Câmeras Nikon: história e os principais modelos | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Câmeras e Filmadoras / Nikon: Uma história e muitos cliques!

Nikon: Uma história e muitos cliques!

Publicado em Câmeras e Filmadoras por Edevaldo Figueiredo

Você sabia que uma das maiores empresas de equipamentos fotográficos e imagem completa 100 anos em 2017? Fundada em 25 de julho, como Nippon Kogahu Kōgyō, a empresa inicialmente lançou o vidro de precisão óptica e os binóculos. Posteriormente, iniciaram também a fabricação de microscópio, que tinha lentes objetivas intercambiáveis. E as lentes acabaram se tornando uma especialidade da empresa, que em 1932 iniciou a fabricação de lentes fotográficas objetivas, para as quais deram o nome de nome de Nikkor.

Como aconteceu com inúmeras empresas durante a segunda Guerra Mundial,  a Nippon teve sua produção paralisada e só retornou ao mercado em 1945, incorporando na produção as câmeras fotográficas. Em 1946, finalmente, adotaram o nome de Nikon, uma fusão das palavras Nippon Kogahu”, que siginifca “óptica japonesa”.

A excelência da empresa foi atingida devido à sua qualidade de produção. Porém, houve uma grande contribuição do jornal norte-americano The New York Times, em 1950, quando publicou um artigo no qual dizia que as câmeras da marca eram superiores às demais no quesito tecnologia. Esse fato gerou grande visibilidade à empresa.

câmeras Nikon Semiprofissional Profissional

Câmeras Nikon: alta tecnologia

Desde então, sua fama entre os amantes da fotografia, de fotógrafos amadores aos mais renomados nomes do fotojornalismo, só cresceu. Inovação sempre foi a sua base, exemplo disso é a Nikon F. Lançada em 1959, ela foi a primeira câmera SLR (Single Lens Reflex) da empresa japonesa. O diferencial para a época foi a eficiência do foco, que podia ser acionado através de lente objetiva.

De lá para cá, muitos produtos criados pela Nikon surgiram para ajudar na captação de imagens nas mais variadas condições. Momentos em família, com os amigos, viagens inesquecíveis, fatos do cotidiano, eventos profissionais, esportivos, fatos históricos, fenômenos naturais. Para cada situação, você encontrará ajuste de zoom, flash, enquadramento, entre outros elementos, mais adequados nas inúmeras câmeras do seu portfólio.

Presente em mais de 100 países, a Nikon, além de câmeras compactas, semiprofissionais e profissionais desenvolve lentes, flashes, filtros, microscópios, binóculos e instrumentos de medida.

Para ajudá-lo a escolher qual Nikon combina mais com o seu perfil ou caso você já tenha uma câmera e deseja comprar outro modelo, separamos algumas dicas sensacionais.

Quais as principais diferenças entre uma câmera semiprofissional e uma profissional?

Cada vez mais, adeptos de fotografias têm se interessado por câmeras com maior quantidade de recursos. Mas você sabe diferenciar uma câmera semiprofissional de uma profissional? Separamos algumas dicas que certamente vão ajudá-lo:

As câmeras semiprofissionais possibilitam o ajuste manual dos seguintes recursos: intensidade da luz, velocidade, abertura da lente e ISO reduzido.  Mas, de qualquer maneira, as fotos ganharão mais qualidade e você terá mais liberdade para capturar as cenas do jeito que desejar, basta fazer os ajustes manuais.

Existem semiprofissionais da categoria DSLR (Digital Single LensReflex). Isso significa que elas atuam da seguinte forma: um espelho central envia a imagem a ser fotografada diretamente no viewfinder (visor onde encaixamos os olhos). Isso possibilita maior precisão no enquadramento e na luminosidade.

Ao comprar uma semiprofissional, atente-se também à lente, pois existem modelos que não permitem a troca, como, por exemplo, a Nikon L840. Agora, se você tem interesse na câmera que possibilita a troca de lente por uma mais aberta, fechada, intermediária, entre outras, uma das opções é a Nikon D5500.

As câmeras profissionais costumam ser mais robustas, têm maior possibilidade de configuração manual, lentes intercambiáveis, controle de exposição da imagem, foco,  ISO, sensor aprimorado, entre outras configurações. As câmeras como a Nikon 5300, Nikon D610, se enquadram como profissionais. 

