Qual a diferença entre filtro e purificador de água?
Home / Eletroportáteis / Qual a diferença entre filtro e purificador de água?

Qual a diferença entre filtro e purificador de água?

Publicado em Eletroportáteis por thaisa alves

Tudo o que você precisa saber sobre Purificadores de Água

Hidrate seu corpo e sua saúde

Um dos cuidados mais simples para manter nossa saúde em dia é a ingestão diária de pelo menos um litro de água. Ela é essencial para o bom funcionamento de nosso organismo, é usada para lavar as frutas e legumes, higienizar a mamadeira e as chupetas para as crianças e para cozinhar. Por isso, a qualidade da água que ingerimos em nossa casa é fundamental, sempre livre de micro-organismos nocivos à nossa saúde.

Hoje em dia você encontra em qualquer supermercado uma grande variedade de águas engarrafadas, com as mais diversas características e faixas de preço. Mas além de pouco práticas, pois são volumosas e precisam de espaço para serem armazenadas em casa, podem ser também caras e comprometer o já tão apertado orçamento familiar.

Por isso, vale considerar a aquisição de um purificador ou o filtro de água. Eles são práticos e fáceis de instalar e o investimento inicial se dilui conforme o uso do produto, provando ser bem mais barato que a compra constante de galões e garrafas de água – fora o tanto de espaço que ocupam.

Se você já se decidiu por trocar as diversas idas ao supermercado pela praticidade de só precisar ir até a cozinha para se refrescar, continue lendo e pegue as dicas para escolher o modelo certo para atender suas necessidades e as da sua família.

Entenda antes de comprar

Água pura na sua casa!

Se você está na dúvida entre um filtro ou purificador de água, chegou a hora de conhecer as principais diferenças entre cada um e principalmente os benefícios que cada um pode trazer para seu dia a dia.

Filtros de água são versões mais simples, que funcionam a partir de uma vela central que retém impurezas. Eles são capazes de eliminar a sujeira da água e não precisam utilizar energia elétrica. A grande maioria desses filtros têm preços mais acessíveis quando comparados com os purificadores de água.

Em compensação, os purificadores de água possuem uma série de vantagens extras, oferecendo uma ampla gama de cuidados com a água que você vai utilizar. Mesmo entre os purificadores, existem tanto os modelos que necessitam de energia elétrica para desempenhar suas funções quanto os que funcionam sem precisarem ser ligados na tomada.

E além do elemento filtrante principal, oferece outras camadas de purificação e tecnologias especiais – como lâmpadas que emitem raios ultravioletas que atuam nas bactérias. O nível de limpeza varia de acordo com o modelo e com o fabricante, podendo ir de P1 (o mais intenso, que retém as menores partículas) ao P6, o mais básico.

Você já encontra no mercado alguns purificadores de água com níveis de filtragem capaz de remover até mesmo a menor bactéria conhecida pelo homem, a E C1. Esses modelos possuem filtros com tripla filtragem, que chegam a remover até 99% do cloro existente na água.

Este é um cuidado fundamental na rotina da sua família, já que o uso do aparelho certo pode evitar o surgimento de inúmeras doenças e problemas graves de saúde, causados na maioria das vezes pelo consumo de água não filtrada, como é de conhecimento da maioria das pessoas.

No momento da compra – seja de um filtro ou de um purificador de água – cheque se o produto tem selo de certificação do Inmetro, que avalia a capacidade dele oferecer água saudável.

Outro cuidado é importante é manter a limpeza sempre em dia, tanto do filtro quanto do purificador. Isso garante a maior durabilidade do produto e que você pode contar com a água mais pura e limpa possível.

Tipos de lavagem

Tão importante quanto escolher o produto de alta qualidade é fazer a manutenção adequada no mesmo. A limpeza é a garantia de que os elementos filtrantes continuarão a realizar o seu processo de purificação da água, dentro da autonomia prevista para o modelo.

Você pode encontrar purificadores de água com diversos processos de limpeza no mercado. O que pode determinar sua escolha são a praticidade e o resultado obtido com cada um. A mais comum é a retrolavagem, feita diretamente no elemento filtrante e as demais, em áreas externas de coleta e escoamento da água purificada.

A retrolavagem pode ser encontrada na linha de filtros que ficam acoplados na rede de abastecimento de água. Neste tipo, libera-se um contra fluxo através de uma torneira especial uma vez por semana. O retorno da água libera as partículas que foram filtradas durante o período. Por ser uma limpeza física, necessita de um aparato especial, como um balde ou área de escoamento própria.

Já os demais tipos de limpeza são realizadas na parte externa ou em compartimentos coletores ou escoadores de água purificada. Existem ainda modelos de purificadores com torneiras desmontáveis, por exemplo, nos quais você pode limpar a gordura e sedimentos da mão do usuário que costumam ficar nessa área. Outros são purificadores com bandejas coletoras para eliminar a água que se acumula ali sem uso, o que evita a contaminação externa. Os purificadores com grades removíveis também funcionam muito bem. Eles possuem um custo-benefício atraente, apesar de serem um pouco mais trabalhosos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre filtros e purificadores de água, chegou a hora de escolher o seu. Visite nosso site, escolha o modelo que melhor atende às suas necessidades e dê adeus às sacolas pesadas e aquele monte de garrafas espalhadas pela casa. Seu purificador de água vai chegar direitinho na sua casa e você nunca mais vai ter trabalho para beber água e cuidar da sua saúde.

Comentários

Populares