Home / Eletroportáteis / Como preparar um delicioso café? Descubra no Guia de Compras!

Como preparar um delicioso café? Descubra no Guia de Compras!

Publicado em Eletroportáteis por Talita Freitas

como preparar café

Conheça as diversas maneiras de preparar um delicioso cafezinho

O despertador toca às 6h da manhã. Você coloca na soneca por mais 10 minutinhos só para mais um cochilo. A sensação é de que passou apenas 1 minuto e o alarme dispara novamente. Não tem jeito: é preciso levantar e começar seu agitado dia. Mas, você já sabe o que fazer para acordar de vez e ganhar disposição para começar suas atividades, não é? O café, claro!

Durante a tarde, após o almoço, bate aquele sono. E o que você mais deseja neste momento? Café! E quando aparece uma visita inesperada e você não sabe o que servir? Oras, umas bolachinhas já resolvem, principalmente se estiverem acompanhadas por quem? Como pode ver, essa bebida tão amada pelos brasileiros é muito requisitada e vai bem em qualquer hora do dia (à noite é bom maneirar para não perder o sono).

Por isso, saber como se prepara um cafezinho bem saboroso é quase lei para quem não o dispensa no dia a dia. Aqui no Guia de Compras daremos dicas bem úteis a você que é exigente e gosta de consumir sua bebida favorita com um sabor e cheirinho irresistíveis.

Tipos de Café

tipos grãos café

Você sabia que existem vários tipos de grãos de café? São eles que determinarão a intensidade e sabor da bebida

Para começar, é interessante conhecer a variedade de café que encontramos no mercado atualmente. Dependendo do tipo, o sabor e o aroma mudam, então escolher aquele que mais agrada é sempre bom para garantir um consumo prazeroso. Preparados?

Café Arábica – Proveniente de uma planta que nasce nas montanhas da Etiópia, este tipo de grão possui 50% a menos de cafeína, porém seu teor de açúcar é maior. O Arábica dá origem aos cafés finos produzidos no mundo inteiro;

Café Bourbon – Um dos grãos mais conhecidos do mundo, é derivado do Arábica. Possui notas mais achocolatadas e um aroma forte e marcante;

Café Kona – Cultivada em Kona, no Hawaí, esta variação, para muitos, produz o melhor café do mundo. Pode se dizer que o Kona é o verdadeiro café gourmet;

Café Catuaí – Possui doçura natural, por isso, se preferir, nem precisa adicionar açúcar para apreciá-lo;

Café Acaiá – Esta variação tem um sabor mais suave, achocolatado e apresenta notas que remetem a frutas.

Escolha o modo de preparo

maneiras de preparar café

Coador ou cafeteira? Independente do utensílio utilizado, seu cafezinho sempre terá aquele aroma irresistível

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de grãos existentes, está na hora de conferir qual a melhor forma de preparar seu cafezinho. Existem várias maneiras de fazer a bebida. O que diferencia uma da outra é o resultado que cada uma apresenta no final do processo.

Com coador – Com certeza, a forma mais tradicional de preparar café. Seja utilizando coador de pano ou de papel, este tipo de preparo é muito simples e proporciona uma sensação de nostalgia. Basta esquentar a água até que ela comece a formar bolhinhas, colocar a quantidade desejada de pó no filtro, acomodá-lo sob um bule e despejar a água quente. O resultado é um cafezinho saboroso e suave;

Cafeteira Italiana – Este modo de fazer café resulta em uma bebida mais forte, mas não chega a ser uma bebida expressa. Neste caso, é necessário encher o compartimento inferior da cafeteira italiana com água, acrescentar pó de café (de preferência fino) na parte de cima e colocá-la em fogo alto. Daí, é só esperar ferver e quando o recipiente de cima estiver cheio, significa que o café está pronto;

A Cafeteira Italiana Bialleti é um típico modelo, vem com copo de alumínio polido, válvula de segurança e tem capacidade para 3 xícaras.

como preparar café cafeteira elétrica italiana

As cafeteiras elétricas Mondial e Britânia e a cafeteira italiana Bialleti são ótimas escolhas para quem não vive sem um cafezinho

Cafeteira Elétrica – A solução para quem quer tomar café com frequência, mas não quer perder tempo no preparo. Você só precisa colocar água no local indicado, o pó de café no filtro e ligar o interruptor. Pode deixar, pois a própria cafeteira esquenta a água, despeja-a sob o pó e passa a bebida. Alguns modelos desligam sozinhos quando o processo termina.

