TV Digital: Mais qualidade de som e imagem | Guia de Compras
Home / Eletrônicos / Seja Digital! Uma Nova Era, som e imagem de alta qualidade!

Seja Digital! Uma Nova Era, som e imagem de alta qualidade!

Publicado em Eletrônicos por Isaura Naffin

sinal-tv-digital

Imagem e som de qualidade com o sinal Digital

Você já deve ter escutado ou lido o slogan ‘Seja Digital’ e deve saber que em breve o sinal analógico será desligado definitivamente, mas sabe o por quê dessa mudança? Não? Fique tranquilo, porque o Guia de Compras lhe explica! A tecnologia 4G já vem sendo usada no Brasil para que os usuários acessem a internet, isso de forma mais rápida do que as outras conexões, mas ela ainda não consegue chegar a todos os lugares, por isso foi necessário essa alteração, e com o desligamento do sinal analógico a faixa de frequência de 700MHz será liberada para o 4G, que é uma conexão ultrarrápida e todos os brasileiros serão contemplados, e funciona com eficiência até mesmo em ambientes fechados separados por paredes. E você sai ganhando com isso, pois poderá assistir sua programação favorita com imagem e som de cinema na sua tv digital, além de poder aproveitar o 4G no tablet, smartphone e notebook.

Essa mudança já vem sendo feita há algum tempo e foi criado um cronograma de desligamento para cada cidade, esse foi decidido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Para saber quando a sua cidade receberá totalmente o sinal Digital ligue para 147 ou entre no site Seja Digital , lá você encontra todas as informações. Brasília foi a primeira capital a ser 100% Digital, e no dia 29 de março de 2017 São Paulo também entrará para o ‘grupo dos digitais’.

Então é preciso ficar atento, porque quando o sinal analógico for desligado a programação dos canais abertos será ‘cortada’, e sua TV deve ser compatível para que continue funcionando perfeitamente. Já existem televisores com conversores digitais embutidos e geralmente são identificados com o selo DTV, aí é só conferir a antena. Se a televisão não tem esse selo ou é do modelo Tubo, provavelmente ela não é digital, nesse caso será necessário utilizar um conversor digital. E o melhor, os canais abertos funcionam com a mesma qualidade dos canais fechados, mas você não precisa gastar dinheiro pagando mensalidades.

Antena UHF, a mais adequada para receber o sinal na sua TV digital

Depois de verificar se a sua TV é compatível é necessário verificar se a antena que tem no local também é a melhor escolha, porque a antena UHF – instalada externamente no telhado da casa – é a mais indicada, pois é capaz de capturar eficientemente o sinal digital. Já as internas são mais restritas, e pode ser que não funcione perfeitamente. Em prédios e condomínios é possível usar a antena Coletiva, então fale com o síndico para saber se já possuem esse tipo de aparelho.

Sintonizando os canais!

Para curtir sua programação usufruindo da qualidade de imagem da TV digital você precisa sintonizar os canais, pois muitos ainda estão sendo migrados de analógico para digital. Durante esse processo é necessário buscar os canais da televisão, mas é simples, veja abaixo como fazer:
1 – Pegue o controle do televisor – para as que já possuem conversor digital embutido – ou o controle do receptor – no caso de adquirir separadamente
2 – Aperte o botão ‘Menu’,
3 – Selecione a opção ‘Busca de Canais’ ou ‘Sintonizar Canais’,
4 – Aguarde enquanto os canais disponíveis são encontrados, depois disso, pronto, já pode aproveitar a qualidade do sinal Digital.

fim-sinal-analogico

Finalização do Sinal Analógico, país 100% Digital

2018, o ano que marcará o fim do sinal analógico!

Imagens nítidas e áudio de qualidade sem interferências e ruídos serão ‘degustados’ por toda a população brasileira nas suas tvs, isso porque a previsão é que até 2018 o sinal analógico seja desligado, mas a transição completa do sinal digital ocorrerá até 2023. Ao visualizar as cenas você notará como os detalhes e as cores são transmitidas com maior nitidez e realismo, os seus olhos agradecem! Os programas que mais gosta continuarão no ar, apenas o canal vai ser alterado em cada região. E facilmente você pode saber se já está recebendo o sinal digital ou não, porque quando estiver perto do fim do analógico na sua cidade aparecerá um logotipo indicando que está ativo o sinal analógico, e quando acontecer a migração ela não aparecerá mais.

kit-conversor-digital-governo-antena-controle-remoto-receptor

O governo distribui Kit com Conversor Digital, Antena e Controle Remoto

Quem tem direito ao kit digital gratuito distribuído pelo Governo?

Caso seja beneficiário ativo de algum Programa Social do Governo Federal, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida ou outro, você tem direito gratuito ao Kit composto por antena, receptor digital e controle remoto, mas para isso é necessário realizar um agendamento online colocando o seu NIS ou CPF, se for contemplado pode selecionar o ponto de retirada que fica mais perto da sua casa, depois vá até o local com o número NIS e documento de identificação com foto para receber o kit gratuitamente. Depois basta instalar na sua residência e assistir sua programação com alta qualidade de som e imagem. Ah, e você pode cadastrar o código do seu Kit e concorrer na promoção ‘Instalação Premiada’, são diversos prêmios por semana.

seja-digital-ead

A EAD é a responsável pelas mudanças para sinal Digital

Seja Digital, a EAD é a responsável pela migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil

A Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD) é a empresa responsável no Brasil por tornar realidade o sinal digital, e foi elaborada por exigência da Anatel pela associação das operadoras de celular Algar, Claro, Tim e Vivo, e a responsabilidade de informar a população é toda dela, então fazem muitas ações publicitárias com o intuito de esclarecer todas as dúvidas e indicar quando cada região terá seu sinal alterado. O trabalho começou em Abril de 2015 e deve ser finalizado em 2018 (cronograma definido pela portaria 378 do antigo Ministério das Comunicações), mas até lá a EAD vai acompanhar a distribuição de Kits, transferir os canais nas frequências e certificar o bom funcionamento dos sinais da TV e 4G, isso depois que o sinal analógico for totalmente desligado.

Onde descartar minha tv de tubo?

Você sabia que é de grande importância se desfazer corretamente dos eletrônicos? Com a mudança do sinal analógico para o digital muitas pessoas vão acabar adquirindo TVs novas com conversores já embutidos, então ao ‘jogar fora’ sua televisão de tubo pense no meio ambiente e descarte em algum ponto de coleta de eletrônicos da sua cidade. Essa medida evita que as peças de plástico e elementos químicos poluentes acabem sendo jogados de qualquer maneira, prejudicando o solo e as pessoas. Seja consciente!

Comentários

Populares