Conheça (de verdade!) tudo sobre os modelos de iPhone
Home / Celulares e Telefonia / Conheça (de verdade!) tudo sobre os modelos de iPhone

Conheça (de verdade!) tudo sobre os modelos de iPhone

Publicado em Celulares e Telefonia por Edevaldo Figueiredo

10-anos-iphone- destaque-capa

iPhone segue inovando

Completando 10 anos de existência em 2017, o iPhone é, sem sombra de dúvidas, um dos smartphones mais desejados de todo o planeta. Idealizado por Steve Jobs (1955 – 2011), ex-presidente e fundador da Apple, esse aparelho revolucionário é certamente um marco no que diz respeito à evolução da tecnologia móvel, pois seu surgimento transformou totalmente o mercado de telecomunicação.

O iPhone foi apresentado ao público no ano de 2007. Na época, seis entre cada dez norte-americanos entrevistados pela imprensa americana disseram saber a data em que o smartphone seria disponibilizado nas lojas. Somente com esse dado já é possível dimensionar o frisson que foi naquele período. Qual outra marca consegue fazer do lançamento de um produto um grande evento mundial? Somente a Apple chegou a esse patamar! E isso acontece até os dias atuais!

Com aparência minimalista e suave, o primeiro iPhone chegou conquistando os consumidores. Ele foi o primeiro smartphone a ter tela touchscreen – nesse caso de 3,5 polegadas –, a vir com acelerômetro, a substituir o teclado pela função multitoque, oferecer acesso às redes sociais, além de contar com apenas dois únicos botões, que têm se mantido até os dias de hoje. O modelo trazia uma combinação de iPod, telefone e browser internet, conectividade 2G, memória RAM de 128MB, armazenamento de 4GB ou 8GB e câmera traseira de 2MP. Essas são algumas características que chegaram para conquistar de vez os amantes da tecnologia. Daí por diante, de ano em ano, as inovações trazidas pela Apple em sua linha de smartphone, deixam os adeptos da marca cada vez mais fãs do incomparável iPhone.

iPhone 3G e 3GS: Tela Multitouch

Diante do grande sucesso que o primeiro modelo de smartphone provocou, no ano seguinte a Apple voltou a surpreender seu público ao disponibilizar um novo aparelho chamado iPhone 3G. Apresentado novamente pelo seu idealizador, Steve Jobs, esse produto, que hoje não é mais produzido, contava com funções de iPod, câmera digital, internet, tecnologia de dados GSM 3G, conexão Wi-Fi, tela multitouch, entre outras funcionalidades.

Mas os grandes diferenciais presentes nessa versão foram: o surgimento da loja de aplicativos App Store, na qual os usuários fizeram mais de 10 milhões de downloads, logo na primeira semana; o aumento na velocidade de dados, promovido pela tecnologia 3G; o AGPS, que estabelece conexão entre o GPS a localização enviada pelas antenas de transmissão. Além disso, trouxe a variação de cores, sendo possível escolher entre as cores preta ou branca. O modelo mais barato contava com 8GB de memória interna e o mais caro tinha 16GB.

Seguindo com as inovações e lançado em 2009 nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e em seis países europeus, o iPhone 3GS chegou com o propósito de oferecer um aprimoramento dos recursos presentes nas versões anteriores. Já descontinuado, ele continha câmera de 3GB com foco automático, 256MB de memória RAM, recursos de acessibilidade como a adição de VoiceOver, Cor Inversão e Zoom Text.

iPhone 4 e 4S: Sistema Operacional iOS

iphone-4s

O mais encontrado no Brasil

Com o objetivo de oferecer cada vez mais qualidade aos seus produtos e, logicamente, aos consumidores, em 2010, a Apple apresentou o iPhone 4, um smartphone que tinha como diferenciais as chamadas em vídeo e recursos que possibilitavam um maior consumo de conteúdo, tais como: livros, revistas, filmes, músicas e games, pensados especialmente para serem acessados via web.

Ele foi o primeiro iPhone a conter o sistema operacional iOS. Outro diferencial, se comparado aos seus antecessores, é o design. O iPhone 4 passou a ter metal inoxidável e vidro em toda parte traseira.

Considerado como o iPhone mais vendido no Brasil, a versão 4S foi anunciada em 2011, um dia antes do falecimento de Steve Jobs. Foi o primeiro a ser apresentado por Tim Cook, sucessor do fundador da empresa.