Câmeras semiprofissionais Nikon: excelente custo-benefício com resultados incríveis!

Câmera fotográfica com excelente custo-benefício tem nome: Nikon Coolpix P900. Projetada com elementos presentes em equipamentos profissionais, mas com preço mais acessível, ela é perfeita para quem quer subir um degrauzinho no mundo da fotografia. Entre as inúmeras funcionalidades existentes, o seu poderoso zoom com aproximação ótica 83x (ou equivalente a 2000mm) é, sem sombra de dúvidas, o seu maior destaque.

Com lente fixa, visual sofisticado e estrutura que possibilita uma boa estabilização, a Nikon P900 permite que você visualize a cena que deseja registrar e conferir o resultado, utilizando o seu display giratório LCD de 3 polegadas. Essa pequena tela é ideal para quem gosta de tirar fotos em diferentes posições.

Caso queira assumir o controle dos disparos, a câmera Nikon P900 permite que você defina a abertura e a velocidade do obturador. Agora, se a sua preferência é que esses ajustes sejam feitos automaticamente, essa câmera conta com diversos modos automáticos desenvolvidos para atuarem com máxima precisão.

Outro recurso interessante do modelo é a gravação do local do registro da foto. Perfeita para viajantes que gostam de compartilhar as suas jornadas, essa funcionalidade é sensacional. Você vai postá-las no Google Maps, Google+, entre outras redes sociais ou com o software Nikon View NX2.

Câmera Nikon D7000 12.MP resolução processador EXPEED 2

Nikon D7000: Para você que leva a fotografia a sério

A Nikon D7000 possui inúmeros recursos para que você possa registrar diversos momentos da sua vida com máxima precisão. Com 16.2MP de resolução de imagem, ela também conta com sensor CMOS de formato DX mais sensível, que gera um ISO elevado de 100-6400 (expansível até 25600), com baixo ruído (pontos granulados que surgem nas áreas mais escuras da foto) e o poderoso processador EXPEED 2, que garante maior velocidade em todo o sistema da câmera.

A quantidade de configurações automáticas e personalizadas é outro diferencial para a captura de fotos e registros de vídeos.  Ela é capaz de fazer seis fotos por segundo e filmar com qualidade D-Movies de 1080pem Full HD com poderoso sistema automático de foco.

E mais: aquilo que você observar pelo quadro no visor será registrado em 100%, ou seja, toda a imagem focada será captada em sua magnitude. O seu prisma pentagonal de cristal e sua tela com visor confeccionado com precisão são capazes de garantir uma imagem com máximo brilho e confirmação de foco de uma cena a ser captada.

Ao se entender todos os recursos disponíveis nessa câmera, ela vai possibilitar o uso profissional qualquer momento e lugar. Se você procura uma câmera de alta capacidade, mas que não seja necessariamente uma profissional, a Nikon D7000 é ideal.  O modelo permite a troca de lente para que você tenha mais opções para capturar os melhores registros.

As câmeras fotográficas I810 e D3100 Nikon também são excelentes opções, seja para atividades pessoais ou profissionais, elas vão atender com perfeição todas as suas necessidades.

Câmeras profissionais Nikon: equipamentos top de linha

câmera Nikon D3200 vídeos Full HD 1080p

Nikon D3200: Filma em câmera lenta

Considerada uma das melhores câmeras da categoria DSLR, a Nikon D3200 é extremamente leve, tem ótima pegada, possui sensor de imagem CMOS com formato DX, processador de imagem EXPEED 3 e faixa de sensibilidade ISO de 100 a 6400.

Além de registrar belíssimas fotos, a D3200 permite capturar ótimos vídeos com qualidade Full HD (1080p). Com foco automático contínuo, controle de exposição manual e som estéreo, nenhuma cena ficará fora do que você pretende registrar. Em cada modelo, a Nikon surpreende, oferecendo aquele algo a mais. Com a D3200, você poderá gravar vídeo até mesmo em câmera lenta a até 60 qps. Uma nova visão dos movimentos será capturada com a lente NIKKOR presente nesse equipamento.

