Batedeira Planetária: Por que ela é tão famosa? | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Eletroportáteis / Por que a batedeira planetária é tão famosa?

Por que a batedeira planetária é tão famosa?

Publicado em Eletroportáteis por Samadi Coelho

batedeira planetária profissional

A batedeira planetária possui apenas uma haste, mas serve por duas!

Se você assiste a programas culinários, já deve ter percebido que os chefs adoram ostentar a sua batedeira grande, pesada, imponente e lindamente esmaltada.  Muito mais do que um simples eletroportátil, a Batedeira Planetária é um ícone de design e performance em uma cozinha.

Por ser o modelo mais potente do mercado e campeão em agilidade, a batedeira planetária é a queridinha dos famosos chefs de cozinha e confeiteiros. Por outro lado, esse produto necessita de um investimento maior do que as batedeiras tradicionais, mas, mesmo assim, faz parte dos sonhos de consumo daqueles que estão sempre na cozinha preparando receitas.

Embora a batedeira planetária possa ser usada por qualquer pessoa, ela é recomendada principalmente para profissionais que atuam em estabelecimentos, como restaurantes, confeitarias, padarias e pequenos negócios.

Em geral, existem três tipos de batedeiras mais procurados pelos consumidores, sendo elas: portátil, orbital e planetária. É importante se atentar ao modelo ideal para cada tipo de uso e frequência, dependendo da necessidade.

Batedeira Portátil: simples e prática

batedeira portátil comum tradicional

Ainda que portátil, há opções de modelos com o corpo fixo

Essa batedeira, conhecida como tradicional ou portátil, é indicada para quem não precisa utilizá-la todos os dias. Além da sua praticidade, costuma ser mais leve e com preço mais acessível.

A batedeira tradicional leva facilidade ao preparar um bolo para o café da tarde, por exemplo, pois é portátil e se encaixa em diversas tigelas. Existem também modelos que possuem uma base de apoio, o que possibilita a utilização de forma fixa.

Essa batedeira é perfeita para misturas mais leves, como bolos, mousses, claras em neve, chantilly, pequenas quantidades de sorvete, panquecas, cremes e recheios leves. Apesar de preparar massas homogêneas, esse modelo comum só faz um tipo de movimento, que é o de rotação sempre em seu eixo.

Batedeira Orbital: para uso frequente

batedeira orbital movimento translação

Com o fim dos respingos, esse modelo oferece um festival de cores em sua cozinha

Esse modelo de batedeira é o mais indicado para quem gosta de colocar a “mão na massa” e preparar receitas mais encorpadas, como pães e pizzas. A batedeira orbital é ótima para quem não necessita de um eletroportátil profissional, mas procura por um modelo intermediário, com potência mais elevada do que a batedeira portátil.

Geralmente, é acompanhada por três tipos de batedores: para massas leves, médias e pesadas, além de uma tigela. A batedeira possui movimento de translação em seus batedores, que giram bem próximos à parede da tigela, misturando a massa com maior rapidez e eficiência.

A batedeira orbital apresenta maior potência e mais opções de velocidade (em comparação aos modelos tradicionais), podendo ser combinadas de acordo com o tipo de receita, de preparo e do batedor que for utilizado.

E a mais completa de todas: a Batedeira Planetária

batedeira planetária profissional

Ótima escolha para quem quer adquirir um aparelho para uso mais intenso

A batedeira planetária é sucesso absoluto entre os amantes da cozinha! E sabe por quê? É excelente para receitas complexas, sendo capaz de preparar massas mais homogêneas e aeradas.

Por ser mais veloz, esse tipo de batedeira oferece grande variedade de acessórios, entre eles, batedores mais resistentes e sofisticados com movimentos rápidos, tornando-a uma verdadeira ferramenta de trabalho.

Seu grande diferencial é o tipo de movimentação: o de translação, o mesmo dos planetas. Nesses modelos, os batedores combinam movimentos de rotação no próprio eixo com movimentos de translação, abrangendo toda a tigela. O resultado é uma massa muito mais sovada, misturada e bonita.

Com tradição de 30 anos no mercado, a Arno lançou a primeira batedeira planetária no Brasil, ampliou sua linha e vem ganhando muitos admiradores com a edição do modelo Deluxe.

Indicada para quem busca performance e agilidade, a Deluxe conta com robustez em seus acessórios, batedores de metal e tigela de 4 litros, permitindo que sejam preparadas receitas maiores. Além disso, oferece funcionamento bem ajustado e “início suave”, um avanço gradual da potência que pré-mistura os ingredientes e evita respingos fora da tigela.

Seguindo a linha de batedeiras planetárias com valores mais acessíveis, você pode optar pela Mondial Profissional Premium. Com design surpreendente e desempenho extremo, o produto vem com 3 batedores de metal, tigela extra grande com seletor antirrespingos e 300W de potência, tudo em uma estrutura funcional e preparada para massas mais pesadas.

batedeira planetária comércio padaria confeitaria

Ideal para docerias, padarias, confeitarias e quem adora fazer pães e pizzas

As batedeiras planetárias da Oster se destacam pelo seu excelente custo-benefício e maior durabilidade de uso com eficiência, sendo perfeitas para massas pesadas, leves e misturas de todos os tipos. O design sofisticado e o acabamento cromado permitem leveza e facilidade durante o desmonte, encaixe das peças, remoção da tigela e despejo dos ingredientes.

Em seus acessórios, a Oster Planetária inclui batedores de alumínio fundido, aço inox e tigela padrão de 4 litros. Alguns modelos apresentam 8 ou 12 níveis de velocidade para o preparo das mais variadas receitas.

Outra dica é o modelo Mix Pro, da Tramontina, que atrai os olhares pelo seu design diferenciado, corpo de alumínio fundido na cor vermelha e tigela com alça de aço inox.

Com funcionamento silencioso, essa batedeira planetária cumpre com louvor todas as funções que oferece, como ajuste automático de potência para massas leves ou pesadas, sistema de proteção do motor contra sobrecargas (para massas muito pesadas) e proteção contra respingos.

Conhecida como uma verdadeira obra de arte, a Batedeira Planetária KitchenAid é uma das mais conhecidas e requisitadas do mercado. Isso se deve ao seu design exclusivo em várias tonalidades modernas, resistência, capacidade e praticidade.

Conquistando fãs e defensores ao redor do mundo, a KitchenAid oferece 10 velocidades para maior precisão na mistura das massas, corpo de metal para facilidade na hora da limpeza e mais de 10 acessórios, que podem ser adquiridos separadamente. Mais que uma batedeira, um centro culinário!

Comentários

Populares