Envelopamento de Geladeira | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Eletrodomésticos / Envelopamento de geladeira: o que você precisa saber!

Envelopamento de geladeira: o que você precisa saber!

Publicado em Eletrodomésticos por Talita Freitas

envelopamento geladeira

Um toque de descontração na cozinha

Sabe quando você olha para sua casa e sente que está faltando algo? Ou que tudo ali está precisando de um toque descontraído e diferente? Fazer algumas mudanças em nosso lar pode ser bem prazeroso e traz um novo astral para toda a família, sem precisar mudar de residência. O problema é que é um pouquinho difícil encontrar móveis e eletrodomésticos com um design mais ousado, na maioria das vezes, eles seguem cores padrões e lisas que nem sempre representam nosso estilo.

Há quem viva procurando as melhores maneiras de fazer modificações em seu domicílio sem gastar muito dinheiro e encontra alguns truques bem legais e econômicos. Se você comprar uma geladeira branca e quiser dar uma repaginada nela, deixá-la mais descolada e estilosa, existe uma solução perfeita, que está na moda há pouco tempo e veio pra ficar: o envelopamento.

Envelopar a geladeira é nada menos que adesivar a superfície da peça, garantindo mais proteção e durabilidade. Quem não se lembra da época de escola, quando encapávamos nossos livros e cadernos com o objetivo de fazê-los durar o ano todo? Então, é o mesmo princípio, mas, no caso do refrigerador, uma película de vinil ou adesivo PVC é colado em toda sua extensão (ou somente nas portas e laterais se preferir) transformando-o totalmente. Fica com outra cara. Essa técnica, a princípio, era mais usada para proteger e caracterizar a pintura de automóveis, mas ultimamente é comum utilizar a técnica em eletrodomésticos.

O mais legal em aplicar adesivo na geladeira é a possibilidade de personalizá-la e deixá-la do jeitinho que você quer. Um refrigerador branco, pode se transformar em um incrível objeto de decoração da sua cozinha, pois existem várias formas de envelopamento de geladeira, começando pelas cores primárias e lisas, passando pelas que imitam inox até os modelos estampados. Sério, tem para todos os gostos! O segredo é escolher aquele que mais combina com seu estilo e começar a missão.

Como colocar os adesivos na geladeira?

adesivo para envelopamento

Os adesivos vêm em rolos que você encontra em qualquer papelaria

Algumas empresas oferecem o serviço de plotagem de geladeira, além de venderem os adesivos específicos para isso. É um processo barato, fácil e rápido de fazer. Mas, se deseja dar uma economizada e colocar a mão na massa, você mesmo pode personalizar o objeto sem grandes dificuldades. É exatamente como encapar um caderno: o adesivo deve ser bem esticado e colado devagar, tomando cuidado para não formar bolhas. Com o auxílio de uma espátula ou um paninho, você consegue alisar bem a superfície.

É muito importante levar em conta o modelo que você vai adquirir, pois cada produto apresenta dimensões diferentes, se for geladeira de uma porta ou refrigerador de duas portas, um frigobar, uma SidebySide, em todos os casos é necessário medir antes para que seja comprada a quantidade certinha do material e, assim, evitar emendas. No entanto, o tamanho do rolo de plástico adesivo varia de acordo com o fabricante. Por isso, não deixe de pesquisar! Além da diversidade dos adesivos para geladeira, os preços também são diferenciados.

Uma dica importante: limpe bem o eletrodoméstico antes da aplicação para que não fique nenhum resíduo de poeira ou gordura. Isso facilitará a retirada do plástico. Caso ache necessário, utilize estilete e tinta em spray para dar o acabamento final. Se você tiver um parceiro para se aventurar na arte de envelopar, ele será muito bem-vindo. Envelopar um objeto tão grande sozinho pode ser cansativo e trabalhoso.

Quais os tipos de envelopamento?

adesivo geladeira tipo estampa

Geladeiras envelopadas com várias cores e estampas: qual é a sua favorita?

Ter uma geladeira personalizada nunca foi tão fácil. Os adesivos plásticos estão aí para quem quiser adquirir. Eles são encontrados em grandes papelarias, sem dificuldade. Na internet, tá cheio de sites específicos para a compra deste tipo de material. Basta ser criativo e paciente para escolher entre tantas opções. O mercado disponibiliza uma quantidade imensa de cores e acabamentos, desde os texturizados e estampados, até os brilhantes e foscos.

Além de dar outra cara para o refrigerador, você pode transformá-lo em um item decorativo superinovador e que representa sua personalidade. Com muita criatividade, é possível dar vida e cor à sua geladeira branca. Se quiser, dá para cobri-la com flores, desenhos animados, paisagens, entre outras opções. Prefere uma cozinha mais chamativa e ousada? Que tal uma geladeira com figuras geométricas ou estampas divertidas? É amante do futebol? Com certeza tem adesivo com o distintivo do seu time. Enfim, só não capricha na decoração da casa quem não quer.

Saiba como conservar a geladeira envelopada

como conservar envelopamento geladeira

Antes e depois: a geladeira branca vira inox facilmente; já o modelo antigo, ganha uma repaginada e fica supermoderna

Como vemos na imagem acima, a geladeira na cor branca, virou uma belíssima inox gastando bem pouquinho; se você quiser dar uma rejuvenescida na sua geladeira antiga, tá liberado também. A vantagem de envelopar o refrigerador é que o material utilizado é impermeável e resistente; logo, garante proteção contra umidade e poeira. Assim, o envelopamento pode durar por anos, mantendo o eletrodoméstico conservado. Mas, para isso, é necessário ter alguns cuidados especiais. Não é nenhum bicho de sete cabeças, pode ficar tranquilo.

Primeiramente, é importante limpar com frequência a superfície envelopada com pano umedecido em álcool ou água com detergente neutro. Além disso, é necessário tomar muito cuidado para não arranhar a peça com acessórios pontiagudos e evitar ao máximo encostar objetos abrasivos. Sua geladeira recebe um up no visual e transforma sua cozinha!

Se por acaso você enjoar da estampa escolhida, o adesivo para envelopamento é fácil de retirar. Se quiser, pode dar uma esquentada nele com um secador de cabelo, que descola rapidinho. Obviamente, sobrarão alguns resíduos de cola. Aí, é só limpar com água e sabão e pronto! O que você está esperando para envelopar sua geladeira? Escolha seu modelo preferido e comece a mágica!

 

 

Comentários

Populares