Feita com materiais de altíssima qualidade, resistência e exclusividade absoluta, a câmera permite o registros de tudo que você desejar e obterá um excelente resultado. Entre as demais câmeras profissionais da Nikon disponíveis no mercado, vale a pena conferir também a Nikon D5200 e a Nikon D90. Elas foram feitas para atender um público exigente, que quer ter a fotografia como uma atividade profissional.

Confira alguns lugares sensacionais para registrar com a sua Nikon

Quem ama fotografar certamente tem um olhar diferenciado para capturar cada registro. Praias, parques, campo, serra, enfim, a natureza é um cenário perfeito para muitos cliques! Mas também há locais bem atrativos nos grandes centros que são espetaculares. Em São Paulo, por exemplo, podemos citar a Avenida Paulista, com seus arranha-céus, que as lentes são capazes de capturar com singularidade. Outras grandes capitais certamente escondem belezas que só um olho clínico de quem é ligado ao mundo das imagens pode registrar! Enfim, do Oiapoque ao Chuí existem lugares ricos em beleza, sejam naturais ou criadas pelo homem.

Para que seus registros fotográficos fiquem ainda mais interessantes e divertidos, selecionamos alguns pontos turísticos brasileiros, que oferecem lindos cenários para que os seus cliques fiquem sensacionais e façam grande sucesso nas redes sociais.

Rio Grande do Sul

Gramado

Gramado Rio Grande do Sul

Gramado: Arquitetura europeia, minas e cânion

Perfeito para quem ama cidades históricas, cânions e um friozinho com ar europeu, o Rio Grande do Sul é o estado perfeito para se conhecer e tirar lindas fotos. Uma das suas cidades mais famosas e visitadas é Gramado.

Seja qual for a estação do ano, Gramado consegue surpreender com a sua riqueza natural repleta de flores na primavera e energia no verão. As casas de arquitetura europeia dão um charme a mais em suas ruas e vielas.

Paraná

Jardim Botânico

Jardim Botânico

Cidade rica em belezas naturais

Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba é um dos pontos turísticos mais conhecidos e belos do País. Inspirado nos jardins franceses, nele você encontrará logo na entrada um lindo tapete de flores. Em sua estufa feita de metal e vidro, encontram-se espécies botânicas da floresta Atlântica. Pesquisadores brasileiros e estrangeiros são atraídos para esse local durante o ano inteiro.

Cataratas do Iguaçu


Formada por 275 quedas d’água, as cataratas do Iguaçu estão localizadas entre o parque nacional do Iguaçu, no Paraná, e o Parque Nacional Iguazú, em Misiones, na Argentina. Considerada patrimônio da humanidade desde 1984, essa região é um dos sítios geológicos mais visitados no Brasil. Local perfeito para ótimas fotos.

São Paulo – SP

Cidade, Não dorme

São Paulo é rica e apaixonante

Rica em todos os sentidos, a cidade de São Paulo é um prato cheiro para quem gosta de tirar fotos com os mais variados cenários. O parque do Ibirapuera, com seu amplo espaço para prática de esportes, lazer, cultura e contemplação da natureza é uma ótima pedida quando o assunto é fotos de casais românticos.

Mas não é só ele. A praça do pôr do sol proporciona uma excelente panorâmica da região oeste da cidade. Também ponto de encontro dos casais, dos amantes da natureza e de uma bela fotografia.

Agora, se você prefere um lugar mais urbano, underground, uma ótima pedida é o Beco do Batman. Localizado na Vila Madalena, região mais boêmia da capital paulistana, esse beco é bastante famoso na cidade. Lá são expostos alguns dos mais criativos e coloridos grafites feitos nos muros das casas. Esse pedacinho de São Paulo recebeu tal nome graças a um grafite feito anos atrás, cujo desenho remetia ao super-herói dos quadrinhos da DC Comics, o Batman.

O local passou a ser conhecido no mundo inteiro, amantes do grafite de diversos continentes já visitaram o local. Celebridades, como os integrantes dos Rolling Stones, Ron Wood e Mick Jagger já deram uma passadinha por lá.

Minas Gerais

Bôemia, Hospitalidade

Um estado rico em minério, cultura e boa comida

Seja na capital Belo Horizonte, onde a vida boêmia é regada a muita hospitalidade, música de qualidade, bebida e comida de primeira, ou em regiões históricas e muito ligada à fé católica, como a cidade de Ouro Preto, uma coisa é certa: você vai captar excelentes imagens que marcarão essa viagem pelo resto da sua vida.

