8 dicas para economizar a bateria do celular
Home / Celulares e Telefonia / 8 dicas para economizar a bateria do celular

8 dicas para economizar a bateria do celular

Publicado em Celulares e Telefonia por thaisa alves

bateria-smartphone-economizar

Chega o final do dia e o tormento começa: você fica de olho no indicador vermelho da bateria do celular e toma todo o cuidado para utilizar somente os recursos e aplicativos extremamente necessários. Tudo, claro, até encontrar uma tomada, um computador ou notebook. Aí sim, é hora de respirar tranquilamente e voltar a utilizar o aparelho como antes.

E se você pudesse reverter esse tipo de situação ao gerenciar melhor o uso da bateria do seu smartphone? Isso é plenamente possível graças a uma série de dicas práticas e simples de serem adotadas.

Somente o necessário

Claro que você não precisa deixar de lado a diversão e o bate-papo com os amigos para poupar a bateria do seu smartphone. Ainda assim, existem algumas ferramentas que podem ser desativadas, para dar uma sobrevida ao celular.

Ainda que momentaneamente, desligar o Bluetooth, o 3G e até o wi-fi evita desperdícios e possibilita que você utilize esses recursos muito melhor quando forem realmente necessários. O mesmo se aplica à sincronização automática, ao localizador e ao sistema de GPS.

Celular que não dorme

Você está dormindo e, obviamente, não está utilizando o celular, que repousa tranquilamente ao seu lado, na cabeceira da cama. Pode parecer que não, mas o aparelho está funcionando e, sua bateria, sendo constantemente consumida.

Isso porque a maioria dos smartphones traz aplicativos que rodam mesmo com o equipamento desligado. A chamada “atividade em segundo plano” é um dos principais vilões para quem precisa poupar a bateria e, por exemplo, precisa do celular renovado pela manhã.

De olho na tela

Não importa o modelo de smartphone. Sua tela é provavelmente a ferramenta responsável pela maior porção de consumo de bateria. Cada vez maiores e com resoluções impressionantes, elas comprometem muito a energia do celular.

Para evitar isso, você pode ajustar as configurações da tela. Diminuir o brilho, por exemplo, já reduz consideravelmente os gastos.

Delete o que você não usa!

Simples! Menos aplicativos = menor processamento = mais bateria para você.

A carga completa

Provavelmente você já escutou a dica de que, para garantir uma vida útil prolongada para a sua bateria, é importante realizar pelo menos uma carga completa ao mês. Pois saiba que não se trata de mito. A recomendação é verdadeira.

O motivo é simples: pequenas cargas acabam enfraquecendo os componentes das baterias mais tradicionais. Já o contrário ocorre quando a carga é maior.

Calor, o grande vilão

Ficar atento à temperatura do celular é fundamental para garantir que a bateria dure mais tempo. E não é somente quando exposto à luz (natural ou artificial) que ele aquece. Aqueles que costumam transportar o aparelho no bolso devem ter cuidado redobrado.

Sempre que possível, tente colocar o smartphone em um local arejado. Seja na mesa do escritório ou na cabeceira da cama, em casa.

Vídeo, a diversão que custa preciosos pontos da sua bateria

Para quem adora assistira a vídeos na internet ou baixar aqueles enviados pelos amigos, o cuidado com a bateria deve ser ainda maior. O consumo de energia do celular para esse tipo de diversão é enorme.

Tente, portanto, regular a tela para que seu desempenho seja otimizado e evite ficar muito tempo assistindo a vídeos, principalmente, se a bateria estiver pouco carregada.

O momento em que você percebe que a bateria acabou

O momento em que você percebe que a bateria acabou

Apps para economizar

Seja para os sistemas Android ou iOS, é possível recorrer a ferramentas destinadas à aprimorar o desempenho da bateria dos smartphones. São aplicativos variados que oferecem desde o monitoramento completo dos gastos de energia, até a otimização do brilho da tela.

O Battery Life Pro-All-IN-1, por exemplo, é voltado para iPhones. Ele indica o tempo que resta de energia para o celular, além de mostrar quais processos estão sendo executados e o histórico completo de carregamento e descarregamento. Já o Battery Widget Reborn é voltado para os aparelhos Android e, com um círculo central, exibe a carga da bateria e o tempo restante. Você ainda pode conferir um gráfico com o histórico de uso da bateria.

Comentários

Populares