O que é Internet das Coisas? | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Eletrodomésticos / Afinal, o que é Internet das Coisas?

Afinal, o que é Internet das Coisas?

Publicado em Eletrodomésticos por Edevaldo Figueiredo

Internet das Coisas Evolução

Internet em todos os campos

Até outro dia, discutíamos se teríamos uma vida semelhante à da família protagonista do desenho The Jetsons, criado há mais de 50 anos pela produtora norte-americana Hanna-Barbera. Nele, os personagens realizam as mais variadas tarefas domésticas e profissionais com o auxílio de eletrodomésticos, produtos eletrônicos automatizados, além de contarem com a ajuda de robôs que falam e interagem.

Com exceção dos carros voadores, podemos dizer que atualmente diversas tecnologias exibidas no seriado já são comercializadas no mundo inteiro. Essa grande revolução começou a ser discutida em 1991, quando a conexão TCP/IP (linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar) e a internet que utilizamos hoje começaram a ficar populares no mundo inteiro. Após uma sucessão de avanços, em 1999, o pesquisador britânico Kevin Ashton propôs o termo IoTInternet ofThings, traduzindo para o português: Internet das Coisas.

Seu conceito basicamente é conectar aparelhos do dia a dia, eletrônicos, eletrodomésticos, além de veículos, entre outros, à internet. Para que isso ocorra, cada produto eletrônico conta com uma identificação (feita por rádio frequência), que é guardada em um banco de dados.

O universo da Internet das Coisas existe fundamentado em quatro pilares: conectividade, hardware, serviços e software.

Como funciona a internet das coisas no seu dia a dia?

Imagine você em seu carro e, de repente, surge uma mensagem do Waze (aplicativo de trânsito) em seu smartphone, informando que logo à frente tem um engarrafamento. Diante desse cenário, que irrita qualquer um, você solicita ao seu relógio de pulso que faça a medição da sua pressão arterial, a fim de saber o seu nível de stress. Se tiver alterada, uma mensagem é enviada em tempo real para o seu médico, que responde informado que você precisa comer alimentos mais saudáveis.

Com essa orientação, você verifica por meio de seu celular, se a sua geladeira possui frutas e legumes. Em caso negativo, ele já informa qual é o supermercado mais próximo da localidade onde você está e quanto tempo leva para chegar até lá. Incrível não?

As partes sobre o aviso prévio de engarrafamento e a medição da pressão através de um relógio já são realidades, mas certamente não vai demorar muito para que as demais facilidades estejam presentes na rotina das pessoas. Certamente com o avanço tecnológico crescente, a Internet das Coisas vai estar cada vez mais presente! Quem imaginaria que anos atrás se comunicar com pessoas de todo mundo seria tão fácil? E hoje isso é uma realidade.  E saiba que a Internet das coisas está presente no seu dia a dia de diversas formas, e a tendência é que ela cresça ainda mais! Abaixo vamos citar alguns exemplos que já são realidade. Mas espere muito mais para um futuro próximo!

Eletrodomésticos com central inteligente

Eletrodomésticos Inteligentes

Facilidades em sua cozinha

A Internet das Coisas refere-se basicamente à conexão de equipamentos do nosso dia a dia à rede mundial de computadores, com a utilização de chips, sensores e antenas que conversam entre si. Seja no seu carro, óculos, fechadura, cortina, televisor, entre outros aparelhos, podemos afirmar que as máquinas realmente se comunicam!

Os eletrodomésticos também vêm ganhando cada vez mais tecnologia. No Brasil, as empresas Brastemp e Electrolux foram as pioneiras desse ramo e oferecer produtos inteligentes aos seus clientes, tais como: o fogão modelo BFD5SAR da Brastemp que consegue ler o modo de preparo de uma receita congelada.

O mecanismo para isso é bastante simples: basta baixar o aplicativo Brastemp Club no smartphone e acionar o leitor de código de barras (alguns alimentos podem não ser reconhecidos quando escaneados, mas, para garantir o bom funcionamento, as receitas e o aplicativo serão sempre atualizados).