Produzido durante três anos, o aparelho chegou para disponibilizar melhorias em seu processador, câmera mais potente e antena GPS de melhor eficiência. Ele é considerado uma ponte entre a tecnologia de suas primeiras versões e os aparelhos mais modernos que o sucederam.

IPhone 5, 5C e 5S: Câmera Timelapse

modelos iphone 5 5C 5S Câmera Timelapse

Dobro de Velocidade

Os applemaníacos foram surgindo cada vez mais e a apresentação de um novo iPhone já era esperada em 2012. E, enfim, aconteceu. Naquele ano, a Apple trouxe para os seus consumidores a linha 5, cujo design foi alterado sensivelmente em relação à versão 4.

Com espessura 18% mais fina e 20% mais leve, ele era duas vezes mais rápido e tinha em sua tela meia polegada a mais. Ele venceu todos os seus concorrentes e se manteve hegemônico até o lançamento de outros dois modelos de iPhone, o 5C e 5S, lançados em 2013.

Mais colorido, o corpo do 5C era feito de policarbonato, com reforço interno em aço. Outro elemento que o difere da versão 5, é a sua câmera de melhor resolução. Agora, quem esperava por mudanças mais palpáveis, o seu irmão iPhone 5S chegou para atender essa necessidade.

Além de elementos já presentes nos outros aparelhos (design diferenciado, feito em aço escovado nos tons prata, dourado ou cinza espacial), ele possuía botão não côncavo, o seu software era mais moderno, vinha com timelapse na câmera, que, posteriormente, foi adicionado ao iOS 8. Por último, mas não menos importante, o principal elemento de destaque no 5S era o processador de 64 bits, que dobrou a sua velocidade.

iPhone 6 e 6S Plus: 128GB de capacidade de armazenamento

modelos iphone 6 6S Plus 128GB armazenamento

6,9mm de espessura

O mundo tecnológico não para e a Apple está sempre na vanguarda com sua linha de iPhone. No ano de 2014, Tim Cook apresentou ao público a linha 6 e 6S Plus. A capacidade de armazenamento do 6, simplesmente dobrou de tamanho em relação à versão 5, passando para 128GB. Além disso, sua espessura foi reduzida para 6,9mm, ampliou-se a capacidade de gravação de vídeo em quadros por segundo (60 a 30) e em câmera lenta (240 a 120).

A tecnologia HDR automática presente nas câmeras, que antes era aplicado somente em fotos, nos iPhones 6 e 6 Plus foi disponibilizado também para uso nos vídeos. E mais: a tecnologia 4G brasileira funciona muito bem nesses aparelhos, o Wi-Fi vem com tecnologia 802.11ac, e as fotos ganham mais realismo com o mecanismo ótico presente em sua câmera.

IPhone SE: Edição Especial

iphone SE edição especial Tela 4 Polegadas

Hardware aprimorado

Lançado há pouco mais de 1 ano, mais precisamente em março de 2016, o iPhone SE é o primeiro smartphone da Apple a não ter um número como parte de seu nome. Ao invés disso, possui a sigla: “SE” que em português significa Edição Especial. Ele é o sucessor do 5S e conta com melhorias no hardware, que foram adicionadas também no 6S; porém, mantendo a tela de 4 polegadas com as mesmas características presentes no 5S.

A tela foi mantida única e exclusivamente para atender uma parcela considerável de consumidores que tinha como preferência continuar usufruindo de uma tela com 4 polegadas. Diante disso, as características de um aparelho de entrada foram mantidas, mas o hardware ganhou melhorias significativas.

iPhone 7 e 7 Plus: Resistente à água e poeira

modelo iphone 7 7 Plus Fone AirPods

Resistência à água e poeira

Um dos lançamentos mais recentes da Apple é a dupla 7 e 7 Plus, apresentados em setembro de 2016 por Tim Cook. Primeiramente, daremos destaque ao iPhone 7. Ele chega para substituir o modelo 6S, oferecendo o novo processador quad-core Apple A10 Fusion, além de resistência à água e poeira (com a certificação IP67), auto-falantes estéreos, sistema de estabilização óptica na câmera, 60% mais velocidade e 30% mais eficiência na captura de imagens. Outro diferencial é a substituição de entrada de fone de ouvido (os EarPods) pelos fones sem fio, os AirPods.

