Desligamento da TV Analógica em mais cidades - Guia de Compras Casas Bahia
Home / Eletrônicos / TV analógica deve ser desligada em mais cidades até o fim de 2018

TV analógica deve ser desligada em mais cidades até o fim de 2018

Publicado em Eletrônicos por Adriano Camargo

sinal analógico desligado mais cidades

Mais cidades terão o sinal analógico desligado até o final de 2018. Disponibilizado por “Pexels” em https://pixabay.com”

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou uma nova portaria nesta semana, que inclui 30 cidades no cronograma do desligamento do sinal analógico de televisão. Ao todo, 18 regiões devem passar a contar apenas com a TV digital até o fim do ano, se tudo sair como o planejado pelo órgão.

Estas 30 cidades que foram adicionadas fazem parte dos agrupamentos do Paraná (oeste do estado), Campina Grande (PB), Rio Grande do Sul (sul do estado) e Santa Maria (RS).

O próximo desligamento da TV analógica está programado para ser feito em 14 de agosto, cobrindo: Campo Grande (MS), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Também estarão incluídas regiões de Juazeiro do Norte e Sobral, ambas no Ceará, que podem ser adiadas para após as eleições, caso a cobertura do sinal digital não seja o adequado.

Para o dia 28 de novembro, mais um grupo será contemplado com o desligamento do analógico. Cidades do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná, interior do Rio de Janeiro e até do interior de São Paulo.

Já para o dia 05 de dezembro, uma série de outros municípios, espalhados pelo país, terá o desligamento, incluindo: Rondonópolis (MT), Marabá (PA), Governador Valadares (MG), Campina Grande (PB) e Blumenau (SC).

Atualmente, 90 milhões de pessoas assistem à televisão apenas no sinal digital, que representa melhoria da qualidade de imagem e do som, liberando a frequência de 700 MHz para a rede 4G. Até o final de 2018, a Anatel pretende chegar a 125 milhões de pessoas, tendo somente a TV digital disponível. De forma geral, somente em 2023 todos os 5.570 municípios serão contemplados com a qualidade e vantagens do sinal digital.

Como saber a data da minha cidade?

Para conferir quando a cidade em que mora terá o sinal analógico desligado, basta acessar o site Seja Digital, indicar sua cidade e estado, depois clicar em entrar.

Fique atento, pois assim que o sinal for desligado, apenas os televisores com conversores digitais integrados, geralmente identificados com o selo DTV, serão compatíveis. Caso contrário, será necessário utilizar um conversor digital para exibir os canais da TV.

Comentários

Populares