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Rotina de autocuidado: dicas de como facilitar essa prática

Publicado em Dicas por Indiana Braga

Rituais de autocuidado

Diversas formas de praticar o autocuidado

Muito mais que um momento para cuidar da pele (aquele famoso ritual de skincare), a rotina de autocuidado envolve diversos outros aspectos da nossa vida, como a saúde física, mental e emocional. Ou seja, significa cuidar de si mesmo de uma forma muito mais abrangente.

Quer dizer, então, que o cuidado com a beleza está fora dessa rotina? Claro que não! Até porque o autocuidado está diretamente relacionado aos gostos pessoais e afinidades. Portanto, se focar nessa categoria é importante para você, é isso que importa. Só não deixe de se atentar aos outros aspectos da sua vida.

Partindo dessa ideia, você deve escolher cuidar de si mesmo, realizando atividades que te proporcionem prazer. Pois, se encarada como uma obrigação, a rotina de autocuidado deixará de fazer sentido. E de obrigações o nosso dia já está cheio, não é mesmo? Logo, não vale a pena acrescentar a ele outra atividade obrigatória.

Mas, como encaixar rituais de autocuidado na agenda, quando se tem uma rotina diária já tão apertada? A resposta é simples: mudando a mentalidade. Comece a pensar que cuidar de si mesmo é tão importante quanto cuidar do outro!

Tá, você deve estar achando que a resposta pode até ser simples, o complicado é conseguir transformar esse pensamento em ação. Pensando nisso, resolvemos criar um passo a passo, priorizando atividades que já fazem parte do seu dia a dia. Dessa maneira, ficará muito fácil encaixar rituais de autocuidado em sua rotina.

Ficou curioso? Então, vem cá e descubra como é possível cuidar de si mesmo, sem culpas ou restrições.

Comece pelo habitual

Rotina autocuidado banho

Aproveite o banho para praticar o autocuidado

Dormir, tomar banho, escovar os dentes são tarefas que você realiza usualmente. Algumas, até várias vezes ao dia. Então, nada melhor do que acrescentar rituais a esses eventos habituais. Percebe que, por essa lógica, fica mais fácil colocar em prática o autocuidado?

Por exemplo: há quem curta a ideia de cuidar dos cabelos em casa, realizando cronogramas capilares que envolvem hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Se você já tentou manter essa rotina e acabou desistindo por falta de tempo, inseri-la no momento do banho é uma ótima ideia para não abrir mão desse ritual. Opte por máscaras de efeito rápido, pois, assim, o tempo de se ensaboar já será o suficiente para que elas façam efeito.

Outro ritual de autocuidado que deveria ter a adesão de todas as pessoas é o hábito de higienizar a língua. Talvez, você até o faça com a escova de dente, mas, o ideal é investir em um produto mais eficiente, como o raspador de língua. Há vários modelos no mercado, incluindo o de cobre, que é considerado um produto de alta duração, sustentável e naturalmente antibacteriano.

A hora de dormir é outo excelente momento para a prática do autocuidado. A começar pela escolha do colchão e a troca regular dos travesseiros. Isso influenciará diretamente na qualidade do sono e na disposição durante o dia.

Se, mesmo com esses cuidados, você ainda precisar de auxílio para dormir melhor, uma ótima dica é investir em umidificadores de ar, nos dias mais secos, e difusores de aromas, que ajudam no relaxamento. Melhor ainda se você puder juntar tudo isso em um único aparelho, como é o caso do Umidificador de Ar Wap Air Flow, que, além de ter essas duas vantagens, ainda funciona como luminária, oferecendo, também, os benefícios da cromoterapia.

Priorize o essencial

Depois de incluir alguns rituais em atividades habituais do nosso dia, chegou a hora de praticar o autocuidado com tarefas que são essenciais, mas que nem sempre praticamos da maneira correta.

A hidratação do corpo, por exemplo. Todos sabemos que beber água é essencial para a nossa vida, mas, nem sempre consumimos o suficiente. Que tal priorizar esse ritual de autocuidado? Se é difícil lembrar, utilize a tecnologia ao seu favor. Há vários aplicativos gratuitos na loja do seu smartphone que podem te ajudar com lembretes. Outra técnica bastante eficaz, e também sustentável, é adotar uma garrafa e mantê-la sempre por perto.

Beber água é um importante autocuidado

Não se esqueça dos cuidados básicos

Alimentar-se bem e movimentar-se são outras práticas essenciais que precisam da nossa atenção. Aproveite para adquirir utensílios atóxicos, como panelas com revestimento cerâmico e potes de vidro, além, claro, de escolher alimentos mais saudáveis.

E, se está difícil realizar alguma atividade física mais elaborada, aproveite para caminhar perto de casa ou acompanhar alguma aula no YouTube, sua Smart TV ou o seu notebook podem ser grandes aliados nesse sentido. Por falar em aliados, a Smartband Galaxy Fit2 da Samsung é perfeita para quem passa horas sentado, trabalhando ou estudando. Ela envia alertas recorrentes, sempre que você fica muito tempo em inatividade. Parece bobo, mas faz uma grande diferença!

Foque no que te dá prazer

Autocuidado por prazer

Siga uma rotina de autocuidado por prazer

Fala sério, todas as dicas dadas até o momento são muito simples de serem colocadas em prática, não são? E é nessa “vibe”, de fazer por prazer e não por obrigação, que vamos te dar as últimas sugestões.

Depois de realizar algumas adaptações na sua rotina habitual e nos eventos essenciais da sua vida, para que os rituais de autocuidado se tornem uma constante, nada melhor do que reservar algum tempo da sua agenda para fazer o que, realmente, te satisfaz.

Ler, assistir TV, jogar, ouvir música, meditar, viajar, encontrar com os amigos, tomar um Chopp, bater um papo… seja o que for, se te faz feliz, faça! Não fique adiando, não passe tanto tempo sem fazê-los. São essas as nossas válvulas de escape para uma rotina já tão desgastante. Então, não deixe de encaixá-las, também, na sua rotina de autocuidado.

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