A vantagem deste tipo de eletroportátil é que você pode escolher a intensidade do seu cafezinho, alterando as medidas de água e pó de acordo com sua preferência. Por isso, geralmente, essas máquinas vêm com colher dosadora e graduação para acrescentar a quantidade certa dos ingredientes.

A Mondial Dolce Arome, e a Britânia Thermo são exemplos de cafeteiras elétricas que além de eficientes, ainda dão um toque especial na decoração da cozinha.

como preparar café cafeteria espresso

O café espresso é popular e conhecido por ser incorpado e ter um sabor forte. Com a cafeteira Mondial você prepara o seu próprio espresso e cappuccino

Cafeteira de Espresso – Expresso ou espresso? As duas formas de escrever estão corretas. A nomenclatura nos faz pensar que o café fica pronto rapidamente (o que também é verdade), mas na verdade este nome vem de pressão, espremer. Ou seja, a bebida é feita “na pressão”. Por esta razão, o cafezinho feito neste tipo de cafeteira é mais encorpado e forte, com sabor acentuado. São 3 as maneiras de fazer café espresso: com sachê, pó ou cápsula.

Talvez as mais conhecidas sejam as Dolce Gusto e Nespresso, que utilizam cápsulas de diversos sabores. Tanto elas, quanto as máquinas de sachê são extremamente fáceis de usar. É preciso somente encaixá-los no compartimento específico, colocar água e apertar o botão para começar o preparo.

como preparar café dolce gusto nespresso

A Dolce Gusto e a Nespresso são as mais populares entre as cafeteiras de espresso

A Arno Dolce Gusto Piccolo prepara tanto bebidas quentes, quanto frias, enquanto a Nespresso Mini D30 vem com Aeroccino, acessório que produz uma espuminha cremosa no leite, e kit boas vindas com cápsulas de diferentes sabores para você.

Já as que usam pó apresentam suas próprias variações. Algumas aceitam apenas grãos moídos, outras são capazes de moerem os grãos. Existem ainda as que vaporizam o leite, facilitando o preparo de cappuccinos, por exemplo. A Cafeteira Expresso Mondial Coffee Cream trabalha com 15 bar de pressão e prepara café e cappuccino.

Versatilidade e sabor

receitas café

O café é usado em várias receitas de bebidas quentes e frias. Seu gosto peculiar combina com leite, chocolate e chantilly

Um dos grandes atrativos do café é sua versatilidade. Além das variações do cafezinho puro, como o café curto, longo, americano, espresso e ristretto, você ainda pode apreciar receitas deliciosas que levam outros ingredientes. Quem nunca se deliciou com um café com leite caprichado, um cappuccino, um mocha ou um macchiato? O café em pó solúvel também é bastante apreciado, já que é a maneira mais prática de preparar a bebida.

Além de ingredientes variados para misturar com o cafezinho, alguns acessórios contribuem para um consumo mais interessante da bebida. Por exemplo, moer os grãos na hora do preparo garante um café mais encorpado e saboroso, por isso, ter um moedor de grãos se torna bastante útil. Outro acessório importante é o suporte para coador, que garantirá que a filtragem da bebida seja rápida e eficiente. As famosas garrafas térmicas salvam a vida de quem prefere levar o cafezinho para degustar no carro, trem ou ônibus. Lá a bebida se mantém quentinha e saborosa.

Fazer café é uma arte que requer talento, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Como mostramos neste artigo, esta bebida atende a todos os gostos, por isso, basta descobrir qual a melhor maneira de prepará-lo para que ele fique do jeitinho que você gosta. Bom, espero ter ajudado e com licença, pois vou tomar meu cafezinho.

Comentários

Populares