulas
Home / Eletroportáteis / Tudo o que você queria saber sobre cafeteiras expresso de cápsulas

Tudo o que você queria saber sobre cafeteiras expresso de cápsulas

Publicado em Eletroportáteis por thaisa alves

cafe-expresso

Café expresso feito com cafeteira com cápsula

Fazer café em casa para suas manhãs, tardes ou para receber as visitas é uma delícia. E se o que você quer é café expresso, a gente tem a solução ideal para você fazer rapidamente e sem precisar desenvolver habilidades especiais. Aqui compilamos tudo o que você precisa saber sobre cafeteiras expresso com sistemas de cápsulas.

Por que comprar uma cafeteira expresso de cápsulas?

O café expresso é um tipo de café muito popular, criado na Itália e que percorreu o mundo. Vem da palavra espresso que quer dizer na pressão, que a partir da aplicação de pressão no processo resulta em um café com sabor elevado e uma cremosidade natural.

Mas, como qualquer técnica avançada, operar uma máquina de café expresso não é muito simples. Requer muito treino, muitas tentativas e erros até chegar ao resultado. Se você quer facilidade, optar pela cafeteira elétrica de cápsulas é a melhor saída.

Como funciona o sistema de cápsulas?

cápsulas de café nespresso

Cápsulas de café dos mais variados sabores

Uma cafeteira de cápsulas funciona a partir da pressão, como as cafeteiras expresso, mas você não vai precisar se preocupar em ter um moedor de café ou com a sujeira do pó.

A medida certa do pó e o gerenciamento da água que vem aquecida do reservatório são feitos automaticamente. O café expresso cai na xícara e a cápsula, depois do uso, é descartada, sem sujeira.

Este método de preparo traz um café semelhante ao de uma cafeteira, ideal para servir, e sem perder tempo. Você prepara seu café da manhã ou o café da tarde para os familiares sem deixar o convívio com eles por muito tempo.

Quais são as principais marcas de cafeteiras expresso de cápsulas?

No mercado existem três famosas fabricantes de cafeteiras de cápsula: a Nespresso, da fabricante de mesmo nome; a Dolce Gusto, da Arno; e a TRES, da Três Corações. Cada máquina tem suas particularidades:

A cafeteira Nespresso tem uma linha de grand crus, que é como chama os seus cafés, e se destina apenas a diferentes sabores de café. Há opções de máquinas adicionais ou mais avançadas para o preparo de outras bebidas quentes, mas apenas com base em café. Se destaca pela variedade de sabores de café expresso.

A cafeteira Dolce Gusto, da Arno, e a máquina TRES, da Três Corações são semelhantes em funcionamento e se chamam de máquinas “multibebidas”, que contemplam, além de café expresso, chás e chocolates. A cafeteira Arno também é capaz de preparar bebidas geladas, ampliando mais este leque.

Como eu faço para conhecer os sabores de café expresso?

cafe-cafeteiras-espressas

Um gosto de café diferenciado

As máquinas costumam trazer consigo cápsulas de amostra de cada uma das variações. É uma espécie de boas vindas oferecida pela fabricante e uma amostra do que contempla o seu catálogo.

Prove e marque os seus preferidos. Se precisar, recorra ao site oficial de cada uma das cafeteiras e explore as opções de bebidas oferecidas por cada uma delas.

Onde eu compro as minhas cápsulas?

Tanto a Arno quanto a Três Corações tem um acordo de distribuição de cápsulas em supermercados. Encontrar cápsulas para estas cafeteiras expresso não é difícil, o que aumenta a praticidade.

Quem optar por uma Nespresso precisará recorrer a lojas especializadas que estão presentes nas maiores capitais e grandes cidades, ou ainda encomendar online. A fabricante diz que não vende estas cápsulas no mercado para ter controle sobre a qualidade do café, por conta de condições de armazenamento do produto.

O plugue da cafeteira é maior que a minha tomada, como assim???

O padrão brasileiro de tomadas contempla diferentes amperagens. Há tomadas de menor capacidade, de 10 amperes, e tomadas de maior capacidade, com 20 amperes.

Equipamentos como fornos de micro-ondas e as cafeteiras expresso consomem mais energia elétrica e, portanto, precisam de uma tomada maior. Cozinhas de instalação moderna já foram preparadas para ela, procure a tomada adequada em sua cozinha.

Caso contrário, peça a um eletricista que altere a tomada para você. O processo é simples e rápido. As fabricantes não recomendam o uso de adaptadores que poderiam, em alguns casos, levar a sobrecarga na rede elétrica.

Estas cafeteiras vaporizam leite?

Para algumas bebidas como o amado capuccino é preciso vaporizar leite. As máquinas de cápsula de entrada não possuem vaporizador, mas há algumas opções mais avançadas que trazem este recurso.

A Nespresso ainda tem um acessório extra chamado Aeroccino, que é capaz de vaporizar o leite gelado ou quente para preparo de bebidas diferentes.

Como se faz a manutenção da máquina?

Consulte o manual da sua máquina para as dicas de manutenção e limpeza. Descarte corretamente as cápsulas depois do uso e abasteça o reservatório de água de sua máquina sempre com água mineral ou com água filtrada.

Com o tempo será preciso realizar um processo chamado descalcificação. Procure junto à fabricante kits de descalcificação, que são fáceis de utilizar e podem ser feitos por você mesmo em casa.

Em caso de problemas na máquina, entre em contato com a assistência autorizada.

Comentários

Populares