Home / Celulares e Telefonia / Saiba tudo sobre o lançamento da Motorola. Conheça o Moto X

Saiba tudo sobre o lançamento da Motorola. Conheça o Moto X

Publicado em Celulares e Telefonia por thaisa alves

Moto X: converse com o seu telefone

Imagine que você tira seu celular do bolso e, em vez de sair digitando, apenas diz o que deseja fazer. Essa realidade meio ficção científica está cada vez mais próxima com o avanço nos sistemas operacionais portáteis, e se engana quem acredita que a tecnologia é apenas para falantes do idioma inglês.

É verdade que a Siri, assistente de voz do iPhone, não seja poliglota a ponto de entender a língua portuguesa, mas há alternativas que são capazes de ir bem longe no assunto. Uma delas é o Moto X, que tem como principal mote a redução no uso da tela sensível ao toque e a ampliação no chamado reconhecimento de voz.

O Moto X se utiliza da tecnologia Google Now, embutida em sistemas Android, uma opção cada vez mais madura. Ela não substitui, ainda, toda a interação no aparelho. Você usará a interface sensível ao toque para boa parte dos comandos, mas navegações mais úteis como ligações e localização no mapa, por exemplo, podem ser feitas via voz.

Como funciona o reconhecimento de voz?

Moto X da Motorola

Antigamente, a tecnologia de reconhecimento de voz precisava de uma calibragem cuidadosa, um aperfeiçoamento de semanas para que ela fosse capaz de entender, com precisão, o que estivesse sendo dita. Com o amadurecimento, essa calibragem ainda é necessária, porém o processo é bastante rápido.

Depois de configurado no sistema, o Moto X estará pronto para ser chamado. Não é necessário pressionar botões ou abrir qualquer aplicativo, apenas dizer “OK Google Now”, complementado por uma série de comandos disponíveis e listados quando você diz: “OK Google Now ajuda”.

O recurso é especialmente útil para casos em que estamos na rua, com as mãos ocupadas. Dizer “OK Google Now navegar para” seguido de um endereço qualquer, por exemplo, dispara o Google Mapas com a rota, ideal para traçar percursos sem tirar as mãos do volante ou do guidão da bike.

Mas é só isso?

O Active Display do Moto X

Claro que não. O reconhecimento de voz aprimorado é apenas o primeiro ponto do Moto X que, como todo smartphone, é recheado de recursos. A câmera traseira tira fotos em 10 megapixels e captura vídeo em resolução Full HD (1080p), e pode ser ativada de uma forma diferente da tradicional: é só sacudir o aparelho.

As notificações são mostradas de forma inteligente, mesmo na tela travada. Chegou uma mensagem de texto, você recebeu um novo correio de voz ou e-mail? Eles aparecem na tela, com ícones claros que, quando tocados, revelam mais informações.

E a tecnologia proprietária Motorola Assist entra em ação sempre que você não puder ser incomodado. Está dirigindo? Se comunique sem as mãos. Ou você pode aproveitar o modo silencioso durante reuniões ou à noite, quando você estiver dormindo.

Hardware poderoso

Conheça a incrível câmera do Moto X

O aparelho Android vem com a versão 4.2 do sistema portátil, chamada de Jelly Bean, mas seu hardware é poderoso o suficiente para que ele seja atualizado para a nova versão. Seu processador de arquitetura Motorola X8 Mobile tem dois núcleos de processamento. O aparelho possui 2 GB de memória RAM e 16 GB de capacidade de armazenamento.

Sua tela AMOLED tem 4,7 polegadas e capacidade de reprodução multimídia em alta definição 720p (HD). A bateria de 2200 mAh tem longa duração, podendo chegar a até 24 horas em carga completa dependendo do uso, e a placa de rede sem fio já está preparada para acessar redes 802.11ac, de muito mais qualidade que o atual padrão 802.11n. O aparelho vem preparado para redes de dados 4G (LTE).

E para caber no bolso sem pesar muito, o Moto X tem 65,3 mm de largura, 129,3 mm de altura, 10,4 mm de espessura e pesa apenas 130 gramas. Um aparelho da Motorola, empresa de tradição na fabricação de telefones, que deve agradar quem gosta de estar conectado, mas não quer se preocupar em digitar muito.

Já comprou o Moto X? Então descubra como aproveitar todos os recursos do seu smartphone:

Comentários

Populares