Home / Eletrodomésticos / O guia dos fogões com mesa de vidro

O guia dos fogões com mesa de vidro

Publicado em Eletrodomésticos por Luis Ventura

fogão de piso 4 bocas e mesa de vidro temperado Electrolux 52lsv cozinha

Fogões de piso com mesa de vidro têm ganhado a preferência de um grande número de pessoas

O local onde cozinhamos nossos alimentos passou por diversas inovações ao longo do tempo. Além de os deixarem mais bonitos, todas essas tecnologias agregadas aos fogões os tornaram um eletrodoméstico muito prático e funcional.

Atualmente, uma das tendências do mercado de fogões de piso são as mesas de vidro. Seja por opção estética ou por mesmo pela praticidade que oferece, a procura por esse modelo e a sua oferta nas lojas cresceram.

Mas, afinal, vale a pena mesmo adquirir um fogão de piso com mesa de vidro? Quais as vantagens que este modelo possui? Para sanar estas e outras dúvidas, o Guia de Compras das Casas Bahia preparou um material bem interessante sobre esse novo nicho de fogões, que atrai e conquista um grande número de pessoas:

O que é o fogão de mesa de vidro?

Esse tipo de fogão conta, em sua parte superior, onde ficam os queimadores, com uma superfície de vidro temperado substituindo as de inox.

fogao Consul CFS5VAR

Fogão Consul CFS5VAR

A ideia da utilização da mesa de vidro nos fogões de piso copia a tecnologia e estética aplicadas nos cooktops utilizados em cozinhas planejadas. Como comprar forno de embutir e cooktop separados nem sempre se encaixa no orçamento ou mesmo no espaço disponível na cozinha, os fornecedores apostaram nesse estilo para os fogões de piso, agradando em cheio consumidores modernos que não abrem mão do design e querem um preço acessível.

Qual o tipo de vidro que é utilizado na fabricação?

O vidro utilizado nessa superfície é diferente dos comuns. Para aguentar as altas temperaturas das chamas e o peso das panelas com os alimentos, o material, além de ter uma espessura mais grossa, de cerca de 6 milímetros, passa por um tratamento especial, chamado têmpera, sendo submetido à elevadas temperaturas (cerca de 700 °C) e sofrendo operações de resfriamento logo em seguida, por meio de jatos de ar frio, que endurecem o vidro, deixando-o até 5 vezes mais forte que os comuns.

Vantagens

As vantagens de se possuir um fogão de piso com mesa de vidro em casa são muitas. A principal e mais visível é a estética. O design da mesa de vidro torna não só o eletrodoméstico, mas todo o ambiente em si, em algo moderno, bonito e elegante, como o Dako Supreme Glass de 4 bocas, que apresenta um design inovador na cor branca.

fogão 4 bocas branco dako supreme glass

Fogão Dako Supreme: elegância e modernidade na cor branca

Outra vantagem é observada na hora da limpeza. Nesse tipo de material, a sujeira gruda bem menos e é mais fácil de ser removida. Além disso, os pés com altura maior acabam dispensando aquele empurra e puxa para limpar embaixo e os fornos com parede esmaltada tornam muito mais práticas a limpeza e a remoção da gordura, como no Consul 5 Bocas CFS5VAR, que conta com  a tecnologia limpa + fácil.

fogão 4 bocas branco dako supreme glass

Fogões com mesa de vidro são mais fáceis de limpar do que os tradicionais de inox

Falando em praticidade, a rapidez no cozimento dos alimentos é outro ponto favorável. Seja de 4 ou 5 queimadores, esses fogões contam com bocas mais potentes, com chamas maiores e uniformes, otimizando o tempo de cocção. Inclusive, o Fogão Atlas 5 Bocas U.Top Glass é assim, com a Mega Chama e a chama Tripla garantindo uma potência maior.

fogao-mesa-de-vidro-limpeza

Atlas U.Top Glass conta com queimadores Mega e Tripla chama

Por fim, há o aumento da segurança. Os fogões com mesa de vidro apresentam trempes individuais de ferro fundido, material que possui um amortecimento natural contra vibrações, garantindo maior estabilidade às panelas, como o Electrolux 4 Bocas 52LPV, que também tem forno com porta Full Glass, facilitando a visualização interna durante o preparo, sem precisar abrir a porta, evitando possíveis acidentes e atrasos no desenvolvimento da receita.

fogao de piso 4 bocas com mesa de vidro temperado electrolux

Fogão Electrolux 4 Bocas 52LPV

Cuidados

É claro que, para aproveitar todas essas vantagens por muito tempo, é preciso tomar alguns cuidados com o produto. As principais dicas são:

– Desligue-o da tomada e feche o registro do gás antes de fazer qualquer limpeza no fogão;

– Faça a limpeza após o fogão esfriar, para evitar queimaduras,

– Retire trempes, grades e botões para higienizar a mesa de vidro;

– Utilize água, sabão neutro e esponja macia sobre a mesa de vidro, em seguida, enxague com um pano limpo e macio ou com papel toalha;

– Limpe os demais itens (trempes, grades e botões) com esponja ou palha de aço;

– Certifique-se de encaixar corretamente cada peça ao recolocá-las no fogão

– Siga sempre as orientações do Manual de Instruções.

Gostou? Agora que você já conhece mais sobre os fogões com mesa de vidro, é hora de escolher o modelo e a marca que mais lhe agradam, entrar no site das Casas Bahia e garantir o seu.

Comentários

Populares