Quer mais praticidade? Através da função “Receitas Faz Por Você”, basta escolher a receita desejada, e o app Brastemp Club calcula o tempo, a temperatura e o modo adequado para o preparo do prato. Você só precisa fazer o download da receita no fogão, colocar a alimento no forno elétrico e aguardar. Você receberá notificações sobre o andamento do preparo diretamente em seu smartphone.

Outro produto de última geração feito pela Brastemp é a geladeira SideInverse BRN80AK. Com acesso à rede Wi-Fi e com o aplicativo da marca instalado em seu smartphone, será possível controlar a temperatura do eletrodoméstico. Você conseguirá acionar funções como Festa: utilizada para situações de uso intenso do freezer, ela mantém a temperatura estável, quando houver muitas aberturas da porta; Férias: indicada para ser utilizada durante a ausência de pessoas na casa e assim poupar gastos com energia, pois a temperatura é mantida em níveis mínimos e Turbo Freezer: desenvolvida para proporcionar um resfriamento mais ágil de bebidas de lata e sobremesas, além de evitar que sejam esquecidas neste compartimento.

Um dos destaques da Electrolux está em sua linha de lavadoras de roupas. Desenvolvida com alta tecnologia, a lava e seca modelo Top LoadLSW12 e LSW15 são as primeiras com Wi-Fi no Brasil. Elas possuem tecnologia que permite controlar através de smartphone ou tablet Android e iOS, 100% das funcionalidades disponíveis.

Para que esse recurso atue é preciso realizar o seguinte passo a passo:

Modelo LSW12: Comprar separadamente o kit de conectividade. Assim que estiver com ele em mãos, é necessário entrar em contato com a Electrolux para solicitar a troca de placa (dentro do período de garantia da lavadora. Esse procedimento é gratuito); feita a substituição da placa, basta seguir o passo a passo descrito no manual do kit e instalar o aplicativo ConnectAppLava&Seca em seu smartphone ou Tablet Android e iOS.

Modelo LSW15: Comprar separadamente o kit de conectividade, seguir o passo a passo descrito no manual do kit e instalar o aplicativo ConnectAppLava&Seca em seu smartphone ou Tablet Android e iOS.

Televisores como multiplaforma

Internet Televisão

Curta filmes, séries a qualquer momento

Sem dúvida alguma, um dos produtos que mais recebeu inovação nos últimos anos foi o aparelho de televisão. Chamados hoje de Smart TV muitos dos modelos disponíveis no mercado deixaram de ser apenas televisão para se tornarem uma central de entretenimento.

Nos televisores convencionais, é preciso ficar atento à programação dos canais para saber em que dia e hora o seu filme, série e demais conteúdos preferidos passarão. Hoje, com a tecnologia OnDemand instalada em uma Smart TV, é possível baixar a qualquer hora e dia inúmeros aplicativos de streaming, como a Netflix, que oferece filmes, séries, documentários, desenhos animados, entre outros conteúdos.

Algumas smart TVs já conseguem realizar busca de conteúdo através de comando de voz, entre elas temos: a Sony modelo XBR-75Z9D.

Segundo especialistas do mercado, o próximo passo é fazer com que elas possuam um verdadeiro centro de controle para diversos itens existentes em uma casa. Também, por controle de voz, será possível acionar a abertura de fechamento das cortinas de sua casa, apagar as luzes sempre que você for assistir a um filme romântico, entre outras tarefas.

A Smart TV 49K5300 é um dos produtos inteligentes de destaque produzidos pela Samsung, uma vez que permite parear o seu smartphone e, assim, controlar os recursos da TV utilizando o seu dispositivo móvel como um controle remoto. Também é possível reproduzir o conteúdo do seu smartphone no televisor, vídeos, imagens e até músicas reproduzidos instantaneamente na ampla tela da televisão!

Ar-condicionado acionado por aplicativo

Ar-condicionado aplicativo

Ajuste da temperatura via Wi-Fi

Por incrível que pareça, hoje em dia, até mesmo aparelhos de ar-condicionado possuem recursos inteligentes controlados através da Internet. O MideaLiva Frio 12.000 BTUs, por exemplo, equipado com tecnologia Wi-Fi, torna possível regular a temperatura por meio do seu smartphone ou tablet, mesmo que você esteja longe. Desse modo, você consegue programar o aparelho antes de chegar em casa e terá a temperatura desejada ao entrar no seu lar! Para tanto, basta instalar o aplicativo MSmart disponível para o sistema iOS 6.0, Android 2.4 ou suas versões superiores.

