Óculos VR e Realidade Virtual | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Eletrônicos / Óculos VR : a realidade do mundo virtual saltando diante dos seus olhos!

Óculos VR : a realidade do mundo virtual saltando diante dos seus olhos!

Publicado em Eletrônicos por Isaura Naffin

Imersão Óculos VR

Games, vídeos e apps mais alucinantes com os óculos VR

O mais novo queridinho dos gamers são os óculos VR, um acessório que leva os usuários para dentro do jogo por meio da realidade virtual. E a galera que curte jogar deve saber que, na Brasil Game Show 2017, as empresas disponibilizaram testes com esses dispositivos nos aclamados games Resident Evil7: Biohazard e Batman: Arkhan VR para que o pessoal pudesse sentir um pouco da emoção e imersão produzidas pela VR.

Após anos de desenvolvimento, os aparelhos chegam ao mercado com boa resolução para revolucionar. O valor alto de alguns modelos pode até ser um lado negativo, mas a experiência proporcionada é algo único. Entre no mundo 3D e tenha uma experiência realista, como se fizesse realmente parte do cenário.

Parou para analisar que é tudo simples e inteligente? Porque, ao colocar os óculos VR no rosto, a pessoa se “transporta” para outro local! O que era visto apenas em filme… Hoje é pura realidade. Quem testa os óculos VR relata que, ao utilizar esse acessório, o mundo à sua volta parece não existir! Pois, a pessoa entra de fato na história do game com exibição de conteúdo em 360°, porque pode virar a cabeça para todos os lados e mesmo assim acompanhar cada detalhe da cena.

Óculos VR 3D Samsung

Gear VR Samsung – Créditos: http://www.samsung.com/br/wearables/gear-vr-2017/

O mercado já oferece algumas versões de óculos 3D, mas vale lembrar que os aparelhos devem contar com configurações que deem suporte para que os óculos funcionem corretamente. O modelo Gear VR, da Samsung, é um gadget que funciona em smartphones Galaxy e é compatível tanto com USB tipo C quanto de micro USB. Seu ângulo de visualização é amplo; e o sensor de movimento, extremamente preciso.

O óculos Vive HTC garante gráficos sensacionais e sistema de orientação Chaperone para saber a limitação da área de jogo. Ele dá total liberdade para explorar e interagir com o mundo virtual.

Óculos PlayStation VR

PlayStation VR Sony – Crédito: https://www.playstation.com/pt-pt/explore/playstation-vr/

O PlayStation VR permite visualizar locais em 3D de maneira hiper-realista. Por meio da tela 5,7″OLED personalizada, os gráficos apresentam fluidez e baixa latência, criando um universo de jogo totalmente envolvente. O Headset permite nova dimensão de som com áudio 3D. Assim, o jogador ouve com precisão a direção e a distância dos sons.

Ah! Não só os games que podem ser aproveitados com os óculos de realidade virtual. Não hesite em assistir a vídeos, acessar aplicativos e outras opções de entretenimento compatíveis com essa tecnologia, que veio para dominar e revolucionar a maneira como vemos as “coisas”. Imagine que show visualizar nesse aparelho filmes de zumbis? Ou alguém descendo rapidamente em uma montanha russa? Dá até calafrio de pensar!

Muitas empresas prometem novidades com essa tecnologia que veio para ficar. Exemplo disso é a utilização do óculos virtual para conseguir ver o ambiente completo de uma cozinha, do quarto, da sala…A realidade virtual vem proporcionando uma nova forma de ver o mundo e interagir com ele.

Realidade virtual nos games!

Na plataforma PS4, os competidores já podem inovar na maneira de jogar com os games VR, desenvolvidos exclusivamente para serem utilizados com óculos compatíveis. Confira Starblood Arena, Job Simulator, DriveClub, Batman Arkham, entre outros.

É bom saber que alguns modelos de óculos de realidade virtual já chegam pra você com acessórios que promovem mais liberdade para brincar e entrar nesse mundo único. Mas, também é possível adquirir acessórios separadamente. A Sony tem o Controlador de mira PS VR, o PlayStation Camera, PlayStation Move, Plantronics RIG 4VR, entre outros. Cada marca conta com itens exclusivos.

