Afinal, o que é Blu-ray?
Home / DVDs e Blu-rays / Afinal, o que é Blu-ray?

Afinal, o que é Blu-ray?

Publicado em DVDs e Blu-rays por thaisa alves

afinal-o-que-e-blu-ray

Diversão com altos níveis de qualidade em som e imagens

Os aparelhos eletrônicos para reprodução de vídeos evoluem cada vez mais rapidamente – já foram os videocassetes, os DVD players e agora chegou a vez dos Blu-ray Players.

Essa denominação foi inspirada na própria tecnologia, que utiliza um laser violeta-azul para ler e gravar dados. É a combinação de blue (azul, da cor do laser) e ray (raio óptico). Essa grafia, Blu-ray, foi padronizada pela Blu-ray Disc Association, que defendia essa tecnologia na guerra contra o HD-DVD.

Mas por que não se chama Blue-Ray? Alguns países proíbem o registro de uma palavra comum como marca registrada. Portanto, foi necessário retirar uma letra para possibilitar o registro do nome como conhecemos. =D

Mas mesmo o Blu-ray Player já avançou alguns passos e hoje deixou de ser apenas um reprodutor de mídia de altíssima qualidade para funcionar como uma central de entretenimento completa na sala de sua casa. Os modelos mais novos já contam com diversos recursos: aplicativos e conteúdos especiais, entrada USB e integração com outros aparelhos. Chamados de Blu-Ray Smarts, esses aparelhos colocam sua TV dentro do mundo online. Todos contém saída HDMI, o padrão de cabos de alta definição.

E o legal é que o Blu-ray Player é tão simples de ser operado quanto o DVD player: quem consegue mexer em um também não terá dificuldades para lidar com o outro. Até porque os aparelhos de Blu-ray leem DVD e ainda ajudam a melhorar a qualidade da imagem deles (o chamado upscaling, veja mais abaixo). Por isso, se você tem sua coleção de DVDs preferidos, abrace sem medo esta nova tecnologia, sem se preocupar se vai ter que se desfazer de todos os seus títulos. Infelizmente, a recíproca não é verdadeira: DVD players não leem discos Blu-ray.

Alta definição para seus momentos de lazer e descanso

familia assistindo tv

Ao contrário do que acontece com os DVDs, a tecnologia Blu-ray é de alta definição – por isso, ela garante melhor qualidade de som e imagens, além de discos com capacidade maior de armazenamento de dados. Enquanto os discos Blu-ray armazenam de 25 GB a 50 GB, um DVD permite apenas o armazenamento de até 4,7 GB.

É justamente essa ampla capacidade que garante o armazenamento de grandes quantidades de dados sem a necessidade de compressão, o que ajuda a aumentar a qualidade do som.

Já a melhora de qualidade na resolução dos DVDs comuns vem de um processo chamado “Upscale” ou “Upscaling”, que ocorre da seguinte forma: enquanto o aparelho reproduz o DVD, um processador interno capta as imagens e, antes de reproduzi-las, refaz os cálculos e as exibe com mais resolução. Com isso, obtém-se uma imagem de até 1080 linhas – compatível com as TVs de alta resolução. A qualidade padrão do DVD é de apenas 720 por 480 linhas, mas a tecnologia ajuda a fazer com que o DVD tenha uma melhora significativa de qualidade de imagem (o som não é alterado).

Já o Blu-ray Player conta com um único canhão de laser, que fica responsável por ler tanto as mídias Blu-ray como os DVDs. No caso do DVD player, o canhão de laser é bem menos potente, o que impossibilita a leitura de um disco Blu-ray.

Além disso, como já falamos, a quantidade de dados dentro de um disco Blu-ray é muito superior ao de um DVD (até 5 vezes mais capacidade). Então o aparelho não consegue ler a mídia, porque sua camada protetora, onde estão as informações, é muito mais fina e precisa do que ele está preparado para processar.

Uma coisa importante que você precisa saber é que a tecnologia Blu-ray é codificada em três regiões – diferentes das regiões do DVD. O Brasil está na A (ou 1), a mesma área dos demais países da América do Sul (Exceto a Guiana Francesa), América Central, América do Norte e Leste da Ásia (exceto China e Mongólia). Como a região do Brasil não é a mesma da Austrália ou da Europa, por exemplo, um aparelho comprado naquele País não será compatível com alguns discos vendidos no Brasil e vice-versa. Por isso, fique de olho ao importar discos de Blu-ray. Na dúvida, prefira comprar no Brasil – dê uma olhadinha em nossa variada seção, vale a pena! Os preços dos discos de filmes e shows caíram drasticamente com o passar dos anos.

Obtenha os melhores resultados do seu Blu-ray player

Afinal, o que é blu-ray?

Como você já sabe, a qualidade da imagem e do som é muito superior no Blu-ray do que no DVD – acredita-se que a resolução das imagens é até seis vezes maior quando se fala em Blu-ray. Mas essa qualidade pode não aparecer com todo o seu potencial se ele não puder contar com aparelhos compatíveis com a sua tecnologia.

Você pode até plugar seu Blu-ray player em uma TV antiga, mas as chances de se decepcionar com o resultado são bem grandes. Tudo porque esse tipo de televisor não está preparado para oferecer a melhor qualidade possível às imagens. É o mesmo caso de ter uma TV Full HD e plugar um aparelho tradicional de DVD a ela: nos dois casos, toda a incrível qualidade da imagem vai se perder.

Se você já investiu ou planeja investir em um Blu-ray Player, vale prestar atenção nisso. No caso do áudio, por exemplo, você vai obter um resultado de cinema se optar também por um home theater. Mas lembre-se de checar se ele possui saída HDMI ou óptica, para garantir a melhor qualidade de som para o seu Player.

Leia também: 

Agora para explorar a definição de imagem com o mais alto nível de qualidade que o Blu-ray pode proporcionar para você e para a sua família, é fundamental que seu player seja combinado com uma TV de alta definição. Você pode escolher uma LED Full HD (resolução de 1.920 x 1.080) ou uma LED HD ready (720p, por exemplo. Possui alta definição, mas não possui a melhor qualidade disponível no mercado). Hoje em dia você ainda pode incrementar esse resultado escolhendo modelos com tecnologia 3D.

Agora que você já sabe tudo sobre a tecnologia Blu-ray, é hora de equipar a sua casa e trazer o melhor do som e das imagens e fazer da sua casa a mais nova sala de cinema da cidade! A gente te ajuda nessa: acesse nosso site e encontre a melhor seleção de aparelhos eletrônicos, sempre com os melhores e preços e melhores condições de pagamento. Não fique fora dessa!

Comentários

Populares