Conheça (de verdade!) tudo sobre os modelos de iPhone
Home / Celulares e Telefonia / Conheça (de verdade!) tudo sobre os modelos de iPhone

Conheça (de verdade!) tudo sobre os modelos de iPhone

Publicado em Celulares e Telefonia por thaisa alves

iphone-modelos-e-historia

Desde que Steve Jobs e sua trupe lançaram o primeiro iPhone, os smartphones da Apple viraram uma febre mundial. Assim como Adão e Eva, grande parte da humanidade mordeu – tecnologicamente falando – a maçã do pecado e se rendeu aos encantos do compacto aparelho.

A partir disso, as revoluções se sucederam: 3, 3GS, 4, 4S, 5, 5C, 5S, 6, 6 Plus. Nessa sopa de números e letras encontram-se novos caminhos tecnológicos que aproximaram nosso presente de filmes futuristas ou desenhos dos Jetsons. Mensagens gratuitas, ligações com vídeo, armazenamento de livros, muitas inovações que só a mente refinada e genial de Steve poderia aglutinar em um só produto.

O seu grande líder e inspirador nos deixou, mas a Apple manteve a linha de raciocínio e criatividade. Assim, os novos aparelhos conquistam cada vez mais adeptos e mantêm fidelizados os usuários mais antigos. Os modelos, 3, 3GS e 4, na velocidade alucinante da modernidade, já se tornaram obsoletos. Do 4S em diante, há muitas nuances diferentes que merecem ser ressaltadas.

Interessante: o legado do 4S, a porta de entrada para o novo salto da Apple

iphone-4s

O iPhone 4S foi lançado com pompa e circunstância em 2011 por Tim Cook, sucessor de Steve Jobs. Continha muitas melhorias em relação a seu antecessor, o iPhone 4. O processador muito mais rápido, uma câmera mais potente e uma antena GSM de melhor qualidade.

Ainda hoje é o iPhone mais encontrado no Brasil, posto que é uma ponte entre a “antiguidade” dos modelos 3, 3GS e 4 e a modernidade da linha 5 e 6. Sua produção foi descontinuada em setembro de 2014, embora ainda se encontrem aparelhos novos para venda.

Inovador: A linha 5 e suas variações

iphone-5-5s-5c

Em setembro de 2012, a fabricante norte-americana anunciou o seu iPhone 5. Ele mudava sensivelmente seu design em relação aos da linha 4, sendo mais fino [18%] e mais leve [20%], Além disso era duas vezes mais rápido e tinha a tela meia polegada maior que seu antecessor.

Durante um ano, o iPhone 5 reinou soberano levando o cetro de telefone mais moderno da marca da maçã, enfrentando os rivais e mantendo sua supremacia. Mas não era suficiente para a turma de Tim Cook. Exatamente um ano depois, em setembro de 2013, uma manobra de mestre levou os telefones para duas diretrizes: 5C e 5S

O iPhone 5C é uma versão mais colorida da linha. Seu corpo em policarbonato, com reforço interno em aço, permite várias configurações em cores, o que não ocorre com outros membros da família. Esta decisão, aliás, gerou críticas dos consumidores, que achavam que o aparelho não deveria ter o mesmo preço do iPhone 5, por exemplo, uma vez que este tinha o “esqueleto” mais reforçado.

A única mudança sensível do iPhone 5C para o 5, além do design, é sua câmera, um pouco melhor que a do antecessor. Para quem esperava mudanças mais sensíveis, o alcance não estava neste produto, mas em seu irmão gêmeo, o iPhone 5S.

“A sétima geração de iPhones”, assim foi anunciado o iPhone 5S. Também tinha um design diferente, mais elegante, em aço escovado, em prata, dourado ou cinza espacial. Seu botão não era côncavo, ao contrário de todos os antecessores. Tinha um software mais moderno, com timelapse na câmera, que depois foi incorporado ao iOS 8 e afins.

Sua grande diferença em relação aos iPhones 5 e 5C era o processador de 64 bits, que simplesmente o deixava duas vezes mais rápido que os outros. Certamente, o iPhone 5S é a ponte tecnológica entre as linhas 5 e 6 e ainda hoje é considerado um aparelho top de linha.

Impactante: A tacada de mestre da Apple, o Iphone 6 e 6 plus

iphone-6-iphone-6-plus

Sempre em setembro, sempre uma surpresa. 2014 não fugiu à tradição. A Apple anunciou o mais novo membro da família, o iPhone 6. Não satisfeita, anunciou também uma versão Plus, que, sim, é bem diferente da versão tradicional.

O tamanho maior e mais imponente parece feito sob medida para incomodar as rivais, que sempre contavam com essa maneira de design como trunfo a favor. O modelo “Plus” ainda abusa e parece um tablet compacto, por causa do design ousado, aliás, esse tipo de aparelho segue a linha de outros da linha Samsung e é chamado de Phablet, uma mistura de “Phone” (telefone em inglês) e Tablet.

Tudo isso transformou a linha iPhone 6/6 Plus nos telefones mais futuristas já lançados até aqui. Filas gigantescas se formaram no seu lançamento e milhões de adeptos já fazem ligações e usufruem de sua tecnologia no mundo todo.

Inteligentes, bonitos e elegantes: quais as diferenças entre os iPhones 5s, 6 e 6 Plus?

Os três aparelhos mais modernos da família Apple são bem diferentes entre si. Para os fãs ou quem gosta de tecnologia, é importante saber os detalhes mais marcantes de cada um deles.

A linha 6 tem capacidade de armazenamento de até 128 giga, enquanto o iPhone 5s chega até 64; O iPhone  5S é mais espesso [7,6mm] contra 6,9 mm do iPhone  6 e 7,1 mm do iPhone 6 Plus. A tecnologia pixels dual-domain só se encontra na linha 6/6 plus, que também tem o dobro da capacidade de gravação de videos em quadros por segundo [60 a 30] e em câmera lenta [240 a 120] que o iPhone 5s.

Nas câmeras, o iPhone 5s tem tecnologia HDR automática só para fotos, enquanto seus irmãos mais novos a disponibilizam para fotos e vídeo. Todos os modelos de iPhone 6 e 6 plus são compatíveis com o 4G brasileiro. O mais velho entre os três não tem barômetro, nem ajuste de foco automático e contínuo, privilégio dos novatos.

E até o Wi-Fi é diferente, sendo o 5s equipado com a tecnologia 802.11n e os outros dois com a tecnologia 802.11ac. As câmeras nos modelos 5s e 6 são digitais, enquanto um mecanismo ótico no iPhone 6 Plus leva as fotos para um nível ainda maior.

As baterias de todos os modelos têm surpreendente durabilidade, sendo o iPhone 6 Plus o campeão neste quesito, embora os outros dois consigam performances excelentes. Há ainda muitas semelhanças entre os modelos, que mantém o elevado padrão da Apple e são ótimas opções, qualquer que seja a escolha indicada. Mais que um telefone, é a certeza de ter “O” telefone.

Comentários

Populares