O que não pode faltar na sua cozinha
Home / Eletrodomésticos / O que não pode faltar na sua cozinha

O que não pode faltar na sua cozinha

Publicado em Eletrodomésticos por thaisa alves

Quando saímos de casa, seja para nos casar, seja para buscar a independência, carregamos uma necessidade: a de equipar e decorar um novo lar. É uma tarefa gostosa, mas que requer atenção e alguns cuidados, que garantirão que a gente não saia gastando todas as economias e tenha, na ordem, o que for realmente importante.

E o primeiro cômodo que você precisa equipar é a cozinha. Mesmo que você demore um pouco a ter um sofá ou decida esperar para ter aquela televisão novinha, é impossível viver sem um fogão e uma geladeira.

Para ajudar nesse passo importante, preparamos uma lista para você não deixar nada de fora e saber como priorizar a sua cozinha. Em pouco tempo, certamente ela pode vir a ser seu ambiente preferido.

Separe um orçamento para comprar um jogo de pratos e talheres. Um kit de panelas é o passo inicial que você também precisará dar, então mantenha-os no seu primeiro orçamento para o novo lar.

Conjunto de panelas Tramontina Versalhes Convida

Conjunto panelas tramontina versalhes convida 7 peças

Esse conjunto de panelas possui sete peças com revestimento antiaderente Starflon, que distribui melhoro calor de forma rápida e uniforme. Os cabos antitérmicos dão mais segurança ao manipular as panelas no fogo, sem colocar em risco as mãos. São duas caçarolas (20 e 22 centímetros), 2 frigideiras, 2 panelas (16 cm e 18 cm) e 2 frigideiras.

Itens de primeira necessidade

Três itens de primeira necessidade são aqueles que você precisa ter em casa, na ordem de importância: geladeira, fogão e um filtro d’água. Talvez você tenha pensado: “Um filtro de água?”, mas se você decidir comprar água mineral sempre que tiver sede, o gasto justificaria o investimento em um filtro.

Recomendar a compra de uma geladeira ou de um fogão é chover no molhado. Mas é importante que você reflita em qual o tipo de aparelho é o ideal para você. Se você for o tipo de pessoa que pensa em cozinhar sempre em casa, pense em adquirir um refrigerador duplex. No topo desse tipo de refrigerador há um freezer, que você poderá usar para congelar carnes e pratos prontos. Se tiver a oportunidade, aposte num frost free, tecnologia que o dispensará de ter que degelar periodicamente o congelador, facilitando assim a limpeza.

Refrigerador Electrolux DC 50 X

Refrigerador duplex Electrolux DC50X

O DC50X, da Electrolux, é um refrigerador duplex que supre bem famílias de até 4 pessoas. Com capacidade total de 462 litros (347 para o refrigerador e 115 para o freezer), possui um dispenser externo de água (capaz de armazenar 5 litros) e porta-latas removível com capacidade para seis latas.

Em lugares muito quentes, pode ser uma boa ideia apostar em geladeiras com dispenser externo de água, que poupará a abertura da porta sempre que você quiser beber um copo de água gelada e, assim, ajudará a economizar um pouco mais na conta de energia. Além disso, é muito mais prático e confortável que ter que tirar e guardar de volta uma garrafa da geladeira sempre que você quiser beber água.

Nos fogões, procure pelo tamanho. Fogões de quatro bocas são suficientes para famílias pequenas e solteiros, mas em caso de famílias maiores e uso intenso do eletrodoméstico, é melhor optar por um de cinco ou seis bocas.

Fogão Brastemp Ative! Timer de 4 bocas

Fogão Brastemp Ative! Timer 4 bocas

Um fogão Brastemp prático de quatro bocas esse é o Ative! Timer. Ele tem uma grande função: disparar alertas sonoros quando o tempo programado se esgota. Assim, você não corre o risco de esquecer a comida e queimá-la, ideal para quem vai usar bastante o forno.

O tamanho do forno também é importante de acordo com o uso que você fará. Alguns fogões possuem fornos duplos, que permitem assar alimentos de forma independente. Escolha de acordo com as necessidades de sua família.

Por fim, o filtro d’água: existem filtros que se conectam à torneira e são mais simples. Existem aqueles independentes, que utilizam galões de água. Em qualquer dos casos, a manutenção do filtro é necessária de tempos em tempos. Consulte o manual para saber como fazê-la.

Facilitadores de vida

Depois de equipar a sua cozinha com o essencial, está na hora de começar a pensar nos facilitadores de vida. Não são equipamentos de primeira necessidade, mas certamente deixarão as suas receitas mais gostosas, darão um leque muito mais amplo de possibilidades na criação de pratos e pouparão muito esforço.

Auxiliares do fogão, você pode contar com o forno elétrico, um equipamento mais ágil para assar pães, tortas e carnes, que tem como maior benefício a alta precisão no controle de temperatura. Ter em casa um micro-ondas é ganhar em praticidade: esse equipamento é ideal para o preparo de refeições congeladas ou reaquecimento de pratos.

Forno de Micro-ondas Consul Facilite

forno microondas micro-ondas Consul Facilite

O Consul Facilite é um micro-ondas compacto que cabe em qualquer lugar e está cheio de funções. Possui 11 níveis de potência e um diferencial bacana: os menus Diversão e Todo dia, que trazem funções pré-programadas para fazer brigadeiro, omelete, arroz, carne moída, macarrão, legumes, salsicha, pipoca e pudim.

Dois facilitadores que você com certeza desejará em sua cozinha são o liquidificador e a batedeira. O primeiro é o que você precisa para ter sucos deliciosos, vitaminas e preparar tortas. O segundo ajuda no preparo de bolos, massas e pães. Se você gostar muito de cozinhar e assar pães, pode ser uma boa ideia investir em uma batedeira com movimento planetário, que incorpora melhor a massa graças a um movimento mais completo.

Você também vai querer um desses

Em pouco tempo você terá uma cozinha equipada para atender às necessidades de sua família. Mas você perceberá que passará bastante tempo na cozinha e, com o tempo, aparecerá a vontade de equipá-la melhor.

Uma sanduicheira, por exemplo, funciona como uma chapa para o preparo de lanches quentes deliciosos, com a vantagem de não sujar frigideira e não espalhar gordura pela cozinha. Igualmente úteis são os grills, que tem a função extra de grelhar carnes e hambúrgueres. Normalmente os grills possuem inclinação e uma bandejinha coletora de gordura, para o preparo de lanches mais saudáveis.

Se o liquidificador já é útil para sucos, imagine centrífugas. Esses equipamentos se dedicam exclusivamente a fazer sucos de frutas e verduras com eficiência. Possuem compartimentos especiais e filtros internos capazes de separar o bagaço para que você não se preocupe em peneirar a bebida ao final. O mixer também auxilia no preparo de sucos, mas vão além e permitem bater omeletes, cremes e molhos, com a vantagem de serem super portáteis.

O multiprocessador não é indispensável, mas é um ajudante de cozinha e tanto, que fará toda a tarefa mais chata, como ralar, picar, triturar, fatiar e moer. Funciona com um conjunto de lâminas, que podem ser trocadas de acordo com a função que você deseja. Para ser um ajudante completo, só vai faltar você equipar sua cozinha com uma lava-louça!

E para o café da manhã e o fim da tarde, porque não ter uma torradeira ou panificadora? Você poderá fazer os pães mais gostosos para tomar com um cafézinho tirado, é claro, de uma cafeteira. Há diversos tipos de cafeteira, das elétricas (mais fáceis de operar) às de café expresso, que tiram uma bebida parecida com a daquela cafeteria que você adora!

Comentários

Populares