IoT para se divertir!

Mercado Internet Coisas

Aplicação da Internet nas Coisas

O relógio inteligente, chamado de SmartWatch, que informa não apenas horários, mas também é capaz de controlar chamadas do seu smartphone, enviar e receber SMS, acessar redes sociais, entre outras tarefas.

Consoles de games como:Playstation 4 e Xbox One dão ao usuário a possibilidade de competir on-line com outras pessoas, acessar o Youtube e ver filmes sem utilizar outro aparelho.

Lâmpadas como a Philips Hue permitem controlar, através de aplicativo instalado no seu smartphone ou tablet, as cores e a intensidade de iluminação gerada por ela. Essa tecnologia chegou para oferecer maior segurança, conforto, praticidade e conectividade.

IoT e a Segurança dos nossos bens

Bens de Consumo

Aplicação da Internet nas Coisas

No Brasil, um dos primeiros setores que começou a desenvolver a Internet das Coisas em seus produtos foi o de segurança, há mais de 10 anos. Segundo dados de empresas especializadas no ramo da tecnologia, somente em nosso país existem hoje 1 milhão de casas equipadas com itens inteligentes, tais como: sensores de janelas, sensores de presença, sensores de movimento, sensores de localização para pets, fechaduras e câmeras, como a IP D-Link DCS-930L, que são capazes de transmitir imagens diretamente ao seu smartphone ou tablet onde quer que você esteja.

Saiba o melhor caminho utilizando aplicativos

Mobilidade Inteligente

Deslocamento fácil e seguro

O segundo ramo que mais faz uso da Internet das Coisas é o mercado automobilístico. Empresas especializadas criam softwares que, quando conectados aos veículos, são capazes de coletar informações de localização, condução e desempenho do veículo, por exemplo.

Esses dados são enviados para centrais, as quais utilizam esses números em diversas situações: na área de segurança, logística de veículos de carga, monitoramento de trânsito e, até mesmo, localização e intervalo de ônibus para auxiliar o usuário em seu trajeto. Além disso, há sensores que captam possíveis defeitos mecânicos nos veículos e transmitem essa informação para que a empresa dona da frota tome as medidas cabíveis, desse modo, evitando possíveis acidentes.

Novos negócios estão a caminho

A quantidade de novos negócios que a Internet das Coisas vem proporcionando é assustadora, mas está apenas no começo. Pequenas, médias e grandes empresas vão oferecer aos seus consumidores cada vez mais produtos inteligentes, que possibilitam o compartilhamento de dados, funcionalidades e soluções para o dia a dia.

O mercado para esse novo modo de vida está em franca expansão. Segundo dados levantados pela IDC Brasil, empresa provedora de inteligência de mercado nas indústrias de tecnologia da informação, somente no Brasil, em 2015, foram comercializadas 140 milhões de coisas conectadas, o que movimentou cerca de US$ 4 bilhões de dólares. Em todo o mundo, até 2020, serão 30 bilhões de coisas conectadas, o que gerará uma movimentação de US$ 1.7 trilhão de dólares até esse ano.

Mark Weiser, um importante cientista da computação, criou um conceito que vale reflexão. Ele diz: “A computação ubíqua é a terceira onda da computação, que está apenas começando. Primeiro tivemos os mainframes compartilhados por várias pessoas. Estamos na era da computação pessoal, com máquinas estranhando umas às outras. A seguir vem a computação ubíqua, a era da tecnologia “calma”, quando a tecnologia recua para o pano de fundo de nossas vidas”.

Ele ainda afirma que: “As tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida do dia a dia, ao nosso cotidiano, até serem indistinguíveis dele”.

Novas e novas tecnologias estão surgindo, manter-se atento para o que vem pela frente é extremamente importante, pois certamente a nossa vida vai mudar muito daqui para frente por conta disso. Pense nisso!

Comentários

Populares