Conheça o Selo Procel de Economia de Energia
Home / Eletrodomésticos / Conheça o Selo Procel de Economia de Energia

Conheça o Selo Procel de Economia de Energia

Publicado em Eletrodomésticos por thaisa alves

Em 1993, o governo brasileiro instituiu por decreto o Selo Procel, uma forma de indicar aos consumidores do país, antes de comprar um produto, quais são os mais eficientes e, portanto, quais equipamentos consomem menos energia elétrica.

O material de consulta é importante e a consciência dos consumidores leva a indústria a investir cada vez mais na elaboração e venda de produtos amigos do meio ambiente, favorecendo a sustentabilidade, um tema tão importante nos dias de hoje.

Mas como entender o Selo Procel de Economia de Energia e ter a certeza que você está levando um produto que diminuirá sua conta de energia elétrica no final do mês? É o que explicaremos por aqui, neste artigo.

Entendendo a etiqueta

Etiqueta Procel de Economia de Energia

Equipamentos com o selo Procel de eficiência carregam uma etiqueta, concedida pelo INMETRO, que denota a eficiência do produto.

A etiqueta começa pelo tipo de equipamento, com a marca do fabricante, modelo e tensão (110v ou 220v). O campo a seguir é o mais importante do selo. Ele informa, com letras de A a G, a eficiência energética, onde a letra A é a mais eficiente e a G é a menos.

Das informações que seguem, é importante ressaltar, também, o item Consumo de energia (kWh/mes). Esse item é o indicador de quanto o aparelho consumirá, em uso médio, durante o mês. Com ele, você pode pegar o valor por kWh em sua conta de energia e realizar uma estimativa de consumo, o que pode ser um fator decisivo na compra.

Equipamentos que possuem o selo

A geladeira é o equipamento mais comum e onde o selo é mais útil. São aparelhos que ficam ligados o tempo todo e que, ao fim do mês, representam o valor mais significativo na conta de luz.

Na sequência, estão os condicionadores de ar e splits, os eletrodomésticos preferidos do verão e que, se o consumidor não usar com consciência, podem acabar representando um rombo no orçamento.

Entre os outros produtos que usam o selo Procel estão freezers, lavadoras de roupa, ventiladores, lâmpadas, televisores, além de equipamentos menos comuns, como reatores, módulos fotovoltaicos, motores, reservatórios térmicos e coletores solares.

Comentários

Populares