Fotografe a vida com o celular
Home / Celulares e Telefonia / Fotografe a vida com o celular

Fotografe a vida com o celular

Publicado em Celulares e Telefonia por thaisa alves

Fotografe no celular

Fotografe usando o seu celular

Um dos grandes responsáveis pela popularização da fotografia digital (e da fotografia em geral) é o celular. Desde que lentes e sensores começaram a ser incluídos nos telefones, a tecnologia vem evoluindo e hoje esses aparelhos cumprem uma função primordial na vida de quem tem a fotografia como passatempo.

Diferente de uma máquina fotográfica digital, um telefone celular tem vantagens únicas que somente agora começam a aparecer nas primeiras câmeras compactas, dentre elas se destaca a capacidade de compartilhamento rápido via internet, um dos motes dos smartphones e telefones conectados.

Esse tipo de função e a praticidade de um celular que cabe no bolso compensam problemas clássicos da fotografia do celular, reconhecidamente mais limitadas em qualidade, ainda que mais e mais tecnologia tem sido embutida também nesse campo dos dispositivos portáteis e esse tipo de diferença também tem diminuído.

As lentes e os megapixels

Como dissemos, as câmeras de celular são mais limitadas em captação de luz, rendendo fotos de menor qualidade que as fotográficas dedicadas, sejam elas compactas, semi-profissionais ou profissionais.

A fotografia nos celulares é fator secundário, mas qualquer pessoa que esteja pensando em fotografar com mais constância deve levar em conta as capacidades das câmeras. Telefones mais simples contam com câmeras digitais de resolução VGA, uma opção que é suficiente para quem pretende enviar mensagens multimídia MMS, mas fora de cogitação para quem quer publicar, editar ou imprimir os seus cliques.

Celulares um pouco mais avançados já trazem câmeras de 1 ou 2 megapixels, o que é suficiente para quem quer mostrar na internet situações cotidianas ou cenas curiosas, mas o assunto começa a ficar interessante mesmo nos smartphones, que possuem câmeras mais poderosas, normalmente com resolução entre 3 e 5 megapixels, ou em alguns casos até mesmo superior. Com esse tipo de qualidade gráfica, as fotos podem não apenas ser publicadas, como editadas com muito mais conforto e impressas em formatos maiores.

Compartilhamento online

O aplicativo instagram. Disponível para aparelhos com iOS ou Android.Com a conexão sempre ativa à internet, seja a partir de celulares com Wi-Fi, seja a partir de telefones que se conectem à redes de dados como 3G e EDGE, a fotografia nos celulares ganhou seu maior aliado: o compartilhamento online.

Esse tipo de recurso é dos mais procurados em telefones como smartphones, já que permite uma forma diferente e muito mais visual de comunicar aos seus amigos o que está acontecendo. Com a popularidade de redes sociais como o Facebook, por exemplo, é possível ter álbuns fotográficos completos de seus passeios, viagens e festas com os amigos.

Em smartphones iOS (iPhone) e Android, por exemplo, a rede social Instagram ganhou fama por permitir aos seus usuários compartilharem de forma rápida fotografias parecidas com as tiradas com máquinas instantâneas Polaroid, com a aplicação de belos filtros.

Como tirar as suas fotos do telefone

Há mais de uma forma de passar as suas fotos de um celular para um computador ou enviá-la para alguém. O modo mais simples é contando com ajuda da internet. Os sistemas portáteis modernos oferecem meios práticos de encaminhar imagens por e-mail.

Existe, ainda, a possibilidade de envio das fotos via Bluetooth, que é útil tanto para quem quer passar uma foto de um celular para outro (verifique a disponibilidade da conectividade e dos sistemas que estiverem em uso) ou ainda de um telefone para um notebook ou computador equipado com uma conexão dessas.

O modo mais universal, porém, é a partir da sincronização de dados com o computador. Isso é feito por intermédio de um cabo, que está incluso em alguns modelos (verifique o conteúdo da embalagem de seu telefone), ligado à porta USB. Em alguns casos, como no iPhone, essa importação depende de um software, o iTunes, oferecido gratuitamente via download. Muitos aparelhos ainda utilizam cartões Micro SD e com a ajuda de um adaptador (vendido separadamente) você poderá usar computadores com leitores de cartões para importar as fotos que tirou.

Comentários

Populares