Cortinas para Sala de Estar | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Decoração / Conheça os tipos de cortina para sua sala de estar

Conheça os tipos de cortina para sua sala de estar

Publicado em Decoração por Samadi Coelho

cortinas sala modelos cortina

A cortina é um elemento importante ao decorar a sala e proteger contra a luminosidade

A cortina parece apenas um detalhe na composição de um ambiente, mas é um acessório que faz toda a diferença! Além de deixar a decoração mais bonita, é responsável por controlar a claridade, proteger os móveis do sol e garantir a privacidade dos moradores do local.

A cortina para sala de estar é extremamente necessária, não importa se você mora em casa térrea, sobrado ou apartamento. De acordo com o tipo, cor e tecido, ela pode bloquear parcial ou totalmente a luz externa, deixando o espaço mais intimista.

Independentemente do modelo escolhido, é preciso ter cuidado na hora de instalar a cortina, pois é recomendada a escolha de modelos com medida entre 15 e 20 centímetros superior ao tamanho da janela ou porta.

Lembrando que, a menos que haja algum móvel abaixo da janela, a cortina deve ser longa, chegando ao chão. O varão também deve ser instalado a uma boa altura, mais próximo do teto, ao invés de ser mais próximo do início da janela. A cortina deve tocar ou se aproximar do chão, mas não se arrastar pela superfície.

Para maior inspiração em sua escolha, o Guia de Compras separou alguns dos principais tipos de cortinas e suportes de fixação para sua sala de estar. Confira!

Cortina Tradicional

cortina tradicional tecido volumoso bandô xale pingente argola

A cortina de tecido é clássica e prática, sendo mais fácil de instalar e lavar

Clássica e elegante, a cortina tradicional é versátil e possui uma modelagem neutra, combinando com qualquer estilo de decoração. Dependendo do tecido e do modelo, a cortina oferece um toque de glamour e volume ao ambiente.

O diferencial está no acabamento de suas formas: pregas, passantes, ilhoses e argolas. Além disso, elas ganham um toque especial quando composta com acessórios, como abraçadeiras (suporte que prende a cortina na lateral), xales (tecidos que ficam nos cantos) e bandô (faixa decorativa na parte superior). Os pingentes para cortina de pedrarias dão um toque de estilo e charme à peça.

Cortina de Voal ou Voil

cortina voal voil tecido leve transparente

Tecido fino com leve transparência, que oferece encanto ao ambiente

Com a cortina de voal, sua sala ganha delicadeza com visuais diferentes e especiais! Como se fosse um “véu” que aparece antes da cortina e geralmente em cores claras, o acessório garante fluidez e charme ao seu lar.

A cortina voil é feita com tecido fino, leve, fácil de lavar e transparente. Pode ser lisa, amassada, vazada, trabalhada, mais rústica, estampada, com ou sem bordados.

Normalmente é utilizada em composição com outro tecido (forro), bloqueando um pouco mais a luminosidade. Pode-se harmonizar com linho, shantung, seda ou até outro voil de cor e textura transparente.

Cortina Blackout

cortina blackout corta luz impede luminosidade

Conhecida como corta luz, a cortina blackout geralmente é feita com poliéster, que impede a incidência solar

Para aquela “sessão pipoca”, como no escurinho do cinema em sua própria sala, a cortina blackout é a mais indicada. Forrada com um tecido de poliéster mais espesso, que impede 100% a entrada de luz solar, a cortina deixa o ambiente mais escuro e tira o reflexo produzido na TV pela claridade.

Por sua aparência ser mais “plastificada”, você pode optar por ter o blackout em segundo plano e utilizar um tecido mais fino à frente. Dessa forma, a cortina vai oferecer um ar mais sofisticado à sala.

Persiana

cortina persiana alumínio madeira

A persiana pode ter lâminas verticais ou horizontais para ajudar a controlar a entrada de luz

A sua sala de estar pode ganhar cor e vida com a persiana! Este tipo de cortina oferece cores neutras ou fortes, diversas opções para combinar com a decoração do ambiente.

Moderna e funcional, a persiana possui maior liberdade de abertura, podendo ser vertical ou horizontal. Formada por lâminas de alumínio ou madeira presas por um cordão.

Uma das características que se destaca na persiana é o fato de o modelo cobrir apenas a janela, deixando o resto da parede livre. Seu fechamento pode ser standart (com cordinha para puxar e travar), monocontrole (com uma haste contínua que gira para o fechamento) ou motorizado, ideal para persiana muito alta.

Cortina Rolô

cortina rolô blackout persiana

Quando encolhida, pode ficar oculta na sanca de gesso ou atrás do varão

Moderna, clean e perfeita para combinar com diferentes estilos de decoração! A cortina rolô é muito utilizada em salas de estar para favorecer o escurecimento total do ambiente, pois é feita com material blackout.

Esta cortina não apresenta dobras, é produzida com um tecido inteiro e contínuo, facilitando a higienização. Possui um mecanismo especial elétrico ou manual, que se enrola para o fechamento. Quando encolhida, pode ficar oculta no cortineiro de gesso ou no varão.

Apesar de serem mais comuns os modelos desenvolvidos com tecidos lisos, nada impede que a cortina rolô seja confeccionada com texturas estampadas. O importante é que combine com o seu estilo e com a decoração da sala!

Cortina Romana

cortina romana persiana romana fechamento camadas

Com aspecto mais trabalhado, a cortina faz gomos conforme o tecido é recolhido para cima

Sua sala irradiando sensação de aconchego e bom gosto! A cortina romana ou persiana romana apresenta aparência bastante sofisticada, com linhas retas e detalhes na horizontal. Sua estrutura com varetas permite que ela se feche em camadas, uma a uma.

Dependendo do material, serve para o escurecimento total do ambiente ou apenas para assegurar privacidade. A utilização de materiais mais ousados, como palha, permite que a cortina componha ambientes modernos.

Cortina Painel

cortina painel lona intercalada vãos de passagem

Este modelo de cortina é composto por dois ou mais painéis de tecido mais durinho

Sinônimo de praticidade e visual uniforme! A cortina painel é uma ótima opção para grandes espaços, pois é composta por painéis intercalados com recolhimento lateral ou bilateral.

Pode ser confeccionada com tecidos de lona ou sarja, que se abrem horizontalmente, e é presa a um trilho superior. É ideal para ambientes em que há um espaço ao lado da porta ou da janela que vai cobrir, pois, se ficar somente sobre a janela, metade dela sempre estará fechada.

Cortineiro, o detalhe que faz a diferença!

cortineiro de gesso trilho varão de cortina

O cortineiro é ideal para deixar os trilhos da cortina escondidos

O cortineiro é o espaço deixado no teto, acima das janelas e portas, que serve para dar um acabamento mais sofisticado para a instalação de cortinas e persianas. Esse pequeno vão entre o forro e a parede melhora a identidade da sala e esconde o varão da cortina.

Existem diferentes suportes de fixação de cortinas, os mais comuns são os varões e os trilhos. O primeiro é mais popular e simples, pode ser único, duplo ou triplo. O varão pode ser feito de madeira, ferro, escovado, aço cromado, dourado e outros materiais lisos ou trabalhados. E vai bem com cortinas de tecidos leves ou encorpados.

O trilho também pode ser único, duplo e triplo, suportando cortinas mais pesadas. Combina bem com forros e valorizam a vedação da luz. Seu maior inconveniente é a necessidade de escondê-lo no cortineiro ou sanca de gesso.

Comentários

Populares