Sensações com os óculos virtuais 3D!

Óculos Realidade Virtual

Realidade Virtual – Créditos: http://www.samsung.com/cz/wow/SM-R322NZWAXEZ/

A experiência com os óculos de realidade virtual é tão imersiva que até o sensorial fica aguçado! Sons são ouvidos conforme a densidade real. A pessoa sente, por exemplo, o balanço da gaiola ao descer no fundo do mar e até tenta se segurar em apoios para pegar plantas e peixinhos que, na verdade, só existem ali naquele mundinho virtual.

Já viram na internet vídeos engraçados com as pessoas colocando os óculos nos pais ou avós, e eles gritando loucamente? Se nunca viram, vale a pena conferir esses momentos, pois neles é possível observar que o usuário realmente se sente dentro da ação: grita nas descidas da montanha russa ou reage corporalmente quando é atacado por algum zumbi ou animal.

Ainda não tivemos o boom dos óculos 3D de realidade virtual, mas, com certeza, o sucesso será garantido, porque é um acessório inovador que mostra o mundo online de uma maneira totalmente nova, cativando os amantes de games. Levando o telespectador para dentro da ação.

É claro que já tivemos a experiência com os óculos 3D no cinema, experiência superbacana. Em uma época tentaram estender seu uso para os televisores, porém não houve grande aceitação e foram descontinuados. Mas essa nova tecnologia promete agradar e parece que chegou para ficar. Faça o teste e conte pra gente como foi sua experiência.

Realidade Aumentada, a tecnologia transformando o modo como visualizamos as coisas!

Realidade aumentada

Realidade Aumentada, o futuro bem próximo

O futuro é agora! E cada dia mais temos certeza disso. Acima citamos a realidade virtual voltada para games, vídeos e apps e agora vamos falar um pouquinho da Realidade Aumentada (RA).

Em uma proporção menor, mas não menos importante, temos os aplicativos trazendo o ambiente digital para o mundo real. Funciona assim: o conteúdo de um ambiente ou cenário é lido através do código de barras ou do próprio produto. Dessa maneira, o usuário pode fazer testes, por exemplo, com um armário, para visualizar como ficará instalado, se a cor combina e se as medidas são compatíveis com as do local. Esse método com certeza vai modificar totalmente o comportamento de compra do usuário.

Exemplo disso é o game da Niantic Labs (desenvolvedora do Google), um aplicativo capaz de transformar endereços reais de uma determinada cidade em pontos vivenciados em uma trama de ficção científica. Você leu certo! O objetivo da pessoa é entrar para grupos e descobrir a origem e a intenção de uma “energia misteriosa” que está na Terra.

Usando o smartphone, você informa a sua localização por GPS e recebe dicas sobre onde está e como pegar pontos e realizar as missões para concluir sua jornada. Você literalmente entra na ação!

Já com o uso dos óculos, o usuário tem um “computador” à sua frente. Isso porque esse tipo de equipamento promete capturar o que está sendo visto para dar informações sobre a cena. Ocorre uma integra das informações virtuais com o que é visualizado no mundo real.

Essa tecnologia está sendo desenvolvida por empresas gabaritadas, tais como: Microsoft, Amazon, Apple, Elon Musk e Facebook. E acredita que dizem que os smartphones, os famosos celulares inteligentes, estão ameaçados? Agora fiquei surpresa!

No mundo do RA, as telas físicas serão dispensadas, já que, segundo as expectativas, será possível projetar uma tela virtual maior do que qualquer televisor vendido no mercado. E o que dizer do fato de conseguir digitar apenas com a força do pensamento? Uau, mesmo vivendo em um mundo com tecnologia que avança de maneira acelerada, ainda é difícil pensar que tudo isso está tão próximo de se tornar realidade, não é mesmo?

A tecnologia de Realidade Aumentada já pode ser testada no Microsoft HoloLens, que tem um valor bem “salgadinho” e não agrada muitos os entusiastas, já que custa por volta de 10 mil reais. É esperar para saber como as novas gerações serão presenteadas com essas inovações. Afinal, o mundo aos inventores pertence.

Crédito dos vídeos: Canal Samsung Mobile Brasil e Canal PlayStation

Comentários

Populares