Agora, na comparação entre o iPhone 7 e 7 Plus, dois elementos fazem com que esse aparelho tenha algumas características exclusivas. A saber: no modelo 7, existe uma câmera traseira de 12MP, já no iPhone 7 Plus são disponibilizadas duas câmeras traseiras de 12MP com lentes grande-angular e teleobjetiva. Outro recurso que os difere é a tela de 4,7 polegadas e resolução de 1334 x 750 pixels no 7 e a tela de 5,5 e resolução de 1920 x 1080 pixels presente no 7 Plus.

iPhone 8 e 8 Plus: Recarga sem fio e realidade aumentada

iphone 8 8 Plus Recarga sem fio

Realidade aumentada

Uma década passou, mas a paixão pelo iPhone continua implacável entre os aficionados por tecnologia, especialmente as desenvolvidas pela Apple. E para não fugir à regra, a empresa lançou em setembro de 2017 a sua décima primeira geração: o iPhone 8.

Disponíveis nas versões com 64GB e 256GB, o aparelho dispõe de uma quantidade de recursos inovadores realmente impressionantes. Os principais atrativos são: design totalmente em vidro, moldura feita de alumínio especial, câmera aprimorada com tecnologia True Tone, que ajusta o tom de branco conforme a luz.

Além dos recursos citados acima, o iPhone 8 oferece praticidade na recarga da bateria, pois não utiliza fio. Ele funciona com carregador padrão Qi (vendido separadamente), iguais aos existentes em muitos hotéis, cafés e aeroportos.

E mais: o modelo 8, da Apple, possui realidade aumentada graças ao seu processador A11 Bionic (quatro núcleos de eficiência que são até 70% mais rápidos que no A10 Fusion, além de dois núcleos de desempenho até 25% mais velozes). A maneira como você curte jogos e apps muda totalmente, e para melhor, claro!
Algumas diferenças separam a versão 8 do 8 Plus:

  • iPhone 8: tela de 4,7 polegadas, câmera de 12MP, zoom digital até 5x e abertura f/1.8.
  • iPhone 8 Plus: câmera de 12MP com lentes grande-angular, teleobjetiva abertura ƒ/2.8, zoom digital até 10x, modo retrato e iluminação retrato.

iPhone X: Aposta para o futuro

10 anos iphone X

iPhone segue inovando

Uma década de existência, um iPhone mais que especial, essa é a proposta trazida pelo modelo X como comemoração a essa data tão importante e histórica. Segmentado como premium, top de linha, esse smartphone Apple conta com as tecnologias mais avançadas desenvolvidas exclusivamente pela marca.

Revolucionária, pequena, mas portadora de uma grande quantidade de tecnologia, a sua câmera TrueDepth (somada à função Face ID), autentica e desbloqueia as funcionalidades do iPhone X através do reconhecimento do seu rosto. O mapeamento facial projeta e analisa mais de 30 mil pontos.

Com essa câmera, é possível até criar Animoji (personagens animados), a partir das suas expressões faciais. Para realizar essa atividade, ela analisa mais 50 movimentos musculares diferentes e, assim, transporta todos esses dados aos 12 Animojis disponíveis.

Outro grande atrativo no iPhone X é a sua tela super retina de 5,8 polegadas, criada especialmente para caber em suas mãos e encher os olhos. Com cores precisas, brilho de altíssimo nível e proporção de contraste 1.000.000:1, essa é a primeira tela de OLED que atende ao padrão de exigência do iPhone.

O iPhone X diz alô para o futuro respondendo aos seus comandos por toque, voz ou olhar. Esses elementos certamente são os primeiros passos dados pela Apple para seguir em frente como uma empresa inovadora e revolucionária. O que virá pela frente ainda não é possível prever. O que podemos dizer é que a empresa fundada por Steve Jobs, certamente, já vem desenvolvendo algo nesse sentido. Vamos esperar!

Fatos históricos que marcaram o ano de 2007

Um dos acontecimentos mais marcantes de 2007 foi, sem dúvida, o lançamento do primeiro iPhone. Para relembrarmos um pouco sobre o que de mais aconteceu naquele ano, separamos outros fatos importantes e curiosos ocorridos no Brasil e no mundo:

  • – Entra em vigor na cidade de SP a lei Cidade Limpa, que proíbe propagandas em outdoors
  • – Acidente com avião da TAM em SP é o maior já ocorrido no País
  • – Túnel da linha 4 do Metrô de SP desaba
  • – Cristo Redentor é eleito uma das novas Sete Maravilhas do Mundo
  • – Estilista Ronaldo Esper é preso suspeito de furtar vasos de cemitério
  • – Tony Blair deixa o cargo de primeiro-ministro da Inglaterra após 10 anos

Comentários

Populares