Um dos locais desse estado que vem ganhando cada vez mais visitantes é Inhotim. Conhecida desde 2006, quando passou a abrigar o maior centro de arte contemporânea da América Latina, Inhotim está localizada no distrito de Itaguá, no município de Brumadinho.

No local de 100 hectares, foi feito tratamento paisagístico, montados pavilhões e galerias de arte. Um jardim botânico com mais de 4000 espécies de plantas também pode ser visitada. A riqueza de cores e o ambiente de paz e contemplação da natureza presente nesse espaço são perfeitos para lindos registros.

Rio de Janeiro – RJ

Cidade Maravilhosa

A cidade mais visitada no Brasil

Sobre uma cidade que tem o Cristo Redentor de braços abertos e as curvas do Morro do Corcovado como cartão-postal não é preciso dizer muita coisa. Esses cenários garantem excelentes cliques a qualquer momento e em qualquer situação de iluminação.

Agora, se você deseja fotografar algo novo da cidade maravilhosa, construído em uma região revitalizada após o Rio de Janeiro ter sido escolhido como sede das Olímpiadas de 2016, recomendamos o belíssimo e moderno Museu do Amanhã.

Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e localizado ao lado da praça Mauá, no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015 e, desde então, passou a ser rota turística dos cariocas e turistas do mundo inteiro. A proposta desse espaço é ser um museu de artes e ciência. Alerta sobre as mudanças climáticas, degradação ambiental e colapso social fazem parte do seu propósito.

Mato Grosso do Sul

Bonito

Gruta Azul, Bonito

Paz e natureza em um lugar único no mundo

Polo do ecoturismo em nível mundial, o município de Bonito é conhecido pelos seus rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas, entre outros espaços naturais. A gruta do lago azul, por exemplo, é um dos pontos mais lindos dessa região. Para que o meio ambiente seja totalmente preservado, nesse local só é permitida a entrada de 305 pessoas por dia. Momento único e especial para captar lindas imagens.

Bahia

Salvador

Axé, Carnaval, Religiosidade

Cidade de todos os santos

O sorriso farto do seu povo, o sol presente por praticamente todos os meses do ano, a gastronomia única e uma cultura musical conhecida por diversas partes do planeta fazem de Salvador uma cidade perfeita para estar presente no seu roteiro de viagem e no cartão de memória da sua câmera.

O Farol da Barra, a Igreja do Bonfim, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, são alguns dos pontos turísticos de Salvador que valem muito a pena ser registrado. Outro local interessante é o Pelourinho. Presente em uma região considerada como centro histórico da cidade soteropolitana,  ele nada mais é que um conjunto arquitetônico colonial inspirado no barroco português.

Preservado pelo patrimônio histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Pelourinho é frequentemente visitado por turistas nacionais e estrangeiros. Esse espaço chegou a ser cenário para a filmagem de um dos clipes mais conhecidos do cantor pop norte-americano Michael Jackson. As cores de suas casas e igrejas centenárias são um atrativo a mais para ótimas fotos.

Amazonas

Rio Negro

Rio Negro, Solimões

Lindo encontro das águas na região Norte do Brasil

Maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, o rio Negro é também o mais extenso rio de água negra do planeta e o segundo em volume de água. O fenômeno conhecido como encontro das águas é algo que impressiona qualquer turista. No local, acontece a confluência da água preta do rio Negro e da água barrenta do rio Solimões. Sem se misturar por uma extensão com mais de 6 quilômetros, essa obra da natureza é uma das atrações turísticas da cidade de Manaus que não pode ficar de fora, as fotos captadas ali farão grande sucesso.

Escolheu o cenário para a suas próximas férias?

De Norte a Sul, do leste a oeste, seja durante a manhã, tarde ou à noite, as suas fotos ficarão fantásticas em alguns dos cenários mais lindos desse nosso país chamado Brasil.

Carregue a bateria, ajuste a lente, disponibilize bastante memória e transporte a sua Nikon com segurança. Você vai amar o resultado que ela consegue oferecer. Seja qual for o cenário escolhido, ele será registrado com máxima qualidade de imagem e riqueza de detalhes. Usufrua de todos os benefícios que ela pode proporcionar e  coloque a sua criatividade em ação.

Comentários

Populares