Dicas para conservar a geladeira e armazenar os alimentos
Home / Dicas / Dicas para conservar a geladeira e armazenar corretamente os alimentos

Dicas para conservar a geladeira e armazenar corretamente os alimentos

Publicado em Dicas por thaisa alves

refrigerador-como-cuidar-alimentos

A geladeira é essencial em uma residência. Sem ela, pode até haver amor, mas comida feita em casa não terá. Então, para que haja aquele clima aconchegante e acolhedor no lar, ela é fundamental.

Mas não basta apenas ter a geladeira. É preciso cuidar dela. Por isso, trazemos aqui cinco dicas para você fazer com que seu eletrodoméstico seja seu parceiro de todas as horas e sempre funcione de forma impecável, economizando energia e manutenção, além de gastos com alimentos que poderiam estar mais bem conservados.

  • Cuide dos alimentos antes de armazená-los

É importante cuidar dos alimentos antes de armazená-los. Uma lavagem antes de guardá-los previne contra micróbios e bactérias que porventura estejam neles. Além disso, o que puder ser guardado em recipientes é de excelente valia para a conservação, fazendo com que a durabilidade das compras seja maior e, por consequência, a sua economia. Entretanto, as carnes não devem ser lavadas nunca antes de serem guardadas.

Uma dica valiosa é não guardar os enlatados em sua embalagem original, pois a mesma oxida e pode ser fonte de doenças como o botulismo.  Utilize potes de plástico ou refratários de vidro com tampa.

  • Abre-te Sésamo – mas não estrague: o que pode ser guardado na porta da sua geladeira.

Sempre há uma dúvida sobre o que pode ou não ser guardado na porta do refrigerador, porque é o lugar tecnicamente menos gelado do aparelho. Se você era atormentado por esta dúvida, esqueça! Estamos aqui para resolvê-la.

O que se pode guardar na porta da geladeira sem medo de ser feliz: sucos, chás, bebidas leves, refrigerantes, garrafas abertas, potes de molho e geléia, assim como alimentos pré-cozidos. Estes são os itens ideais para armazenagem ali. Complementando as dicas, as frutas e legumes também podem ficar na porta ou no lugar mais baixo da geladeira para não sofrerem com o frio excessivo.

  • As aparências às vezes enganam. Onde colocar os ovos?

Em termos de armazenagem na geladeira, algumas coisas que são tidas como regra nem sempre são verdade. Por exemplo, o fato da carne mudar de cor nem sempre indica que estragou. É normal que elas escureçam um pouco por causa da falta de oxigenação dentro do eletrodoméstico – mas se o presunto ficar verde, sim, ele estragou. Por outro lado, bactérias como escherichia coli não modificam a aparência do alimento. A salmonella pode repousar tranquilamente na casca de um ovo não lavado.

Falando em ovos… Uma das maiores lendas de geladeira é que ovos devem ser guardados na porta. Utilize aqueles porta-ovos e os guarde dentro da geladeira, em vez de deixá-los na porta. E enquanto você se pergunte o porquê, nós respondemos: os ovos na porta são sujeitos a maior variação térmica e podem estragar.

  • Como limpar sua geladeira?

  • refrigerador-como-limpar

Sempre há um dilema na hora de limpar a geladeira: devo tirar tudo? Sim, deve. Se sua geladeira for de modelos mais antigos, a primeira sugestão é: compre uma nova. Há modelos mais modernos e com bons preços aqui na Casas Bahia. A segunda sugestão, caso você tenha outras prioridades no momento é que, além de aproveitar para limpar sua geladeira, a degele, otimizando tempo.

Caso sua geladeira seja mais moderna, as chamadas frost free, o degelo é automático, mas mesmo assim, quando limpá-la, tire as coisas de dentro do equipamento. A limpeza fica mais completa e asseada assim. Use pano macio e detergente neutro para a limpeza, pois evita que os odores fiquem nos alimentos. E uma dica óbvia, mas muito relevante: limpe seu aparelho com a tomada desligada.

  • A tabelinha do auxílio: quanto tempo os alimentos duram na geladeira.

Finalizamos com uma tabelinha de durabilidade dos alimentos na geladeira. Há alguns fatores que auxiliam na permanência dos alimentos, como a regulação do equipamento ou congelamento dos produtos, mas nas condições normais de temperatura e pressão este é um bom guia de conservação alimentar. Aí vai:

dicas-validade-produtos-geladeira

Fonte da tabela: Blog “De Olho na Saúde”, em www.pratolegal.com.br

Comentários

Populares