Quais as diferenças entre iPhone 5S x Galaxy S5 x Sony Xperia Z2?
Home / Celulares e Telefonia / Quais as diferenças entre iPhone 5S x Samsung Galaxy S5 x Sony Xperia Z2?

Quais as diferenças entre iPhone 5S x Samsung Galaxy S5 x Sony Xperia Z2?

Publicado em Celulares e Telefonia por thaisa alves

sony-xperia-z2-vs-iphone-5s-vs-samsung-galaxy-s5

Confronto de gigantes da telefonia

Bom mesmo é ter opção. Quando pensamos em uma categoria de produto de tecnologia, normalmente temos dezenas de marcas e modelos com os quais podemos contar. Com smartphones, por exemplo, é assim.

Se você está procurando um novo telefone celular para navegar na internet, acessar seus e-mails, conversar com amigos, tuitar e se divertir, pode apostar em marcas, sistemas e modelos diversos.

Com preços dos mais variados, encontrar o modelo certo vai além do orçamento destinado. Os celulares “Premium”, os mais cobiçados do mundo, se equiparam em valores, mas são diferentes em funcionalidades e objetivos. Qual o mais certo para você?

Afinal, qual o melhor smartphone do mercado?

Difícil dizer qual é o melhor smartphone do mercado, mas é fácil apontar as suas diferenças para que você aposte no certo. Nesse artigo, examinaremos três modelos: o iPhone 5S, o Samsung Galaxy S5 e o Sony Xperia Z2.

Armazenamento

Em um smartphone repleto de recursos como câmera, tela de alta resolução e reprodução multimídia, a capacidade de armazenamento é mais que desejada: é vital. Uma foto ocupa alguns megabytes da memória, assim como uma música, o que rapidamente consome o espaço – especialmente se você tiver pouco.

Quanto mais aplicativos você tiver, menos espaço em disco. E é aí que mora o perigo. O que faz o smartphone é o que você coloca nele, as ferramentas que escolhe para ele. Por isso as empresas costumam vender aparelhos com tamanhos variados de disco.

iphone-5s

O iPhone, por exemplo, possui modelos de 16, 32 e 64 GB. O Galaxy S5 oferece 16 ou 32 GB, e o Xperia Z2 vem com capacidade interna de 16 GB. Mas, onde o iPhone parece sair ganhando, não é bem assim: tanto o aparelho da Samsung quanto o da Sony podem ser expandidos com uso de um cartão microSD de até 128 GB, deixando a solução da Apple – que não pode ser expandida – comendo poeira nesse quesito.

Conectividade

samsung-galaxy-s5

Um smartphone que não se conecta a internet é apenas um peso de papel que realiza ligações. Quando você tem um aparelho desses, as chamadas por voz ficam em segundo (ou terceiro, quarto ou décimo) plano. E por isso a conectividade, Wi-Fi ou por rede de telefonia de celular, é tão importante.

As três soluções tem compatibilidade Wi-Fi de alta velocidade, mas apenas as opções da Samsung e da Sony já vem equipadas com uma placa compatível com o novo padrão 802.11ac.

Os três aparelhos possuem, também, conectividade LTE – a rede que substituirá o atual 3G com uma conexão de mais velocidade.

Câmeras

A gente já explicou em artigos anteriores que o que faz uma câmera não é a quantidade de pixels que é capaz de registrar, mas sim a qualidade do sensor e como a luz que passa pela lente é tratada.

Se você é uma pessoa exigente, precisa comparar amostras de fotografia ou mesmo fotografar para decidir qual é a melhor. O Flickr pode ajudar a optar por uma a partir do Camera Finder (https://www.flickr.com/cameras), mas o S5 e o Z2 ainda não figuram entre as câmeras.

Os megapixels importam para quem gosta de impressões e ampliações. Nisso, a câmera do Z2 é campeã com incríveis 20 megapixels. Seguindo atrás estão o Galaxy S5 (16 megapixels) e o iPhone 5S (8 megapixels). As três opções possuem câmeras frontais para chamadas em vídeo.

Portabilidade

sony-xperia-z2-kitkat-android-540x334

Duas coisas definem um aparelho como o campeão em portabilidade: o tamanho da tela e o peso. O primeiro item é opcional: você prefere uma tela maior ou você prefere que ele caiba melhor em bolsos menores? A tela do iPhone 5S possui 4 polegadas, contra 5,1 polegadas da opção da Samsung e 5,2 do telefone da Sony.

O peso é importante para o conforto no manuseio e também no transporte do mesmo. Nisso, o iPhone sai na frente: apenas 112 gramas. A Samsung vem atrás com 145 gramas e o Xperia chega na rabeira, com 163 gramas.

Sistema

Por fim, o sistema operacional é o fator decisivo para a compra. A Apple possui seu próprio sistema, o iOS, exclusivo e abraçado pela comunidade de desenvolvedores. É inegável o acabamento que seus programas e games possuem e a triagem da companhia é conhecida por ser aprofundada.

O Android não é exclusivo e equipa um número incrível de aparelhos. É mais maleável e adaptável – o que quer dizer que pode não ser muito intuitivo para alguns usuários menos acostumados à tecnologia. Por estar presente no maior número de telefones e tablets, atrai também a atenção de cibercriminosos que criam malwares para ele, então é preciso ficar mais atento a esse tipo de problema e só baixar aplicativos que tenham passado pelo crivo da Google a partir da loja Google Play.

Por ter sido criado pela Google, tem uma vantagem: está perfeitamente integrado aos serviços da empresa. Eles estão presentes no iOS também, é claro, mas por serem da própria Google são aproveitados perfeitamente no Android.

Escolher um smartphone é uma opção pessoal que deve levar em conta as opções de cada um. Em tecnologia, mesmo quando há diferenças maiores como as citadas aqui, o que deve ser levado em conta é a necessidade pessoal e o uso a ser feito. Converse com os seus amigos, teste as opções se possível e veja qual se adequa melhor ao seu dia a dia.

Comentários

Populares